quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Balanço 2017 - Metas de Leitura

Eu sempre contei feliz e satisfeita das minhas metas, que eu estava melhorando....
Depois de muitos anos, parei de aumentar as listas e praticamente só li algo que está listado. Mas porque raios as listas não diminuem? Por que são enormes. Até então, isso não era problema, mas agora eu me cansei delas.
Então não se surpreendam por eu não ter alcançado nenhuma meta, ok? Eu quero apenas refletir sobre o que eu me coloquei como meta e o que eu sinta a respeito dela para trabalhar em 2018.
Eu quero contar que sou muito feliz por conseguir terminar algumas séries que vim lendo nestes anos. Poucas, mas terminei. Não as que eu listei. E provavelmente comecei bem mais do que terminei.
Já faz uns dois ou três anos que não preciso me preocupar que a lista de livros que está em vou ler é muito menor que a lista de livros lidos. E até grandes coleções de alguns autores (tipo Agatha Christie) eu finalmente estou terminando. E isso é mérito das listas anteriores.
Mas agora está demorando muito para eu conseguir eliminar uma nova meta da minha lista. E é esta reflexão que eu vim trazer no balanço de 2017. Cheguei à conclusão que eu estou precisando parar de pensar em metas. E com isso, controlar menos as minhas leituras. Então gostaria de estar diminuindo as metas que eu me imponho.
Em 2017, apesar de eu ter mantido 9 das 10 metas que eu havia me proposto no ano anterior, não atingi algo que valha, nem as mais óbvias. Para 2018, eu gostaria de ter reduzido pelo menos mais uma já que não conseguiria reduzir os livros que eu tenho mas não li.
Uma das metas que eu gosto de acompanhar e pretendo manter é a lista de vou ler mas não tenho. Até 2017 estava tentando reduzir esta lista para 100 livros. No começo do ano estavam faltando 82 livros, mas nem cheguei perto. Não consegui e, por isso, sei que não vou conseguir zerar mesmo que leia uns 150 livros. Mas também sei que estou conseguindo muitos destes livros por trocas e também estou finalmente lendo os arquivos que eu tenho ali no computador. Continuo tentando deixar a lista com menos de 100, mas quanto menor esta lista, melhor. Hoje está em 163 livros. Não é completamente impossível e é bem provável, mas requer dedicação. Implica em focar apenas nestas leituras. Depois, para zerar esta lista, creio que em mais uns dois anos eu consigo. Acho que o andamento desta meta foi bom, mas poderia ter sido bem melhor.
Outra meta que eu acho que continua avançando e não vejo porque abandonar é a da lista de espera. A primeira versão da lista que eu digitei para excluir os repetidos havia quase 500 títulos. Foi muito bom ter conseguido reduzir e estar tão perto de chegar aos 300, mas sabe-se lá por quê eu achava que deveria reduzir para 250, creio que estava pensando em reduzir à metade. Sei que consigo baixar de 300 em 2018, mas também quero tentar fazer chegar aos 250 e de preferência reduzir ainda mais. No começo de 2017 estava em 363. Ainda está faltando muita coisa para ler em um ano só, são 329 livros numa primeira contagem, mas considerando que eu posso priorizar os que são leituras mais rápidas também tenho chance de conseguir atingir. O único problema é que posso ter que escolher entre uma destas duas metas. Mas a lista está em ordem de prioridade: vou ler mais não tenho antes da lista de espera. Sendo assim, esta meta sei que demoro bem mais para terminar, mas tirando o foco das outras listas e principalmente zerando as outras, posso ter chance de em mais uns 3 ou 4 anos zerar esta também.
Bom, estas duas metas são importantes que eu atinja porque está alinhado com outra preocupação: estou tentando reduzir obrigações. As listas terem deixado de crescer já foram uma grande conquista. Deixar de comprar livros também foi outra grande conquista. Conseguir me desapegar e doar alguns títulos, além dos que fui disponibilizando para troca também foi ótimo. Agora preciso começar a limpar os meus arquivos e esvaziar a minha estante. E para isso ainda tenho muito trabalho pela frente. Já comentei sobre as minhas trocas por aqui e também estou escrevendo sobre os livros que estou dando. Não vou colocar mais uma meta relacionada a quantidade de livros que eu tenho, pelo menos por enquanto, essa é menos importante que as outras porque estou muito mais longe de alcançar. Esta provavelmente foi a meta que menos se alterou ao longo de 2017. Totalmente inútil. 
Já sobre as outras metas eu não sei se devo continuar tentando estabelecer metas para concluir séries (ou deixar que elas sejam concluídas ao acaso) ou ler determinadas pastas de livros (já que foram sobrando livros que eu tenho menos vontade de ler) ou focar apenas a leitura nos livros que estão há mais tempo parados na estante. Sim, eu quero voltar a tirar alguns livros do plástico e quero ler mais livros meus, mas talvez não seja boa ideia escolher por antiguidade. Eu consegui avançar bem pouco nestas metas e vejo que não funcionaram em 2017. Faltavam 16 e eu diminuí para 10, coisas assim. Talvez apenas não seja um momento para eu fazer estas listas. A minha avaliação é que o meu avanço neste tipo de meta é insignificante. Por isso, penso que não estava lidando como uma meta. E provavelmente vou deixar um pouco de lado apesar de ter listado na minha lista para 2018. Este tipo de meta tenho mais chance de conseguir atingir se mudar a abordagem.
O resultado deste balanço é que foi muito bom ter conseguido reduzir de 10 para 9 metas de 2016 para 2017, mas ainda impossível reduzir mais do que isso em 2017. Com os esforços que estou me propondo em 2018, tenho chance de reduzir estas 9 para 8 ou talvez até 7. E vou deixar para tentar mexer nas outras em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.