A questão dos estoques e tentar ser minimalista eu contei na primeira entrada desta série. Desta vez quero falar sobre rotina saudável.
A convivência intensa da família em um ambiente restrito foi a causa de muitos pedidos de divórcio. A dificuldade de convivência também foram motivo para várias outras situações críticas e preocupantes das famílias durante a quarentena. Mas de tudo é possível tirar o melhor proveito.
Caracteristicamente sempre tivemos preferência por passar os fins de semana em casa, ou ficarmos muitos juntos. Deixar de visitar parentes, ir ou fazer festa, sair para compromissos sociais fez falta nas nossas vidas. Mas sabíamos aproveitar também momentos em casa, fazendo um bolo, assistindo um filme ou fazendo um piquenique.
Alguns anos atrás, abrimos mão de ter uma pessoa para auxiliar na limpeza e organização da casa. Então foi fácil a adaptação para realizar todas as tarefas sozinhos, mas ainda assim controlamos qualquer expectativa de receber algum serviço de instalação e manutenção que não pudesse ser realizado por nós mesmos. E por isso investimos em ferramentas e materiais.
E a outra grande coisa que passamos a fazer é cuidar mais do nosso ambiente de todo dia, a nossa casa. Organizar e redecorar foi a nossa forma de tornar o ambiente mais agradável. Permitiu ter espaço para trabalhar, para assistir aula, para brincar de patinete e tantas outras brincadeiras que antes parecia não ter espaço.
Também aprendemos a fazer os nossos brinquedos, ou as nossas brincadeiras. Algo que antes eram meros projetos que talvez não chegassem a ser colocados em prática, tivemos tempo de repensar e fazer. Mas olha, não fizemos nada substancial, apenas o que era possível para completar o que já tínhamos antes. E mesmo assim as crianças brincaram muito com os seus brinquedos sem enjoar e pudemos separar os brinquedos que não querem mais.
Por fim, a rotina de horários, inclusive de horários para brincar, para estudar, para tomar banho, para a televisão e para arrumar a bagunça já vinha sendo instituída e foi mais valorizada com esta quarentena.
Mas não se engane, mesmo tendo a obrigação de ficar mais tempo em casa, continuo com muitos projetos atrasados em casa. Continuo tendo muita bagunça e minha casa está longe de parecer o ambiente mais amigável de se estar. Temos alguns espaços de bagunça que simplesmente são evitados. Em algum momento pretendo terminar, estendendo a quarentena ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.