domingo, 31 de janeiro de 2021

30DiasdeTartaruga Dia 2

Com certeza eu tive mais tempo e tentei me dedicar mais em ler. Também diversifiquei as leituras que eu tinha em andamento e avancei em mais de uma. Mas para atingir aquelas marcas que eu me propus falta muito e já estou atrasada. Então, lidos até agora:

1. Cem Anos de Solidão 49 páginas 29/01

Leituras em andamento:

O Canto dos Pássaros 246/556 81 páginas
A Guerra das Mulheres 35%
Desterrado 52/263 34 páginas
A Ilha Pedida 29/74

Somando o que eu li dos livros no dia 2, foram 144 páginas. Ainda é pouco, mas muito melhor do que no primeiro dia. 

O que tem sido melhor: um livro por vez ou mais de um em momentos diferentes? Boa leitura! 

Resumo da Primeira Semana 2021

 Um pouco atrasado, mas não tanto como na maior parte de 2020. Lembrando que também tenho entradas para os #30diasdetartaruga, atualizando a lista e lendo bastante. Na primeira semana do ano, entre 1 e 7 de janeiro, não estava motivada a passar tempo lendo, tentei descansar um pouco para ter mais fôlego nas próximas semanas. Todas as leituras em andamento foram bem lentas.

Loli, a Patinha. Mais um livro infantil que eu cadastrei mas não lembrava quando tinha lido e aproveitei para registrar em 2021, numa das releituras. Este, como os outros livros com fantoche, são muito bons para crianças menores. E este fala de medo que é um assunto importante de conversar com as crianças desde sempre. Lemos dia 02 de janeiro e avaliei com 5 estrelas.

Uma Noite no Chateau Marmont. Este livro, da mesma autora de O Diabo Veste Prada estava na minha lista de leitura faz tempo, e na lista do kindle. Então escolhi para ler neste momento de nada na fila com prioridade. E é um pouco diferente do que eu esperava. Não cheguei a me apegar a ponto de querer reler, mas foi uma leitura ok. A mocinha é casada com um artista, que passa a ser reconhecido e fazer parte das colunas de fofocas. Mas ela é só uma nutricionista. O problema é que o cara não parece ser tão apegado a ela como ela a ele. E fica a grande dúvida se é ela quem deve ceder. Terminei de ler em 03 de janeiro e avaliei com 4 estrelas.

Kafka e a Boneca Viajante. É outro livro que estava na minha lista de leitura faz uns 5 anos, mas que é bem curtinho. Já havia tentado ler umas 3 vezes, mas finalmente deu certo de ler do começo ao fim em 2 dias. É mais uma ficção baseada em fatos reais. E o curioso é que Kafka não teve filhos, tinha ideias extraordinárias sobre educação e aparentemente se vê envolvido com a felicidade de uma criança. Terminei de ler em 06 de janeiro e avaliei com 4 estrelas.

Não foram muitas leituras, mas estou com outras duas em andamento bem interessantes. Retomei a leitura de O Poderoso Chefão e peguei um livro de ensaios e estou gostando muito do autor. E era um livro de uma das minhas listas de leitura. Ótima oportunidade para explorar um pouco mais do que tem no mundo dos livros.

sábado, 30 de janeiro de 2021

30DiasdeTartaruga Dia 1

 O primeiro dia foi um dia difícil. A minha prioridade foi terminar uma leitura que vinha se estendendo e já estava me incomodando. Por conta disso não consegui focar e acabei não tendo tempo de mais nada. Então, lidos até agora:

1. Cem Anos de Solidão 49 páginas 29/01

Leituras em andamento:

O Canto dos Pássaros 165/556
A Guerra das Mulheres 35%
Desterrado 18/263

E segue uma grande lista de leituras que eu pretendo fazer nestes 30 dias. 
E vocês, como estão? Boa leitura!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

30DiasdeTartaruga Dia 0

 Descobri que boa parte do que eu listei na abertura pode estar desatualizado, então apenas para registro, vou listar tudo o que eu estou lendo e em que página estou.

Cem Anos de Solidão 184/233
Desterrado 18/263
A Guerra das Mulheres 35%
O Canto dos Pássaros 165/560

Sim, são muitos livros, geralmente eu tenho apenas dois em andamento, mas eu não consegui. Acreditei que teria terminado dois deles antes do desafio começar e não consegui.

Meu desafio para o primeiro dia será terminar Cem Anos de Solidão, mas provavelmente lerei um pouco de um dos outros. O bom de começar o desafio na sexta é que animo ler no fim de semana e tenho um bom avanço.

Boa Sorte para todos. Amanhã venho contar como estou indo.

O que Eu Aprendi com a Quarentena 2

 A questão dos estoques e tentar ser minimalista eu contei na primeira entrada desta série. Desta vez quero falar sobre rotina saudável.

A convivência intensa da família em um ambiente restrito foi a causa de muitos pedidos de divórcio. A dificuldade de convivência também foram motivo para várias outras situações críticas e preocupantes das famílias durante a quarentena. Mas de tudo é possível tirar o melhor proveito. 

Caracteristicamente sempre tivemos preferência por passar os fins de semana em casa, ou ficarmos muitos juntos. Deixar de visitar parentes, ir ou fazer festa, sair para compromissos sociais fez falta nas nossas vidas. Mas sabíamos aproveitar também momentos em casa, fazendo um bolo, assistindo um filme ou fazendo um piquenique. 

Alguns anos atrás, abrimos mão de ter uma pessoa para auxiliar na limpeza e organização da casa. Então foi fácil a adaptação para realizar todas as tarefas sozinhos, mas ainda assim controlamos qualquer expectativa de receber algum serviço de instalação e manutenção que não pudesse ser realizado por nós mesmos. E por isso investimos em ferramentas e materiais.

E a outra grande coisa que passamos a fazer é cuidar mais do nosso ambiente de todo dia, a nossa casa. Organizar e redecorar foi a nossa forma de tornar o ambiente mais agradável. Permitiu ter espaço para trabalhar, para assistir aula, para brincar de patinete e tantas outras brincadeiras que antes parecia não ter espaço. 

Também aprendemos a fazer os nossos brinquedos, ou as nossas brincadeiras. Algo que antes eram meros projetos que talvez não chegassem a ser colocados em prática, tivemos tempo de repensar e fazer. Mas olha, não fizemos nada substancial, apenas o que era possível para completar o que já tínhamos antes. E mesmo assim as crianças brincaram muito com os seus brinquedos sem enjoar e pudemos separar os brinquedos que não querem mais.

