sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Balanço 2017 Metas Mensais

Criei uma página que coloco a minha lista de metas mensais e tento atualizar quase que diariamente. A ideia não foi minha, eu só gostei do jeito que a Elizabeth faz. E que artista que ela é com seus artesanatos! Além de uma estudiosa dedicada.
Mas o que eu pretendia contar é o que eu consegui atingir com estas listas de metas.
Como dá pra ver, dividi em alguma seções. Uma delas que uso para controlar o consumo de produtos que venho adiando me ajudou com itens que não só os que ficam em 5 para terminar. Alguns itens não fez tanta diferença já que eu acompanhava nos terminados no mês, mas para outros produtos que não os de higiene e beleza foi um bom incentivo. E a minha ideia é usar para aquilo que eu não tinha muito controle. Tenho colocado uns 2 ou 3 itens por mês e termino alguma coisa, mas o item vai ficando até terminar na lista de pendência. O perigo é a lista sempre crescer, mas percebi que aos poucos ela também diminui e às vezes é difícil enumerar itens para a lista. Esta me ajudou a focar em poucos itens por mês sem esquecer do que estava em 5 para terminar, mas principalmente me ajudou a cumprir alguns dos itens que estavam na minha lista 101.
As tarefas de mais longo prazo eu dividi em etapas menores mensais e consigo ir anotando o avanço. Usei isso para as leituras e os vídeos principalmente. E nas leituras entrei melhor com as edições kindle que às vezes sou displicente, com as leituras que estão há muito tempo em andamento e com a leitura das revistas que já estavam esquecidas. Aqui sou menos rigorosa que com a lista de leitura do mês e pelo menos melhorei aos poucos. Geralmente não termino tudo.
Com os vídeos tive altos e baixos. Todo o primeiro semestre estive envolvida em terminar os capítulos da novela que inclusive me tirou tempo de outras atividades. Aos poucos fui direcionando para os outros vídeos, principalmente filmes, que pretendia assistir e também fui retomando a minha listinha de filmes. E, quem diria, consegui retirar alguns DVDs do plástico e assistir. 
Tem uma outra tarefa muito longa que também ganhou um pouco por aqui, são as receitas. Tenho escolhido algumas para tentar realizar aos fins de semana principalmente. Por que dizer para testar duas receitas é diferente de testar receita de brigadeiro de paçoca e testar receita de frango com quiabo. Também tenho escolhido uma ou duas e tentado realizar. Mesmo com este esforço certamente demoro muito para atualizar o meu caderno de receitas. Mas esta foi definitivamente uma iniciativa que o controle de metas mensais não me deixa abandonar.
As minhas arrumações também são infinitas, mas dividindo algumas pequenas tarefas que eu consiga controlar, consegui avançar em vários itens de organização que estavam listados mas eu não havia concluído. Um exemplo foram as roupas que parece que a arrumação não tem fim. Consegui diminuir as pilhas de roupa que estavam aguardando triagem e identifiquei todas as roupas que estavam por cima. Aos poucos consegui até marcar as poucas que faltavam e ainda estavam no guarda roupa. Só assim para eu conseguir cumprir um dos itens da minha lista 101. Eu fiquei nesta atividade praticamente o ano todo. Só por agora consegui dar um descanso nesta tarefa e voltar a pegar outras tarefas de arrumação. Também me ajudou com as limpas em alguns setores da casa, como os maleiros, as revistas, a roupa de cama, etc.
Ano passado eu comecei a minha jornada para diminuir os livros e materiais de desenho que temos em casa. Aos poucos conseguimos diminuir, mas logo vieram mais. Então também estou usando esta seção para anotar o material que estamos tentando terminar no período. Não é tão imprescindível, mas penso que me ajudou. Do ano passado tinham vindo vários livros quase terminados que aos poucos fomos terminando. E foram surgindo novas propostas de artes para fazermos. Foi bem divertido o primeiro lápis que não dava mais para apontar. Depois o giz.
Por fim, fiz mais uma seção relacionada ao desapego. Por que sempre tenho um monte de coisa separada em casa, mas cada uma para um destino diferente. E elas vão ficando pelos cantos e o único destino que encontram é o da bagunça. A quantidade de itens que seleciono por mês é muito menos do que eu precisaria para colocar a minha casa em ordem, mas é um começo, tá? 
A minha intenção é continuar usando esta lista de metas mensais até conseguir cumprir um número maior de itens da minha lista 101, conseguir fazer mais arrumações na casa e principalmente, diminuir as minhas coisas realizando tudo aquilo que eu deixei para fazer um dia, ou que comprei isso e aquilo para fazer assim e assim e até agora não fiz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.