terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Resumo da Quinquagésima Semana 2020

Depois do fiasco da semana passada, contava ter um melhor desempenho esta semana. E sim, usei dos recursos que tenho à minha disposição, leituras rápidas e livros infantis para me ajudar.

Os Miseráveis. Acredito que o primeiro terço do livro eu realmente amei. Já tinha lido sobre o espetáculo musical e apenas havia gravado o nome de um dos personagens principais: Jean Valjean. E gravei porque achei um nome inusitado. Não sei o quanto do musical é fidedigno ao livro e descobri que o livro foi escrito originalmente em versos (é isso mesmo?), mas li em prosa, traduzido para português. Oscilei a partir de então com os trechos que eu considero descartáveis e as partes realmente interessantes. Não sei o quanto recomendaria este livro, mas amei a oportunidade de ler este livro e acho que, de certa forma, mudou um pouco de mim. Terminei com algum sacrifício em 10 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Por Que o Brasil É um País Atrasado?. O que dizer sobre este livro? Difícil. Como sei da vida pública do "príncipe" brasileiro com deputado, gastei um tempo conferindo a genealogia dele, entrevistas, histórico acadêmico e processos tramitados no Congresso. E sim, como escritor, o livro tem boa apresentação, organizado, contextualizado e, na medida do possível, sem apelo político partidário. Mas existe uma forte tendência de definir como proposta a cópia de algo que existe. Para quem já está cansado com o que tem por aí, recomendo esta leitura para conhecer um pouco mais do que tem por aí. Terminei de ler em 15 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Não nego que gostaria de ter lido mais. Foi um grande alívio me libertar de Os Miseráveis. Ainda tenho outro tijolo pela frente: Os Romanov. mas espero sinceramente terminar com esta meta de leitura. Ainda que não termine nenhuma outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.