Por fim, a rotina de horários, inclusive de horários para brincar, para estudar, para tomar banho, para a televisão e para arrumar a bagunça já vinha sendo instituída e foi mais valorizada com esta quarentena.

Mas não se engane, mesmo tendo a obrigação de ficar mais tempo em casa, continuo com muitos projetos atrasados em casa. Continuo tendo muita bagunça e minha casa está longe de parecer o ambiente mais amigável de se estar. Temos alguns espaços de bagunça que simplesmente são evitados. Em algum momento pretendo terminar, estendendo a quarentena ou não.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Resumo da Quinquagésima Segunda Semana 2020

E finalmente o ano acabou. Este ano foi agitado em vários aspectos, inclusive leituras. Eu vim atropelando a lista de prioridades para tentar finalizar algumas metas. Nisto não fui muito bem, mas já contei sobre isso antes. Nesta última semana que eu conto mais do que 7 dias, entre 23 e 31 de dezembro, terminei bastante coisa digna de nota. E principalmente li muito.

Turma da Mônica: Biblioteca de Boas Maneiras. Mais uma coleção de mini livros infantis que lemos muitas vezes e consegui parar para registrar em 23 de dezembro. Minha mais nova gosta de qualquer livro, não recusou nenhuma história que eu tenha levado para ela. E este ela aproveita para montar a imagem que tem no verso dos livrinhos, reconhece os personagens e comenta sobre as cenas apresentadas nas páginas e vai ouvindo sobre as palavrinhas mágicas. Mas isso nunca foi problema; por favor, obrigada e desculpa sempre foram utilizados em casa. Não é um dos meus preferidos, mas avaliei com 4 estrelas.

Do Outro Lado. Eu gosto muito dos livros da Mary del Priore, mas neste eu senti falta de uma estrutura que conectasse os aspectos que ela veio narrando. Aparentemente organizado na linha cronológica, mas faltou um pouco de conexão entre os assuntos. Fala sobre os movimentos de magnetismo, mesas girantes e espiritismo que chegaram ao Brasil e se expandiram, a conexão com os conceitos ciganos de vidência e os rituais espiritualistas do candomblé e da umbanda. O que eu percebi é que havia material para explorar de diferentes formas. Terminei de ler em 24 de dezembro e avaliei com 3 estrelas.

Os Románov. Não sei se foi uma boa escolha para eu começar com a leitura, mas por ser mais geral em toda a dinastia gostei bastante da leitura. E me ocupou muito mais tempo do que eu tinha intenção. Confesso que todo o contato que eu tive com a literatura russa foi Irmãos Karamázov. Então conheci muito da cultura pelo que pude absorver com esta leitura. Acredito que tenha outros livros com este mesmo título, de outros autores. Mas agora considero que esta foi apenas a primeira leitura e em breve vou procurar os outros. Terminei de ler em 30 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Educando a Realeza. Recebi gratuitamente o ebook pela editora, sem expectativa. Mas ainda assim, me decepcionei. A proposta é interessante, mas o livro é muito curto e não acrescenta, ou não me motiva a tentar ler mais sobre o assunto. E eu fiquei por isso mesmo. Li em 30 de dezembro e avaliei com 2 estrelas.

O Círculo Negro (The 39Clues #5). Mas uma das muitas séries que eu deixei parada por anos e estou tentando terminar. Até tenho os volumes que faltam, a leitura é rápida, mas sempre passou outras leituras na frente. E recentemente tenho priorizado leituras das séries mais longas. Enfim, os irmãos Cahill agora vão para a Rússia, circular pela história dos palácios que eu havia acabado de ler em Os Románov. E eles passam a contar com uma ajuda valiosa. Faltam muitas pistas, mas mostram ser ótimos estrategistas para lidar com o desafio desta disputa. Terminei de ler 31 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Chega a ser curioso a sensação de vazio de poder escolher qualquer coisa para ler agora que o ano acabou e estou com metas novas. Mas os desafios são muitos e não posso esperar muito para me dedicar. O que ficou para trás preciso voltar a perseguir. E são muitas as metas que em venho largando. Espero conseguir fazer as melhores escolhas e continuar lendo num bom ritmo em 2021. Atrasei muito estes resumos, mas pretendo colocar em dia em breve e não me afastar. Estou com muita coisa adiantada.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Material da Vez 2020

Espero estar fazendo escolhas sensatas e com isso, aproveitar os materiais que eu tenho em casa. Se eu conseguir colocar em uso e descartar o que não for possível, já estarei diminuindo tudo o que eu tenho em casa. Ano passado eu estava com muita coisa perto de terminar no estojo. Mas além de perto de terminar, eram produtos pequenos que durariam pouco mesmo. O outro problema era a quantidade de produtos que eu estava carregando. Neste aspecto, houve bons avanços em 2019 e pretendia continuar desta forma em 2020.


Meio que repetindo a última foto de 2019, ainda estou com os mesmos materiais. O mesmo lápis de quase 10 anos. Diminui de pouco a pouco, talvez este seja o último ano dele, mas não me parece que eu consiga acabar.
A borracha, com os usos que vim fazendo, está começando a diminuir. E para não ser tão ansiosa, vou esperar alguns meses para mostrar a próxima.
A caneta que eu usei é esta preta de propaganda de hotel. Estava quase na metade no começo do ano, então esperava usar praticamente o ano todo.
E a caneta colorida que pretendia finalmente terminar é a vermelha desta caneta de 4 cores. Realmente usei muito e finalmente está perto de terminar.
Como comentei no fim de 2019, a agenda que eu vinha usando está mesmo acabando, está com 42 páginas, boa parte delas preenchidas. Este ano deve ser seu último. Por isso já venho carregando outra comigo. Espero conseguir aproveitar bem e descartar o que sobrar no fim do ano.



