quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Programa de Recuperação da Auto Estima

Estou quase terminando de contar sobre o que eu consegui fazer em 2017 e o que eu estabeleci para 2018. Mudando um pouco o meu foco para outras coisas, estou também olhando por uma nova perspectiva.

Um fator que eu não consegui lidar durante e após a gravidez é o ganho de peso e a alteração do formato do corpo. A maioria das mães diz que com o tempo dá pra voltar ao peso que tinha antes e perder a barriga. Mas mesmo depois de estar com o peso abaixo do que eu tinha antes, as minhas roupas continuavam não cabendo em mim. O formato do corpo ficou bem diferente. Tem mãe que reclama do tamanho do quadril, do formato e consistência do seio após a amamentação, algumas reclamam de varizes, estrias e, claro, a celulite. No meu caso, a minha costela se abriu e não fechou e a barriga não diminuiu de volume proporcionalmente.
Toda mulher tem suas inseguranças com o corpo, a maioria delas é bobagem que apenas elas reparam. Se é válido ou não, não quero julgar aqui, mas quero fazer uma tentativa de controlar as medidas para conseguir voltar a ter o corpo como gostaria que fosse.
Na primeira consulta com a obstetra a única ação foi pesar e ela foi categórica que eu não conseguiria evitar ganhar muito peso. Nem quis saber da medida da barriga, porque já achei que estava grande o suficiente para não conseguir usar qualquer de minhas roupas. E essa é uma parte difícil antes dos 5 meses, quando boa parte das suas roupas já não vestem direito mas é muito cedo para começar a usar as roupas de grávida.
Confesso que já estava um pouco acima do meu peso ideal, queria ter chegado aos 50 quilos, mas não me esforcei e nem cheguei a eles, estava com pouco mais de 51 e já na primeira consulta pesei 52 kg. Até o nono mês pretendia chegar no máximo a 60 kg. Não fiz qualquer tipo de regime, o que eu fiz foi controlar para não exagerar, comer porções pequenas com uma frequência maior e procurar comer direito na maior parte do tempo. Apesar de algumas pessoas que conheço terem ganhado 3 ou 4 quilos somente, estou sendo realista que não vou conseguir engordar menos do que os 9 quilos esperados. Na outra gravidez cheguei praticamente a 12 quilos, engordava entre 1,5 e 2 quilos entre as consultas.
Felizmente na primeira consulta, quando pesei 52 kg, eu já estava com dois meses. Na consulta seguinte com um pouco mais de 3 meses, consegui controlar e engordei pouco, menos de 1 quilo. Então tenho esperança de não engordar demais. Durante a gravidez fui fazendo vários ajustes na minha dieta por conta da vitamina D que estava baixa, para ajudar no funcionamento do intestino que fica preguiçoso, depois para amenizar as câimbras que eu vinha sentindo, e para controlar o ganho do peso. Eu comentei sobre algumas dicas que aprendi cuidando desta gravidez. O resultado foi bem satisfatório, com 5 meses eu cheguei aos 56 kg e aos 7 aos 58 kg. Claro que eu preferia não chegar aos 60 kg e ficar abaixo da minha meta, mas como não cheguei aos 9 meses eu não sei qual peso cheguei.
Não sei direito o que vou fazer, é tudo muito complicado neste começo. A minha ideia era um plano adequado para voltar a forma, tanto quanto possível. Como sei que a medida que eu tinha antes da primeira gravidez é irreal, quero estar ao menos melhor que esta primeira medida da segunda gravidez.
Não pretendo fazer nenhum tratamento estético e nem cirúrgico. Pelo menos nos primeiros 2 anos. Dependendo dos resultados neste período, avalio o que pretendo fazer.
Nos primeiros meses pretendo controlar só com uma dieta balanceada, quero usar a cinta direito e não me desgastar além do necessário. O peso eu praticamente já perdi. Falta menos de 1 quilo, mas estou amamentando e me recuperando de uma cirurgia.
Assim que fui liberada para fazer exercícios, optei por intensificar as caminhadas, ainda sem tentar exercícios físicos mais direcionados, creio que tenho tempo para isso.
Daqui a alguns meses, além da dieta que eu vou passar a ser mais rigorosa, vou inserir alguns exercícios físicos e vou intensificar com caminhada e corrida. Uma vez por mês, atualizo o programa e as medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.