sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

As Leituras de 2020

Todo início de ano eu estou mega empolgada achando que vou cumprir maravilhas. Geralmente é um mês que eu leio bastante. E como nas férias eu aproveitei para destravar as leituras que estavam empacadas, acabo achando que consigo manter o mesmo ritmo no resto do ano. 
Mas geralmente não é assim. E 2020 foi um ano normal.
Apesar das Leituras parecerem aleatórias, nas 5 leituras que eu listo em próximas no balanço eu tenho: 1 leitura da pasta anteriores, 1 edição kindle, 1 leitura da meta que leio no computador, 1 livro meu e 1 leitura da meta antiga. A ideia é ler todo mês: 1 livros meu (que é o que está listado), 2 edições kindle (que geralmente não está listado porque eu preciso escolher na hora, muitos eu começo e troco até engatar numa leitura que eu possa listar), 1 livro que eu tenho no notebook (a prioridade de 2020 foi a série Pitt, as leituras das metas mais antigas e depois a pasta download) e leituras aleatórias que eu possa escolher entre os livros das listas de espera. E esta organização só funciona em janeiro. Depois disso fica a bagunça que eu conto em cada balanço. Desta vez consegui estender um pouco mais. Eu não me incomodo que seja assim. Todo início de ano eu tento fazer certo, mas só funciona nos primeiros meses mesmo. Um dia eu chego lá.
Não sei porque eu nunca expliquei isso aqui, mas quis fazer desta vez porque finalmente cheguei mais perto do meu planejamento.
Das séries que eu tinha listado em 5 para terminar consegui terminar com a série Pitt uma das mais antigas que eu havia largado para trás e ainda estava na lista de espera. Também terminei com algumas séries que estavam iniciadas e interrompidas a tempos: A Vida de Anna e Fallen. Das séries que iniciei e terminei em 2020 teve Firelight e só. De quebra, como a minha lista de leitura ainda tem muitas séries, também li um pouco de Irmandade da Adaga Negra e Deixados para Trás. 
Das leituras de metas antigas consegui terminar com O Menino Maluquinho. Não foi muito, mas pelo menos diminuí a lista.
Outra grande conquista, apesar de não ter listado como um projeto, consegui ler mais dois livros da Virgínia Woolf e agora falta só mais um para dar por concluídos todos os livros dela que eu pretendo ler.
Dos meus livros, continuo adiando retomar a saga dos Plantagenetas porque não tenho os últimos volumes. Mas os consegui um bom avanço nos livros comprados em 2011 e 2012 que ficaram para trás fazendo os sorteios de TBR. Alguns eu pretendia ler para dar continuidade a algumas séries. Uma das coisas que ficou faltando foi a Coleção de Livros da 2ª Guerra Mundial. Estes são ilustrados e eu pretendo ler em breve. No total foram 17 livros, sem contar os infantis. Mais de um por mês, mas eu pretendia que fossem mais. A maior parte destes livros sequer tenho mais.
Também destes li muitos livros infantis. Não são exatamente meus, mas alguns comprei ou cadastrei antes de minha filha aprender a ler. Ela tem muito mais livros do que os que eu tenho cadastrado, mas os que eu tenho cadastrado, já li a maioria. 
Da minha lista de Vou Ler mas Não Tenho estou perto de baixar de 100. Consegui alguns livros em trocas e também li mais alguns. 
Da pasta de Livro Anteriores, que eu não tive vontade de ler em 2019, continuei não lendo em 2020. 
Das minhas listas de Espera, depois de tantos anos, estou perto dos 250. E então chegou o momento de refazer e colocar todos os títulos em uma mesma lista. Eu tentei e desisti tantas vezes que não sabia se iria terminar. Não posso ter certeza, mas aparentemente todas as minhas listas estão numa só com cerca de 350 títulos listados. Era isso que eu tinha mais medo, a lista voltar a ser muito grande. Mas eu não queria continuar adiando este passo.
Com as trocas e doações, evitando comprar mais títulos para mim, consegui manter a minha estante abaixo de 500 livros (por muito pouco). Tenho muitos livros que gostaria de trocar, mas vão ficar comigo mais um pouco até ter a oportunidade. E tenho muitos livros infantis em casa não cadastrados.
Dos livros que eu tenho no kindle e no computador, ainda tenho muito mais coisa do que eu consigo ler em alguns anos. Mas, finalmente estou perto de apagar o aplicativo do celular antigo. Agora faltam 42 livros para terminar de ler (da meta bizarra...).
2020 foi um ano que eu baixei muita coisa, mas também li muito. Tenho feito um balanço mais completo com entradas e saídas e achei bem positivo. Agora tenho bastante expectativa de zerar algumas listas, pelo menos uma por ano nos próximos anos. E, quem sabe, aliviar as minhas metas para os próximos anos.

Para 2021, logo publico a nova versão das metas. Não deve mudar do que já venho fazendo, mas desta vez vou priorizar também as leituras dos livros que a minha filha já leu. Provavelmente vai parecer que eu li muito mais, mas o objetivo é diminuir a lista de vou ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.