Não tirei fotos mês a mês dos materiais então meio que eu vou resumir o ano com as fotos do fim do ano. 
Seguindo em sentido horário, começando pelo canto superior esquerdo, o lápis cinza continua na mesma, apesar de eu ter apontado umas duas vezes, eu acho diferente, mas não parece muito. No fim, passei a usar outro lápis que está no estojo, este maior, branco. Mas também tenho no estojo estes dois lápis menores, um já estava no estojo, mas o outro, que eu tenho usado bastante, veio em troca da borracha.
A lendária caneta vermelha que vinha carregando há muitos anos usei falhando por alguns meses, cheguei a fotografar para descartar e ainda continuei conseguindo usar. Até que ela terminou em maio. Por conta disso, mostro as canetas coloridas que eu tenho no estojo. A que eu mais tenho usado é a roxa. As outras 3 são canetas em gel que já não estão funcionando direito. A prata eu usei quase até o fim em 2019 e tinha esperança de fazer funcionar para terminar. As outras duas, eu não estou muito animada de tentar fazer funcionar, mas estão por aqui.
A caneta que eu mais usei foi a preta de cortesia de hotel, que está quase acabando. Ainda tentei colocar em uso algumas canetas azuis que tenho, mas não consegui fazer funcionar. Estou adiando a decisão de descartar. Ainda tinha uma caneta azul no estojo que terminou. Esta laranja na verdade é uma caneta azul que eu estou usando quando não posso usar a preta. E as outras canetas já não funcionam tão bem mas eu tenho esperança de usar até acabar depois da preta.  
A borracha provavelmente parece um pouco menor, mais do que é possível perceber no lápis, mas eu não usei muito mais. Precisei descartar a capinha de papel que foi rasgada e já não está no meu estojo. O que aconteceu foi que recebi um pedido para trocar de borracha, então não tenho os mesmos materiais em uso neste fim de ano, mas não terminei os materiais que estavam usando. Mas as duas borrachas novas que recebi estão bem pequenas e pretendo terminar em 2021.
Por fim, as agendas que eu vinha usando, estou satisfeita com as pouco mais de 20 páginas que descartei entre as duas. A maior parte foram informações velhas que precisavam ser descartadas e uma pequena parte foram atualizações de listas. Continuo carregando duas, mas com uma delas muito perto de terminar.

sábado, 23 de janeiro de 2021

Resumo da Quinquagésima Primeira Semana 2020

É ruim ter que justificar o atraso dos resumos de 2020 que tem atrasado os resumos de de 2021. Que no próximo mês eu seja capaz de colocar em dia os resumos de 2021. Na semana de 16 a 22 de dezembro consegui ler muita coisa por conta das minhas férias. Mas também peguei leituras mais fáceis.

A Abelhinha. Este é um livro que eu não compraria. Traz o mesmo contexto de outro livro que já resumi este ano, O Pinguim, e por isso já não era novidade. Mas foi um livro recebido pelo Leiturinha que passou batido quando chegou mas que neste mês chamou atenção e foi lido muitas e muitas vezes. Lemos no dia 16 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Rainha de Copas. Este é outra releitura baseado na história d'A Alice no País das Maravilhas. Minha expectativa estava bem baixa. Por tudo o que se espera, não tem como a personalidade da Rainha de Copas ser agradável, mesmo que de uma forma meio Malévola de contar a história, ela é uma vilã. E surpreendentemente fiquei com vontade de ler a continuação. Não sou muito ligada nos lançamentos da editora, compra dos direitos e etc, mas se aparecesse para mim a continuação, eu gostaria de ler. Terminei de ler em 16 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Pegasus e a Batalha pelo Olimpo. É o segundo livro de Kate O'Hearn. Li mais porque já tinha lido o primeiro, ainda que seja infanto-juvenil, gostei da leitura, mais do que o primeiro. Mas não é algo que faça questão de ler. Lembra um pouco O Ladrão de Raios, mas desta vez é uma menina. Terminei de ler em 18 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Pousada de Inverno. É outra continuação da coleção da Susan Wiggs, Diários do Lago. Não precisam ser lidos na ordem mas os casais são da mesma localidade com alguma cronologia que pode soar como spoiler dos demais livros quando lido fora de ordem. Mas os casais são óbvios desde o começo o que vale é o aprofundamento dos sentimentos de cada casal no decorrer do romance. Não é nada excepcional, mas está muito longe de ser decepcionante. Gostei da leitura o suficiente para avaliar com 4 estrelas. A coleção é bem grande, cerca de 7 livros. Não estou certa que vou ler os demais, mas se tiver acesso tentarei terminar de ler. Este volume eu li em 18 de dezembro.

O Conto da Ilha Desconhecida. Esta obra curta de Saramago nem por isso é tola. É diferente de outras que eu li como Ensaio sobre a Cegueira, mas é um conto mesmo. Leitura rápida, mostra bem como costuma funcionar a cabeça das pessoas e como abala a convicção quando aparece alguém que pensa diferente. Mas de uma forma boa. Li em 19 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

A Pequena Sereia. São muitos os livros, com a mesma história. Esta versão da Parragon tem miniaturas para a criança encenar a história enquanto lê. Não é a minha versão preferida, mas gosto do fato de ter miniaturas. É a versão do filme da Disney. Li em 21 de dezembro e avaliei com 5 estrelas.

Então foram todas estas leituras. A maioria de arquivos que estavam na pasta download e alguns são continuações de séries que eu li algo, alguma vez e deixei para lá. E enfim comecei a ler Románov que pretendo terminar até o fim do mês. Como estou de férias e a média de páginas por dia para as páginas que restam são bem menores do que quando estava lendo Os Miseráveis, estou bem animada em terminar. E tirei o atraso das leituras que estavam empacadas nas últimas semanas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

30 Dias de Leitura - Vamos de novo?

 Eu fiz este desafio em 2017 e gostei muito. Preciso fazer no começo do ano que é quando estou com mais energia para me desafiar. Depois disso vou ficando cansada e desanimada, já não tenho o mesmo pique. O período que eu fiz também foi muito bom, optei pelo mês de fevereiro. Como este é um período que eu geralmente consigo cumprir metas mas não consigo ler muito, vai ser muito bom.

Explicando melhor o desafio, pretendo ler todos os dias uma quantidade mínima de páginas para tentar chegar em 20 livros e 5000 páginas. Normalmente, consigo passar dos 10 livros e das 3000 páginas, mas não chego neste valor absurdo. E o desafio é este: ler todos os dias e atingir no final do período um valor superior a 10 livros e a 3000 páginas. 

Eu não "leio" audiobooks nem graphic novels. O que geralmente bagunça a minha lista de leitura são os quadrinhos e livros infantis eventuais, mas estes eu geralmente não conto. Mas entre as leituras leio muitos livros digitais e livros técnicos de estudo. Vou tentar fazer entradas curtas diárias durante os 30 dias.

