quinta-feira, 12 de março de 2020

Materiais de Escritório em 2019

Tenho muita noção do que eu tenho em excesso. Algumas coisas me tiram o sono. Mas os materiais de escritório estão se tornando o meu pesadelo. Por isso é hora de agir.

A primeira ação que eu tomo para controlar os excessos é delimitar os espaços e tentar reduzir aos poucos. 
Já fazia uns 2 anos que eu só comprava em última hipótese o que eu precisava para terminar um projeto. Mais da metade dos materiais utilizados nos projetos eu tenho que usar o que eu tenho em casa. E eu tenho muita coisa. Eu quero repassar e terminar todos os projetos que eu tenho em andamento ou que eu comprei os materiais e não usei ainda. Alguns materiais que eu comprei para um projeto, aproveitei para o outro. E tento sempre bolar os projetos partindo do que eu já tenho em casa. Com certeza estes materiais estão ocupando um espaço desnecessário. Mas não são eles os meus problemas.

Em 2019 virou um pesadelo porque, apesar de eu ter terminado muita coisa, e organizado os materiais reservas, resolvi cometer alguns excessos e comprar alguns materiais que eu não precisava apenas porque são bonitinhos. E foram canetas, borrachas, caixas de lápis de cor e coisas assim. Pouco tempo depois, precisei de uma cola e comprei um lápis que não precisava. Foram duas ou três vezes, coisas que eu já tinha de sobra.

No Material da Vez dá pra ver o quanto que eu consumo de materiais de escritório ao longo do ano. Além destes, eu conto sobre outros materiais nos projetos, e na faxina de materiais de escritório. Depois que eu separei melhor os meus materiais e os das meninas e dei alguns dos meus materiais para as crianças, ficou mais fácil de contar. E eu tenho muita coisa. Sei que muita gente tem mais do que eu. Mas continua sendo muita coisa.
Felizmente, posso contar que consegui terminar com um caderninho. Nos muitos apontar de lápis, acabei jogando uns toquinhos fora. Assim como alguns toquinhos de giz. Mas as canetas e borrachas continuam na mesma. As crianças usam em casa, um pouco, e eu tento manter em ordem e separar quando já não dá mais para usar. E dura muito. Estou sem coragem de descartar as canetas que aparentemente não funcionam mais. E estou tentando pegar para usar as que eu sei que são mais velhas e estão mais perto de acabar, mas ainda assim, a fila de espera está longa. Só no meu estojo estou com 4 lápis/lapiseira, 5 canetas de uso geral e 2 com cor, e 4 borrachas. Meio que acaba uma e eu já escolho a próxima, então não costumo diminuir muito destas quantidades. Mas o problema é que alguns materiais estão neste estojo por quase 10 anos. E está no hora deles acabarem e eu esvaziar para um estojo menor.
Agora, minhas pequenas vitórias. É péssimo a forma como acabou, mas muitos itens precisei descartar sem ter terminado. O primeiro item foi uma borracha que começou a melar com a cola do "rótulo". Eu cheguei a colocar no estojo para tentar usar em fevereiro, mas a primeira vez que tentei usar ela quebrou e só sujou o papel. Eu desisti de tentar neste primeiro uso mesmo e descartei. Achei que seria mais difícil, mas o meu consolo acabou por ser estas fotos.
A primeira caneta que fui capaz de descartar foi essa preta. Uma caneta maravilhosa, mas que eu fiquei economizando e acabei por me dar conta que não vou conseguir usar. Ainda resisti por alguns meses testando para ver se voltava à vida, mas é claro que continuou falhando e eu finalmente tive coragem de descartar em maio. Também usei pouquíssimo e deixei guardada na esperança de usar depois.
No meio do ano, resolvi substituir os lápis de cor do estojo da escola da mais velha que já estavam cotocos.
Como ainda tinha essa caixa "nova" em casa, só coloquei nome nos lápis, apontei os que estavam sem ponta e coloquei no estojo. Essa caixa ela ganhou da avó faz uns dois anos, acho que no natal, mas por algum motivo, ao deixar para usar em casa, acabava pegando os lápis dos estojos. E os pequenos do estojo da escola agora ficam em casa para fazer a tarefa e as atividades de casa, livrinhos de colorir, etc. Quando ficarem muito pequenos e não for mais possível apontar, eu descarto. E assim vamos substituindo os materiais e usando o que eu tenho. Nesse estojo de casa temos muitos lápis repetidos. Já descartamos alguns, mas a maioria ainda está bom. Muitos são pequenos. Ainda não senti falta de uma determinada cor que justificasse abrir uma caixa nova, então só vamos buscando os lápis usados na escola nos anos anteriores que geralmente estão com os conjuntos incompletos.
Ainda dos materiais usados em casa, o pote que fica com giz de cera está começando a ficar mais vazio. Creio que terminamos com dois pedaços de giz azul claro, mas vários reduziram significativamente de tamanho. Estamos de olho nos outros estojos de lápis e giz que temos em casa. Por enquanto ainda não sentimos necessidade de uma cor que não estivesse disponível apesar de ter apenas um laranja e um roxo. Em algum momento em breve devo ter que abrir outro conjunto.
Dos materiais que voltaram da escola posso dizer que voltou bastante coisa. Mesmo o que terminou ou foi descartado, não estou colocando na conta de materiais já que tudo foi aproveitado no material de 2020. E claro que acabei comprando bastante coisa, mas só o que estava na lista.
E do que estava no meu estojo, acabei com as borrachas azul e rosa. Descartei as sobrinhas em agosto. Elas foram virando farelo aos poucos, até que resolvi descartar as sobrinhas. Coloquei outra borracha em uso, mas não cheguei a terminar com mais nenhuma. Só que a que estou usando agora, não borra, é fácil de segurar e apaga.

Estou feliz com o tanto que eu terminei. Não é muito, mas estou aprendendo a lidar. Ainda quero rever tudo o que eu tenho e tentar usar ou descartar o que não está em condições de uso, mas por enquanto estou satisfeita de conter as compras..
2020 será um ano de muitos desafios. E começo a tentar vencer este ímpeto de acumular materiais de escritório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.