quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Resumo da Quinquagésima Segunda Semana 2020

E finalmente o ano acabou. Este ano foi agitado em vários aspectos, inclusive leituras. Eu vim atropelando a lista de prioridades para tentar finalizar algumas metas. Nisto não fui muito bem, mas já contei sobre isso antes. Nesta última semana que eu conto mais do que 7 dias, entre 23 e 31 de dezembro, terminei bastante coisa digna de nota. E principalmente li muito.

Turma da Mônica: Biblioteca de Boas Maneiras. Mais uma coleção de mini livros infantis que lemos muitas vezes e consegui parar para registrar em 23 de dezembro. Minha mais nova gosta de qualquer livro, não recusou nenhuma história que eu tenha levado para ela. E este ela aproveita para montar a imagem que tem no verso dos livrinhos, reconhece os personagens e comenta sobre as cenas apresentadas nas páginas e vai ouvindo sobre as palavrinhas mágicas. Mas isso nunca foi problema; por favor, obrigada e desculpa sempre foram utilizados em casa. Não é um dos meus preferidos, mas avaliei com 4 estrelas.

Do Outro Lado. Eu gosto muito dos livros da Mary del Priore, mas neste eu senti falta de uma estrutura que conectasse os aspectos que ela veio narrando. Aparentemente organizado na linha cronológica, mas faltou um pouco de conexão entre os assuntos. Fala sobre os movimentos de magnetismo, mesas girantes e espiritismo que chegaram ao Brasil e se expandiram, a conexão com os conceitos ciganos de vidência e os rituais espiritualistas do candomblé e da umbanda. O que eu percebi é que havia material para explorar de diferentes formas. Terminei de ler em 24 de dezembro e avaliei com 3 estrelas.

Os Románov. Não sei se foi uma boa escolha para eu começar com a leitura, mas por ser mais geral em toda a dinastia gostei bastante da leitura. E me ocupou muito mais tempo do que eu tinha intenção. Confesso que todo o contato que eu tive com a literatura russa foi Irmãos Karamázov. Então conheci muito da cultura pelo que pude absorver com esta leitura. Acredito que tenha outros livros com este mesmo título, de outros autores. Mas agora considero que esta foi apenas a primeira leitura e em breve vou procurar os outros. Terminei de ler em 30 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Educando a Realeza. Recebi gratuitamente o ebook pela editora, sem expectativa. Mas ainda assim, me decepcionei. A proposta é interessante, mas o livro é muito curto e não acrescenta, ou não me motiva a tentar ler mais sobre o assunto. E eu fiquei por isso mesmo. Li em 30 de dezembro e avaliei com 2 estrelas.

O Círculo Negro (The 39Clues #5). Mas uma das muitas séries que eu deixei parada por anos e estou tentando terminar. Até tenho os volumes que faltam, a leitura é rápida, mas sempre passou outras leituras na frente. E recentemente tenho priorizado leituras das séries mais longas. Enfim, os irmãos Cahill agora vão para a Rússia, circular pela história dos palácios que eu havia acabado de ler em Os Románov. E eles passam a contar com uma ajuda valiosa. Faltam muitas pistas, mas mostram ser ótimos estrategistas para lidar com o desafio desta disputa. Terminei de ler 31 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Chega a ser curioso a sensação de vazio de poder escolher qualquer coisa para ler agora que o ano acabou e estou com metas novas. Mas os desafios são muitos e não posso esperar muito para me dedicar. O que ficou para trás preciso voltar a perseguir. E são muitas as metas que em venho largando. Espero conseguir fazer as melhores escolhas e continuar lendo num bom ritmo em 2021. Atrasei muito estes resumos, mas pretendo colocar em dia em breve e não me afastar. Estou com muita coisa adiantada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.