Agora o que mais interessa, a minha lista de promessas. Nem sempre consigo seguir uma lista por 30 dias, por isso busquei as leituras que estão há mais tempo com as que eu venho realizando. Lembrando que nos livros em itálico a leitura já foi iniciada e as páginas listadas correspondem a páginas faltantes.

1. Cem Anos de Solidão
2. A Ilha Perdida
3. A Hospedeira
4. O Mistério do Cinco Estrelas
5. O Último Chefão
6. Desterrado
7. Da Magia à Sedução
8. Manual para Românticas Incorrigíveis
9. A Claridade Lá Fora
10. Perjuro
11. A Marca
12. Profanação
13. Remanescente
14. Armagedom
15. Glorioso Aparecimento
16. Nas Profundezas
17. Rumo à Consciência Cósmica
18. O Ninho de Cobras
19. O Código do Imperador
20. Alerta de Tempestade

É provável que eu mude muita coisa, mas muitas destas leituras eu pretendo terminar o quanto antes. Calculei o aproximado das páginas e provavelmente vou precisar completar com alguns contos no kindle.

Então, para terminar. Estou lançando o desafio hoje para mais gente ter tempo de se programar para fazer o desafio comigo. As leituras a serem contabilizadas são as que ocorrerem entre o dia 29 de janeiro e 28 de fevereiro. E olha que tem o carnaval no final deste período.

Quem quiser participar e marcar @velocidadedetartaruga me deixa um comentário que no final do desafio gostaria de fazer um sorteio. Cada publicação (que eu for notificada) corresponde a um número do sorteio. Só vale para residentes no Brasil. O prêmio será um livro a ser escolhido numa seleção que eu vou disponibilizar. Boa sorte a todos!

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Resumo da Quinquagésima Semana 2020

Depois do fiasco da semana passada, contava ter um melhor desempenho esta semana. E sim, usei dos recursos que tenho à minha disposição, leituras rápidas e livros infantis para me ajudar.

Os Miseráveis. Acredito que o primeiro terço do livro eu realmente amei. Já tinha lido sobre o espetáculo musical e apenas havia gravado o nome de um dos personagens principais: Jean Valjean. E gravei porque achei um nome inusitado. Não sei o quanto do musical é fidedigno ao livro e descobri que o livro foi escrito originalmente em versos (é isso mesmo?), mas li em prosa, traduzido para português. Oscilei a partir de então com os trechos que eu considero descartáveis e as partes realmente interessantes. Não sei o quanto recomendaria este livro, mas amei a oportunidade de ler este livro e acho que, de certa forma, mudou um pouco de mim. Terminei com algum sacrifício em 10 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Por Que o Brasil É um País Atrasado?. O que dizer sobre este livro? Difícil. Como sei da vida pública do "príncipe" brasileiro com deputado, gastei um tempo conferindo a genealogia dele, entrevistas, histórico acadêmico e processos tramitados no Congresso. E sim, como escritor, o livro tem boa apresentação, organizado, contextualizado e, na medida do possível, sem apelo político partidário. Mas existe uma forte tendência de definir como proposta a cópia de algo que existe. Para quem já está cansado com o que tem por aí, recomendo esta leitura para conhecer um pouco mais do que tem por aí. Terminei de ler em 15 de dezembro e avaliei com 4 estrelas.

Não nego que gostaria de ter lido mais. Foi um grande alívio me libertar de Os Miseráveis. Ainda tenho outro tijolo pela frente: Os Romanov. mas espero sinceramente terminar com esta meta de leitura. Ainda que não termine nenhuma outra.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Terminados em Dezembro... e em 2020

Apesar de tudo o que foi 2020, considero que foi um ano bom. Não foi um ano que terminei muita coisa, mas terminei coisas importantes. Voltei a comprar sem precisar, mas não exagerei tanto assim. E neste mês foi quando pude ver melhor o resultado do meu esforço com o que eu terminei.

Produtos Terminados:




Já esperava terminar bastante, tinha muita coisa no finzinho. Terminei com o creme facial da meta de 2019. Este era um refil que usei no frasco do creme de nata do ano anterior. Ainda não estou certa se descarto o frasco ou se guardo para usar com um refil que eu nem sei se vou comprar algum dia.
Então voltei a me dedicar nas miniaturas da meta de 2020. Terminei esta que é um protetor facial e estou usando um com cor, o que tem sido um desafio para mim. 
Antes de abrir o shampoo que é um pote muito grande estou usando as miniaturas que apareceram em casa. Devo ter umas 4, mas este mês terminei uma e usei mais outra.
Como já esperava, terminei o gloss da Natura que estava na meta de 2018. Demorei muito, mas usei tanto quanto foi possível e agora vou descartar a sujeirinha que sobrou. Veja que até marquei no primeiro dia dos últimos meses para ver o quanto que eu estava usando, mas depois que o delineador acabou e ficou só o finzinho ficou bem difícil usar. Até tirei a trava para raspar melhor as laterais do pote, mas ele já não está escorrendo tão bem. Estou usando outro gloss, mas este, da meta de 2019, deve durar um ano inteiro, não importa o que eu faça.
Outro produto que eu terminei e nem tenho o que mostrar é o sabonete. Desta vez era o da meta de 2020 que tive a sorte de já ter terminado um ano passado. O da meta 2019 ainda não terminei, mas estou começando com os da meta 2021 e depois volto para o de 2019. Sim, ainda tenho muitos sabonetes.

