sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Inventário - Itens de Higiene e Beleza

Apesar de todos os avanços que fiz em 2016 e 2017 com a redução deste itens de higiene e beleza ainda tenho muitos excessos. Mesmo diminuindo, é trabalho para alguns anos. Eu não vou fazer propriamente um inventário, eu já fiz. Demorou bastante, mas estou melhorando. Nos próximos será mais fácil apenas atualizar a lista. Separei algumas fotos e agora vou comentar.

Na parte superior da bancada, com os produtos que estão em uso, já são poucos os itens e praticamente nenhum que estava aqui no ano passado. Já não deixo itens reserva por cima da bancada e nem itens duplicados em propósitos, o que reduziu a variedade de produtos usando ao mesmo tempo. Depois que acabei a temporada de destralhamento, estava com alguns produtos duplicados que finalmente acabaram. Das fotos que eu tinha de 2016 e 2017, consegui trocar quase todos os produtos. Além de renovar estes produtos algumas vezes e trazer aqui os produtos da vez, continuo querendo diminuir a quantidade de itens por cima na bancada.  Do que está por cima, ainda pretendo tirar o óleo em breve. A maioria dos itens que aparece agora estava listado no inventário passado, mas alguns são novos.
A parte suspensa, próximo ao espelho ainda preciso diminuir e renovar. Consegui a grande alegria de acabar com um corretivo e diminuí bastante a quantidade do batom e do gloss. Mas eles já estavam aqui antes mesmo do outro produto que eu usava antes acabar. Este será o meu esforço principal agora em 2018, trocar estes 3 itens por um. O batom está no potinho da frente que precisei desmanchar. Um dos gloss tem bem pouco e consigo terminar em poucos meses. Também quero acabar com o corretivo e o lápis que estão por cima, mas sem grandes expectativas. Ainda deixo aqui alguns itens de maquiagem para me forçar a usar, mas confesso que uso muito pouco. Todos estes itens já estavam aqui, apenas a base estava guardada e subiu para a prateleira. Ainda tenho outros produtos guardados que quero trazer para uso.
Já no nicho lateral, praticamente não mudou nada. Tirei um repelente para usar na escola, mas não consegui acabar nem com ele e nem com os outros que estão por aqui. Usei uma das miniaturas de protetor solar facial e terminei com o creme para o rosto que vinha usando o ano todo. Estou perto de terminar outro e quero aproveitar para usar as muitas miniaturas e amostras que tenho antes de partir para o próximo. Como ainda preciso de alguns meses, ainda vou ficar com este nicho poluído. O mesmo para um dos cremes para as mãos que está acabando mas ainda demora mais um pouco. Eu coloquei estes itens mais a vista para usar logo mas não funcionou. Está praticamente como estava antes.
Eu não mencionei no ano passado também os produtos que estavam em uso no chuveiro. Os produtos que estão lá estavam antes no armário, apenas um deles que já estava lá e continua que é o creme de tratamento para o cabelo. E é outro que eu preciso acabar logo para usar as minhas miniaturas que estão guardadas, mas vou falar delas depois. Neste nicho lateral está tudo praticamente como estava antes.
Ainda tinha alguns produtos no armário embaixo da pia. Ao mesmo tempo que é um espaço grande, é um lugar de difícil acesso e tumultuado com os produtos. Alguns dos produtos que estavam lá coloquei em uso, mas a maioria está ainda no mesmo lugar. Como estou tentando esvaziar de produtos meus o gabinete do banheiro social, as aquisições recentes e os presentes deste fim de ano agora estão nesta parte. Então nesta parte tem muita coisa nova para ser listada. A maioria são cremes. Foi a parte mais demorada do inventário. Aqui também ficam os esmaltes, que como eu disse, tenho muitos. Desta vez contabilizei apenas a quantidade bruta, sem distinção porque não era intenção somar no inventário, só no ano que vem. No fim do ano, mesmo que tenha acabado algum, só vou poder comparar se aumentou ou diminuiu a quantidade.
Também tenho duas gavetas com produtos. Uma delas é principalmente miniaturas e produtos que recebo como presentes ou brindes. Não tive coragem de contar no ano passado, por isso estava com medo de encarar desta vez. não vou mentir, foi difícil, mas confesso que foi melhor do que imaginava. Ainda tenho muitos excessos aqui e sei que certamente é onde eu consigo os maiores avanços para a diminuição. Mas também quero continuar usando os meus outros produtos. Como já diminuí muito acabando com os shampoos, sabonetes e condicionadores, tenha certeza que o total é menor que teria sido se eu tivesse contado no ano passado embora tenha dado um valor absurdo. Dizer não significa muita coisa, é quase uma promessa. Só nessa parte tem mais de 50 itens que não foram contabilizados no ano passado.
E a terceira gaveta, que eu também não contei em anos anteriores ficam as maquiagens. Na verdade tenho duas bolsas, uma nesta gaveta e outra na sala. Os itens daqui até que não são muitos e eu os uso. Mas os outros são praticamente um estoque. Achei que tivesse mais coisas, mas até que nem tanto. Alguns itens pretendo usar até o fim do ano mas a maioria sei que não vou acabar. Apesar de não ter entrado na conta de itens em 2017, são pouco mais de 20. Em 2017 melhorou bastante ter usado corretivo, base e pó com alguma frequência. Ainda estou devendo usar mais os lápis, mas até os produtos para os lábios tenho usado mais. Ainda preciso usar as sombras. Mas batons e outros produtos para os lábios eu também reduzi bem e tenho chance de terminar bastante coisa. Diminuí muito pouco em 2017 mas me surpreendi ao contabilizar a quantidade de itens. Tenho chance de reduzir mais um pouco em 2018, principalmente se conseguir terminar os meus produtos para os lábios e o lápis de olho.
A maior parte dos meus produtos estava no gabinete do banheiro social. Resolvi usar este espaço para guardar toalhas e então redistribuí os produtos em duas gavetas menores. O que sobrou lá, em grande parte é de produtos das crianças. Infelizmente, ainda tenho muitos produtos, e sobraram alguns produtos que não couberam nas gavetas e está entulhado, mas consegui reduzir o espaço aos poucos.
Uma das gavetas tem os produtos infantis, que foram os que mais diminuíram. Apenas dois destes produtos já estava aqui no ano passado. A maioria dos novos foram compras, mas também tiveram alguns presentes. Apesar da quantidade de itens novos ter sido grande está mais ou menos na proporção de itens que saiu. Ultimamente também priorizei o uso de produtos de embalagens maiores então quando acabarem os demais serão consumidos mais rápido. Estamos com muitos produtos em uso sem terminar.
A outra gaveta está com os meus produtos. Consegui colocar em uso dois hidratantes e um sabonete líquido. Mas ainda tenho alguns cremes e principalmente sabonetes. Não faço ideia de quantos sabonetes e cremes conseguirei usar em 2018, mas espero conseguir guardar tudo o que sobrar no outro banheiro. Apesar de ter feito uma compra em 2017, ao comparar a lista vejo que não aumentou muito, comprei menos do que usei. Como os produtos que comprei/ganhei já comecei a guardar no outro banheiro, aqui continua praticamente como no ano passado.
Cabe até um parêntesis, eu não contabilizei os produtos que estavam em uso, mas na hora de fazer o inventário, achei melhor não riscar os itens que saíram do armário mas estão em uso porque ainda não acabaram. Então a lista ficou um pouco mais inchada do que deveria. Sei que ainda tenho muitos sabonetes em excesso, vou continuar usando os em barra, pegando pelos mais antigos e ao mesmo tempo quero pegar também os sabonetes líquidos, ainda tenho 2. E os hidratantes, fico feliz em dizer que estou conseguindo me manter fiel a só comprar um depois de acabar com 3, não comprei nenhum este ano. Espero no próximo inventário não ter mais produtos meus neste banheiro.
 Apesar de ter usado quase todos os produtos infantis que eu tinha listado, como eram muitos e alguns bem grandes, ainda tenho alguns que só devem acabar em 2018. Consegui controlar e, apesar de ter comprado produtos, ainda bem que poucos. Mas está diminuindo e devo terminar muita coisa em 2018. Tenho alguns produtos que não usamos muito tipo os cremes e a maquiagem e que guardo em diferentes lugares da casa e quero começar a trabalhar para também terminar. E a outra coisa que tem ganhado volume e quero reduzir são as coisas de cabelo (elástico, presilhas e etc). Por enquanto não entram no inventário, mas não duvide que logo estarão por aqui. Por fim, precisei adquiri muitos itens para bebês mas sei que ao longo do ano devemos usar tudo. 

