segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Os Livros que eu Dei, 2017

Além do esforço de trocar livros, em 2017 voltei a separar sacolas com livros para doação.
Em 2016 separei 2 pacotes de livros infantis para a campanha de arrecadação de livros e brinquedos para o dia das crianças e ainda separei meia dúzia de livros que eu tinha disponível para troca e doei na biblioteca do trabalho.
Em 2017 resolvi fazer um pouco diferente, separei duas coleções que tinha completas e dei para meus primos adolescentes.
Uma das coleções eu li em 2016, a série Beijada por um Anjo. Eu havia comprado em uma época que ainda pegava muitos livros viajantes e acompanhava muitos blogs literários que divulgavam todos os lançamentos imperdíveis. O tempo foi passando e muitos livros que comprei nesta época, bem como muitas séries que comecei a ler ficaram esquecidas. Então resolvi ler esta série com a intenção de colocar para troca. Mesmo depois de ter terminado os 6 volumes, ninguém havia manifestado interesse em nenhum dos livros então achei que era melhor dar. E lembrei destes primos. A série é bonitinha, bem adolescente mesmo. Gostei dos personagens e comentei um pouco sobre ela nos resumos (quando li ainda estava conseguindo publicar os resumos semanais). Eu fiquei esperando para ver se conseguia trocar e aproveitei para entregar junto com a outra série que eu estava lendo.
A série Os Dragões do Éter foi a outra que eu preferi doar. Comprei a trilogia em um box, por isso tive dó de fazer a troca separado, queria aproveitar e enviar junto os 3 exemplares. Por isso tive a ideia de fazer diferente e acabei preferindo dar para os meus primos também. Não lembro se cheguei a comentar alguma coisa sobre esta série. O autor é brasileiro, muito comentado pelos blogs literários. Tem uma escrita gostosa e muito caprichada. Ele criou um enredo épico de ficção num contexto dos contos de fadas, como se os personagens tivessem existido exatamente como nos contos que conhecemos, mas modernizados, gostando de rock, indo para a escola e fazendo as coisas que qualquer jovem faria nos dias de hoje. A realeza deste reino também é moderna. Enfim, gostei, mas sei que não leria de novo. Por isso resolvi dar.
Lembro que entreguei para eles ainda no começo do ano, fevereiro ou março. E pretendia fazer a mesma coisa outras vezes ao longo do ano, mas não consegui ler muita coisa. Estou esperando a oportunidade de receber meu irmão e separar outro pacote de livros para ele. Não sei que tipo de livros que possa interessar, mas tenho pelo menos uma coleção que me parece que vá agradar, só preciso terminar de ler.
Ainda tenho mais de 400 livros na estante. Eu tenho duas prateleiras de controle com os livros que eu já li e é delas que separo os livros para trocas. Conforme eu leio livros meus, vou colocando nestas prateleiras. Conforme vou trocando, deixo espaço na prateleira para completar com mais livros lidos. No começo do ano, uma prateleira estava completa e a outra pela metade. Com o avanço das trocas mais rápido que o das leituras, a prateleira que estava completa está com algum espaço e a que estava pela metade continua assim.
Vim mantendo uma lista de pelo menos 50 livros disponíveis para troca. E são destes livros que separo para dar.
Também tenho muitas edições de bolso que disponibilizo para trocas e são os que menos aparece interessados. Em 2017 foi um pouco diferente, mas geralmente são estes que eu levo para doação.
Ao longo do ano, controlei bastante as compras e as trocas para não acumular livros demais. Quase que comprei só livros infantis e mesmo estes, separei alguns para doação e trocas. Pelo menos uma vez por ano, consigo separar e entregar em alguma campanha, mas desta vez, fiz por duas vezes e retiramos muitos livros.
Vou continuar neste esforço em 2018, mas se conseguir ler muito mais livros meus, quero aumentar não só as doações como as trocas para reduzir o total de livros e esvaziar pelo menos uma prateleira.
Já estou com uma coleção separada para doação, mas ainda preciso terminar de ler alguns volumes. Espero conseguir fazer isso em janeiro para começar bem o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.