Andamento das Metas:

Comecei a reorganizar o gabinete do banheiro e estou tentando juntar produtos semelhantes. Não contei ainda, mas fiquei bem animada com o que eu terminei. Ainda que eu não tenha reduzido a menos de 100, estou perto o suficiente disso e logo posso vir informar. Esta meta eu devo manter para 2021. Faltou um pouco de esforço para a cumprir.
Já contei que terminei o gloss da meta de 2018. Tinha esperança de conseguir usar rápido o gloss da Victoria Secret's, mas percebi que vou demorar. Também venho usando o protetor labial e estou bem otimista com o avanço. Não sei como vai ser em 2021, mas pelo menos um protetor labial eu pretendo terminar. Tenho pelo menos mais dois.
Apesar de não cumprir a meta do creme para o rosto, avancei bastante nos produtos que eu tenho em casa. Se eu terminar as miniaturas terei apenas mais um guardado em casa. Vou tentar em 2021 ter apenas o produto para o rosto que estou usando, sem reserva. E quando possível, quero partir para produtos diferentes.
Não fui muito bem no uso do gel de cabelo. Não sei se mantenho uma meta para acabar com uma categoria, mas vou continuar trabalhando para acabar com os produtos que tenho em casa e estavam nesta meta antes.
Depois de meses pintando as unhas a cada 15 dias, fiquei 2 meses sem pintar nenhuma vez. Eu já havia comentado de refazer esta meta, mas tenho expectativa de terminar mais de um em 2021.
Estou conseguindo usar o perfume rosa grande todos os dias, mas é um pote bem grande que usei muito pouco. Mesmo que eu continue desta forma, não consigo terminar em 2021. Também estou fazendo marcações mensais, então vai ficar bem evidente quando acabar.
Sobre os 5 produtos listados para terminar, terminei com o sabonete de 2020, mas não o de 2019, que vai ficar para 2021. O desodorante não sei quanto demora para terminar, mas continuo usando todos os dias. O lápis de olho estou usando, mas não o suficiente para apontar muitas vezes. 
Dos produtos listados em anos anteriores, ainda tenho usado a base, diariamente. Não tenho grande expectativa em terminar outros itens de anos anteriores, mas vou dar um jeito de priorizar estes itens em 2021. De uma forma geral, estou tendo bons avanços.

Produtos Novos:

Não riam. Comprei de natal uma massageador facial. Fiquei meses procurando um produto que seja massageador mas que não seja elétrico, mas os que encontrei eram para limpeza de pincéis. Já estava quase considerando comprar este para limpeza dos pincéis para fazer limpeza de pele. Este meio que apareceu na fila do caixa enquanto esperava para pagar por outros produtos. Ainda não usei, mas estou gostando da proposta. Por sorte não ganhei outros produtos. Tenho alguns itens listados para reposição, mas nada tão urgente.
Fiquei bem feliz com o que eu consegui terminar. Só que fiquei com bem pouca coisa perto de terminar no próximo mês. Se eu me manter forte, começo devagar e termino um pouco cada mês. Quero fazer uma meta um pouco diferente no próximo ano, assim como o balanço. Mas o que eu pretendo mudar mais é a forma de organizar os produtos e o meu inventário. Grandes expectativas para 2021.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Resumo da Quadragésima Nona Semana 2020

Dezembro está passando voando. Sim, estou lendo bastante, mas não no ritmo que gostaria. Peguei para ler Os Miseráveis e pretendia terminar em Novembro. Não consegui. E nem na semana de 2 a 8 de dezembro. E sim, apesar de normalmente fazer outras leituras ao mesmo tempo, desta vez não tive nenhum avanço significativo que permita terminar alguma coisa. Sempre faço muitas leituras de livros infantis para as crianças. Mas neste período, não li nada de diferente do que eu já registrei em outro resumo. 

Então é isso. Depois de 48 semanas, chego a uma semana que não consegui terminar nada. Mas não passei um dia sequer sem ler pelo menos alguns minutos, seja de um livro ou de outro, mas principalmente Os Miseráveis. E entrego um resumo vazio e sem conteúdo. Cheguei tão perto do fim do ano para falhar, é uma pena que não tenha conseguido concluir. Mas 2021 está aí para eu tentar fazer melhor. 

Boas Leituras na próxima semana!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Finalizando a Faxina de 2020 e o que vem por aí

Agora estou no momento de finalizar. A faxina dos banheiros estou dando por encerrada que já não tenho muito o que fazer. Mas as demais partes da casa ainda requerem algum cuidado. Espero com isso ter mais tempo para dar atenção a elas e buscar novos desafios.

Bancada da Cozinha: 
Com o período de festas, colocamos em uso alguns itens que ficam guardados para ocasiões especiais. Tipo copos, canecas e pratos temáticos. Esses são itens que eu não costumo comprar, mas às vezes ganho. Todos sobreviveram e voltaram para o armário.
Por outro lado, usamos o molho de mostarda. Senti falta de comprar produtos sazonais para usar no café da manhã do dia 25 de dezembro.

Mesa da Sala:
Estou muito longe de avançar nos livros, mas continuo tentando reduzir a lista de leitura e a pilha de papéis na mesa. Consegui guardar alguns materiais que as meninas ganharam no fim de ano e terminamos alguns livrinhos que estavam esquecidos. 
Ainda estamos com muitas atividades que requerem alguns materiais e pudemos separar alguns que não funcionavam mais. As meninas usaram muita canetinha e ainda terminaram alguns livrinhos. Reorganizamos a estante e tiramos alguns livros. E outra rodada de apontar os lápis.
E finalmente estou voltando a mexer nas revistas que quero tirar de casa.

Banheiros:
Finalmente terminei uma quantidade maior de produtos em dezembro, alguns produtos que duraram muito tempo. E com isso, estou reorganizando o gabinete para dar o setor por finalizado. Ainda tenho muitos itens duplicados, mas agora parecem estar em melhor controle. Espero não demorar muito para trazer o inventário. Estou otimista.

Escritório:
Acho que no escritório parece mais que eu voltei para trás. Tirei muita roupa que não estava sendo usada e enchi sacolas que eu não tenho para onde enviar. Voltei a costurar algumas peças que precisavam de pequenos ajustes e consegui esvaziar duas sacolas.
E não consegui mexer muito nos materiais do armário e finalizar alguns projetos que estavam parados.

Pensando em tudo o que foi este ano, estou satisfeita de ter reduzido os meus esforços em apenas 3 frentes. Antes eram 6. Preciso reduzir ainda mais, preciso finalizar a minha faxina, mesmo que ela apenas mude de nome. Mas eu ainda não sei como vou fazer. Só sei que não pretendo parar.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Resumo da Quadragésima Oitava Semana 2020

 E não é que o ritmo continua lento. Eu coloquei como meta ler 100 páginas por dia, mas não estou conseguindo nem chegar perto. Com isso, repensei algumas leituras para conseguir terminar mais coisas no fim do mês de novembro e novamente venho com os livros infantis de 25 de novembro a 1 de dezembro.

A Lagarta Trituradora. Apesar de não estar comprando mais livros infantis, ainda tenho muitos em casa para serem relidos que eu ainda não registrei. A Lagarta Trituradora é um livro Pop-up sobre uma lagarta que gostaria de voar, mas só o que consegue fazer é comer. Acho que dá para imaginar como termina. Eu não gosto muito de livros pop-up porque as crianças menores destroem na primeira leitura, mas este está resistindo. Lemos em 26 de novembro e avaliei com 5 estrelas.

