quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Móbile de Origami

Apesar de eu ter começado os projetos em setembro e ter que escolher poucas coisas para fazer, até que estou conseguindo fazer bastante coisa. Está corrido, estou juntando sempre dois projetos ao mesmo tempo e com pouco tempo para execução, mas confesso que dificilmente teria tempo para fazer mais do que isso em situações normais. A execução até foi no prazo, mas a publicação ficou bem atrasada.
A ideia do Móbile surgiu quando uma amiga engravidou, lá por 2008/2009. Não lembro por que eu acabei não conseguindo fazer. Comprei alguns papéis mas não achei todas as cores que queria. Só sei que a criança nasceu e o projeto ficou arquivado. 
Este ano, quando comecei a mexer nos papéis do escritório para procurar alguma coisa, acho que o plástico de encapar caderno, achei os rolinhos de papel lá guardados. Quando guardei os papéis que sobraram do aniversário eu não vi, quando precisei enrolar e guardar os papéis de presentes, também não vi, mas eles estavam lá. Com a desordem que minha casa viveu nos últimos meses, estava ansiosa por usar o máximo de material que eu tinha no escritório e uma das coisas que eu estava de olho eram os papéis. Ainda tenho muito por fazer, mas aquelas 5 folhas de papel brilhante começaram este projeto.
Pensando no projeto de 2008, eu ainda estava com 2 livros de dobraduras que peguei emprestado para este projeto e que acabei não devolvendo. Como também estou tentando devolver tudo o que não é meu e diminuir a quantidade de livros da estante, reconheci como o momento para finalizar este projeto e seguir adiante. 
A parte mais importante é fazer o móbile de origami que está nas minhas metas mensais, mas para devolver o livro ainda quero fazer pelo menos uma vez cada uma das dobraduras e ler o livro. Esta segunda parte eu espero não demorar muito para fazer, mas a primeira parte é o que eu venho contar aqui.
Como contei, eu tinha alguns papéis guardados para fazer as dobraduras, mas não queria perder errando, então fiz primeiro em papéis de rascunho que eu ainda tenho muitos em casa. Algumas eu acertei de primeira, outras tive que fazer várias vezes. Eu não tinha fechando no projeto quais bichos seriam. A ideia inicial era testar bichos diferentes, mas queria algo bem colorido. Como estava demorando muito para acertar alguns, optei por fazer só os passarinhos, que eu já sabia mesmo fazer. E como sempre, mesmo o que eu fiz errado virou brinquedo, colorimos, enfeitamos e só depois de aproveitar bastante, jogamos fora o que não teria serventia. Ainda pretendo fazer os bichinhos que faltam para terminar o livro.
Outra dúvida que tinha era o tamanho, então cortei os papéis em diferentes tamanhos e também testei nos papéis que eu já tinha antes de cortar as folhas que estavam enroladas. Estes papéis também deviam estar mais de 20 anos guardados. Como ficaram num tamanho bom, preferi cortar o rolo todo do mesmo tamanho e guardar o que sobrasse em um envelope. No fim, demorei um pouco mas cortei as 5 folhas. Até as sobras de papel guardei para furar e fazer montagens. Ainda não sei bem o que vou fazer, mas certamente teremos muitas brincadeiras de dobraduras com estes papéis.
No total, com as cores de papéis que eu tinha, acabaram ficando 10 passarinhos. Eu pretendia usar uma estrutura em Cruz, como se fosse um marionete, então usei 2 passarinhos por cordão. Combinamos mais ou menos no olho para ter um pouco de contraste. Confesso que fico com medo da poluição visual, mas o móbile é algo que eu posso remover  do berço se entender que não está ajudando. Como usa por apenas alguns meses, não vou me ressentir se por acaso estragar e tiver que jogar fora. A estrutura mesmo, dá pra ser aproveitada depois. Demorei bastante para finalizar porque não tinha material para esta parte da estrutura de madeira.
Com o projeto pronto, cabe explicar que cogitei usar fio de náilon como cordão, mas como é para um bebê se distrair, fiz com linha de pipa mesmo. Também demorei para escolher o reforço na fixação do passarinho no fio para não rasgar o pássaro com o nó. Acabei usando umas miçangas de pitanga transparente que eu comprei para outro projeto e faz também uns 7 anos e ainda tenho em casa e não acaba. A estrutura de madeira que usei são as hastes de um calendário de pano para pendurar na cozinha. Demorou, mas achamos guardadas para este uso. Se estiver faltando algum detalhe posso tentar explicar melhor ou reproduzir depois. Não ficou excepcional; afinal, não tenho muito treino nesta técnica, mas gostei bastante do resultado. Outra parte incrível foi usar materiais que eu tinha em casa sem sair para comprar nada. Eu resisti bastante nas escolhas finais por justamente preferir usar só o que eu já tinha em casa.
Parece simples, mas foram bem umas 4 tardes de execução deste projeto. Estes projetos são muito importantes para mim, principalmente por serem coisas que estavam rodando pela casa sem uso mas que foram adquiridas por um propósito. Infelizmente não estou conseguindo fazer tudo o que eu gostaria, então estou entregando o que eu tenho prazo e guardo o resto para terminar depois. Espero não ficar mais 10 anos com o livro guardado aguardando terminar. 
Ainda fiz mais alguns enfeites para o chá de bebê que quero tentar contar um pouco mais por aqui em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.