O balanço geral é que consegui reduzir perto de 20 produtos do inventário passado e acrescentei 141. Como alguns itens não haviam sido contabilizados (amostras e maquiagem) e não terminei com tudo, a lista aumentou bastante, principalmente por causa das amostras. Está em 240. A minha meta era conseguir contabilizar todos estes e mesmo assim não deixar passar de 100. Sei que falhei feio, mas não tinha muita noção de quantos produtos gastaria em um ano quando estabeleci a meta e nem tinha noção de quantos itens ficaram sem contar. Dá muito trabalho e eu preferia não fazer.
Até o fim de 2018 preciso continuar evitando comprar e consumindo os meus produtos para reduzir e fazer caber nos espaços menores. Então novamente estou fixando como meta reduzir a menos de 100 itens e acrescentar na conta também os perfumes e os esmaltes. Só fazer reduzir a menos de 100 é possível, mas pouco provável. Considerando o tanto de produtos que tenho em uso e o quanto que terminei em 2017, passo a ter alguma chance. Acrescentar os quase 10 perfumes e os cerca de 20 esmaltes que tenho será um desafio bem maior para tentar ainda assim manter em menos de 100, mas já será muito bom se ficar abaixo dos 200. Estou confiante que desta vez todos os produtos terminados estão entrando na conta do inventário, então devo diminuir em muito mais do que os 20 de 2017. Apenas não comprando e usando o que eu tenho, tenho chance de conseguir. Alguns itens não tenho reposição, por isso terei que comprar e cerca de 80 são amostras ou miniaturas que eu consigo consumir mais rápido.
Como o mês já está acabando, também logo venho mostrar o que já acabou em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.