Ana e o Mundo do Avesso. Este foi um livro que a mais velha teve que ler para a escola, trata do respeito pelas diferenças. Mas a autora camufla na história que a Ana se sente deixada de lado por conta do irmãozinho que nasceu. O tema e a abordagem escolhidas são bem importantes, mas é um material mal detalhado. Ao invés de deixar as pontas soltas para o educador explorar, o autor espalha as pontas e só uma ele resolve abordar sob um ponto de vista. A arte gráfica do ilustrador é muito boa e sustenta a maior parte da história. Cabe releituras. Li em 26 de novembro e avaliei com 2 estrelas.

O Homem Mais Inteligente da História. É um dos livros do Augusto Cury que esteve disponível gratuitamente para kindle no começo da quarentena e eu havia separado para ler. Este livro é uma obra ficcional e, por conta disso, não é tão bom romance como os livros não ficção do autor. Eu também me frustrei porque é o primeiro volume de uma série e eu não tenho os demais, gostaria que estivesse sinalizado no cadastro do livro para eu não ficar na expectativa de um final que eu não tive. Estou muito curiosa com o destino do Lucas, não o médico, mas o filho de Marco Polo. E espero conseguir ler um pouco mais sobre a história do médico Dr. Lucas, que escreveu um dos evangelhos. Terminei de ler em 29 de novembro e avaliei com 3 estrelas.

Desempenho não muito excepcional, mas pelo menos terminei um pouco de coisas que estavam em andamento. Agora tentar me concentrar em terminar o livro da vez para cumprir as metas que me restam em dezembro. Foi um ano de leituras interessantes. Principalmente estas que fui deixando para o final. Gostaria de ter tempo de apreciar melhor, mas talvez seja o caso de separar para uma releitura futura.

sábado, 9 de janeiro de 2021

As Metas de Dezembro e as Metas de 2020

Meu foco passou a ser terminar alguma meta para repensar a minha maneira de colocar as metas. Por conta disso, este balanço vai ser mais um balanço anual do que mensal. Das 14 metas listadas, terminei com 4, sendo que nem todas são repetitivas. Estou atualizando a lista aos poucos. As metas longas estão perto de poder terminar.

Organização
Não havia tempo hábil para acabar com a organização das roupas, mas a meta principal era tirar todas as sacolas do chão. Só que eu revisei todo o guarda-roupa das meninas e tirei muitas e muitas roupas que não cabem mais. E já estou com pilhas e sacolas descontroladamente pelo quarto.
Outra meta de organização são os materiais de escritório e artesanato. Consegui gastar uma boa quantidade de papéis de presentes, sacolas, cartões e afins. E então deixei um pouco mais em ordem o que eu tenho. Já os materiais, não tenho comprado muita coisa, mas ainda tenho muitos itens guardados sem uso. Felizmente descartamos duas canetinhas, uma caneta marcador permanente. Em 2021, quero terminar todos os projetos que estão parados e encontrar novas propostas para as organizações que eu não sei o que fazer. Uma das opções que eu gostaria de atuar seria com os álbuns de fotos.

Leituras
Aqui pretendia terminar com as revistas, as resenhas e diminuir a fila de leitura no kindle para aposentar o outro celular. Não me dediquei o suficiente, mas separei uma revista para a pilha de leitura, que ainda não avançou e li uma edição no kindle. 
Em 2021, pelo menos as revistas quero terminar, o que não deve ser tão difícil com o que sobrou.

Produtos
Dos meus produtos de beleza, consegui terminar com alguns produtos que estavam bem enroscados. Esperava terminar com o higiapele, mas ficou com um uso restante. Ao longo do ano, foram pelo menos mais 3 produtos que estavam no quase faz muito tempo, em listas de produtos para terminar de anos anteriores. Felizmente já não tenho muita coisa para listar que já não esteja na minha meta de beleza.
Dos produtos de cozinha, também consegui terminar com alguns que estavam parados há muito tempo, mas sempre volto a encontrar outros. Terminei com um dos chocolates em barra em dezembro. E continuo com uma lista, principalmente com temperos que pretendo terminar no ano que vem. E a lista continua para 2021.

Receitas
Neste fim de ano, investimos em experimentar receitas de risotos. Com isso, foram vários os ingredientes novos que testamos e aumentou a chance de ter produtos esquecidos. Também tivemos que improvisar com as ceias de natal e ano novo que não costumávamos passar em casa. Mas de uma forma geral, consultei parte das minhas receitas. O que preciso voltar a fazer é anotar o que deu certo e o que não e descartar as receitas que eu sei que não funcionam.

Outros
De todas as tarefas bizarras que eu venho listando, a única que eu tentei avançar foram as apostilas. E consegui tirar mais uma em dezembro, mas não está bom o suficiente para terminar em 2021.
Dos livros de atividades, acabo comprando mais alguns, mas também fizemos algumas atividades. Fiquei frustrada de não poder descartar muita coisa, mas terminamos os livros de caligrafia e 4 encartes de restaurante que as meninas ganharam e esqueceram de terminar. E estamos entrando para outras técnicas de desenhos, colorir, atividades, desafios e pinturas. Ainda dos livros da meta, avançamos um pouco, mas não atingimos nenhuma. Agora precisamos pensar na meta de 2021.
Dos vídeos, eu me engano que um dia vou conseguir colocar em dia a minha lista de filmes e séries, mas é pouco provável. Conseguimos avançar em alguns, o que foi melhor do que eu imaginava, mas não sei se consigo terminar. Baixando a expectativa, pretendo terminar pelo menos uma série em 2021.

Resumidamente, fiz muita coisa e não terminei nada. Não quero cair no erro de listar muita coisa e não conseguir diminuir a lista, então, vamos com calma, mudando poucos itens por vez. Quero mudar a forma como eu lido com estas metas e tentar terminar pelo menos uma delas por ano e vão ficando cada vez mais fácil. Vou contar um pouco mais das minhas outras metas bizarras nos próximos meses e vamos tentar reduzir mais estas. As duas que eu mostrei em 2020 continuam pendentes, sem terminar.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Resumo da Quadragésima Sétima Semana 2020

 Bom, eu comecei a ler Os Miseráveis, que estava na minha lista de leitura, mas tem 1200 páginas. Então, mesmo tentando, não é uma leitura rápida. E eu acabo não conseguindo ler muita coisa. E vai ser um grande desafio terminar toda a minha lista até o fim do ano, mas não podia mais esperar para começar este livro. Entre 18 e 24 de novembro, apesar de insistir n'Os Miseráveis, tentei ler outras coisas para me manter motivada, mas num ritmo bem mais lento.

500 Dias Sem Você. Este provavelmente é um livro que eu não leria, só parou na minha mão por indicação de uma amiga. E são várias as formas de você tentar superar um término de relacionamento e escrever com certeza ajuda. Mas as reflexões da autora, são só reflexões. Acho que o consolo é acreditar que a autora superou. Mas nem isso é realmente claro. (Será que ela teve uma recaída?). Enfim, terminei de ler em 22 de novembro e avaliei com 2 estrelas.

Como deu para perceber, nenhum avanço digno. Mas eu continuo lendo além d'Os Miseráveis outros 3 livros que eu pretendo terminar até o fim do mês. E as metas vão ficando emboladas e o ano já está acabando. Preciso de mais tempo.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Balanço Mensal - Dezembro

 Leituras de Dezembro


Lidos 1758; Quero Ler 504; Tenho 495; Meta 177.
As escolhas de leituras para dezembro foram desesperadoras entre o que eu tinha nas minhas listas de leituras para as metas. Foquei muito nos livros da pasta download, mas restavam livros trabalhosos. Passei boa parte do mês envolvida com Os Miseráveis, que foi uma ótima leitura, mas, sinceramente, não entendo porque precisou ficar falando tanto em Napoleão, guerras e política. Não interfere na história de costumes. E o outro livro gigantesco que me consumiu foi Os Románov. Mas o balanço foram ótimas leituras.
O total de livros foi bom, 13 livros, mesmo com os meus dias de férias. Também li muito para e com as meninas.
Avancei pouco nos meus livros e não terminei O Poderoso Chefão. E espero voltar a ler livros que eu consiga trocar depois.
Das versões kindle terminei Do Outro Lado e peguei mais um para ler.
Ainda não comecei a priorizar a leitura das revistas; estou deixando para começar mesmo em 2021.
Com a nova lista de metas que fiz para 2021, pretendo me dedicar mais à lista de Espera e reduzir significativamente.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. CUMPRIDA
2) Manter uma Lista de Espera menor que 200 livros. está em 254
3) Terminar 5 séries da lista. 3/5
4) Tenho e não lidos menor que 300. faltam 52
5) Terminar pasta download. CUMPRIDA
6) Trocar 12 livros. CUMPRIDA
7) Quero ler menor que tenho. faltam 9
8) Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 0/7

Agora é um pouco tarde para buscar atingir uma meta com exceção do que já estava sendo buscado. O que tem de atualização é que atingi a meta 5, que eu persegui por muitos meses. Tive algum avanço na meta 2 e fiquei perto da meta 7. As demais eu não me esforcei porque não conseguiria atingir a 5 se me esforçasse com elas. Pretendo fazer melhor em 2021, com menos metas.

Lista de Próximas Leituras

Nem cheguei a fazer novo sorteio de TBR, fiquei muito atrasada nas leituras previstas. Mas colocando uma lista maior, estou conseguindo ler mais livros da lista, apesar de ter alguns que estão listados desde o ano passado.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Cem Anos de Solidão
4. Devorador de Almas
5. O Possuído
6. O Poderoso Chefão 22%
7.  Antes do Baile Verde
8. A Claridade Lá Fora
9. A Guerra das Mulheres
10. O Último Chefão
11. Como Ficar Sozinho
12. Cartas do Pai Natal

Entradas e Saídas


Saídas: Apaguei 9 livros lidos e mais alguns que descobri duplicados. Devolvi um empréstimo. Finalizei algumas trocas, mas o envio ocorreu em novembro, então não tenho nenhuma saída. Também não tive oportunidade para nenhuma doação.
Entradas: Não temos ido à banca. Comprei alguns livros, fiz um pedido com livros para as meninas. Comprei um livro para a escola. Recebi o livro da assinatura. Cheguei a solicitar 4 livros para trocas, mas as pessoas demoraram para responder e ainda não fizeram o envio, então só irei receber em janeiro. Desta vez ninguém se sensibilizou e me dar livros de presente de natal ou aniversário. E baixei muito mais do que devia, 19.


Logo quero publicar o meu primeiro desafio em 2021, 30 dias de Tartaruga. Estou voltando com o Sai 2 para Entrar 1. E vou tentar fazer maratonas de leitura ao longo do ano. E os resumos continuam, mas quero fazer com fotos e links. Em breve atualizo a lista de metas para 2021. Estou tentando tirar pelo menos uma meta por ano para diminuir o meu esforço e ficar mais tranquila.

domingo, 3 de janeiro de 2021

Resumo da Quadragésima Sexta Semana 2020

2020 já acabou e eu ainda estou nos resumos de 2020. Pretendo melhorar nisso, mas preciso de um pouco mais de tempo.

Nem todas as semanas estão sendo boas, mas já consegui ler 5 dos 6 livros esperados para o mês de novembro e tenho grande chance de conseguir terminar o outro nos 15 dias que faltam para terminar o mês, mesmo sendo um livro de mais de 1000 páginas. Para atingir esta proeza, estou precisando escolher criteriosamente as leituras que faço. Mas estou satisfeita com o desempenho da semana de 11 a 17 de novembro.

O Sorriso das Mulheres. Confesso que escolhi este livro pela capa sem saber quase nada da história. Parece um pouco confuso no começo, até se familiarizar com os personagens e descobrir quem é quem. Mas é interessante como conta a história de um livro dentro de um livro. Esperava um livro com mais romance, e com mais comida. Terminei de ler em 12 de novembro e avaliei com 3 estrelas.

Orlando. E com isso, faltam poucos livros da Virginia Woolf para eu ler que ainda me interessam. O fato de ela ter problemas com depressão e ter se suicidado me desanima, não consigo visualizar como incentivo para a leitura, por isso escolhi apenas algumas leituras. Mas Orlando é uma biografia que conta a história de um garoto do século XV que num determinado dia acorda mulher. Além de todas as críticas ao estilo utilizado pelos biógrafos são dois os pontos que chocam: a mudança de gênero e a contagem do tempo já que o garoto do século XV é a mulher madura do século XX. Parece que são muitas vidas em uma vida só, ainda que seja o mesmo Orlando. Curioso é que Orlando não é um nome que funciona para ambos os gêneros, mas na história sua natural. Recomendo fortemente a leitura. Terminei de ler em 15 de novembro e avaliei com 5 estrelas.

De Onde Vêm os Bebês. E os livros em casa são entretenimento mas também auxiliam de diferentes formas no desenvolvimento das crianças. Este livro me foi oferecido para conversar com a mais velha quando fosse necessário. Viemos conversando faz algum tempo sobre o assunto, deixando que cada informação seja passada no nível da curiosidade. E o impressionante é que este livro terminou de explicar o que estava faltando, sem precisar de maiores questionamentos. Ainda têm muita coisa que precisa ser explicada, mas agora, precisam de novos materiais. Também finalizei esta leitura com o guia para os pais no dia 17 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Os meus livros e as edições kindle ficaram para trás, mas consegui terminar de ler um livro para devolver e duas edições que estavam na pasta download. Também retomei algumas leituras no kindle, mas estou indo devagar com A Guerra das Mulheres, que é uma leitura lenta. O outro livro que estou lendo devagar é O Poderoso Chefão. Este, quando eu terminar também tenho o filme que quero assistir, por isso seria importante terminar este ano. Mas novembro tem sido um mês muito bom.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

As Leituras de 2020

Todo início de ano eu estou mega empolgada achando que vou cumprir maravilhas. Geralmente é um mês que eu leio bastante. E como nas férias eu aproveitei para destravar as leituras que estavam empacadas, acabo achando que consigo manter o mesmo ritmo no resto do ano. 
Mas geralmente não é assim. E 2020 foi um ano normal.
Apesar das Leituras parecerem aleatórias, nas 5 leituras que eu listo em próximas no balanço eu tenho: 1 leitura da pasta anteriores, 1 edição kindle, 1 leitura da meta que leio no computador, 1 livro meu e 1 leitura da meta antiga. A ideia é ler todo mês: 1 livros meu (que é o que está listado), 2 edições kindle (que geralmente não está listado porque eu preciso escolher na hora, muitos eu começo e troco até engatar numa leitura que eu possa listar), 1 livro que eu tenho no notebook (a prioridade de 2020 foi a série Pitt, as leituras das metas mais antigas e depois a pasta download) e leituras aleatórias que eu possa escolher entre os livros das listas de espera. E esta organização só funciona em janeiro. Depois disso fica a bagunça que eu conto em cada balanço. Desta vez consegui estender um pouco mais. Eu não me incomodo que seja assim. Todo início de ano eu tento fazer certo, mas só funciona nos primeiros meses mesmo. Um dia eu chego lá.
Não sei porque eu nunca expliquei isso aqui, mas quis fazer desta vez porque finalmente cheguei mais perto do meu planejamento.
Das séries que eu tinha listado em 5 para terminar consegui terminar com a série Pitt uma das mais antigas que eu havia largado para trás e ainda estava na lista de espera. Também terminei com algumas séries que estavam iniciadas e interrompidas a tempos: A Vida de Anna e Fallen. Das séries que iniciei e terminei em 2020 teve Firelight e só. De quebra, como a minha lista de leitura ainda tem muitas séries, também li um pouco de Irmandade da Adaga Negra e Deixados para Trás. 
Das leituras de metas antigas consegui terminar com O Menino Maluquinho. Não foi muito, mas pelo menos diminuí a lista.
Outra grande conquista, apesar de não ter listado como um projeto, consegui ler mais dois livros da Virgínia Woolf e agora falta só mais um para dar por concluídos todos os livros dela que eu pretendo ler.
Dos meus livros, continuo adiando retomar a saga dos Plantagenetas porque não tenho os últimos volumes. Mas os consegui um bom avanço nos livros comprados em 2011 e 2012 que ficaram para trás fazendo os sorteios de TBR. Alguns eu pretendia ler para dar continuidade a algumas séries. Uma das coisas que ficou faltando foi a Coleção de Livros da 2ª Guerra Mundial. Estes são ilustrados e eu pretendo ler em breve. No total foram 17 livros, sem contar os infantis. Mais de um por mês, mas eu pretendia que fossem mais. A maior parte destes livros sequer tenho mais.
Também destes li muitos livros infantis. Não são exatamente meus, mas alguns comprei ou cadastrei antes de minha filha aprender a ler. Ela tem muito mais livros do que os que eu tenho cadastrado, mas os que eu tenho cadastrado, já li a maioria. 
Da minha lista de Vou Ler mas Não Tenho estou perto de baixar de 100. Consegui alguns livros em trocas e também li mais alguns. 
Da pasta de Livro Anteriores, que eu não tive vontade de ler em 2019, continuei não lendo em 2020. 
Das minhas listas de Espera, depois de tantos anos, estou perto dos 250. E então chegou o momento de refazer e colocar todos os títulos em uma mesma lista. Eu tentei e desisti tantas vezes que não sabia se iria terminar. Não posso ter certeza, mas aparentemente todas as minhas listas estão numa só com cerca de 350 títulos listados. Era isso que eu tinha mais medo, a lista voltar a ser muito grande. Mas eu não queria continuar adiando este passo.
Com as trocas e doações, evitando comprar mais títulos para mim, consegui manter a minha estante abaixo de 500 livros (por muito pouco). Tenho muitos livros que gostaria de trocar, mas vão ficar comigo mais um pouco até ter a oportunidade. E tenho muitos livros infantis em casa não cadastrados.
Dos livros que eu tenho no kindle e no computador, ainda tenho muito mais coisa do que eu consigo ler em alguns anos. Mas, finalmente estou perto de apagar o aplicativo do celular antigo. Agora faltam 42 livros para terminar de ler (da meta bizarra...).
2020 foi um ano que eu baixei muita coisa, mas também li muito. Tenho feito um balanço mais completo com entradas e saídas e achei bem positivo. Agora tenho bastante expectativa de zerar algumas listas, pelo menos uma por ano nos próximos anos. E, quem sabe, aliviar as minhas metas para os próximos anos.

Para 2021, logo publico a nova versão das metas. Não deve mudar do que já venho fazendo, mas desta vez vou priorizar também as leituras dos livros que a minha filha já leu. Provavelmente vai parecer que eu li muito mais, mas o objetivo é diminuir a lista de vou ler.