domingo, 21 de janeiro de 2018

Balanço 2017 - Terminados no ano

Minha intenção inicial era fazer um balanço do que eu consegui terminar em 2016, depois de 10 meses mostrando os terminados no mês e os itens novos que adquiri. Agora eu já sei mais ou menos quanto eu gasto de cada coisa. Posso afirmar categoricamente que consumi mais do que adquiri. Mas 2017 foi um ano complicado por conta da minha intenção de engravidar e depois todo o processo de gestação que muda a rotina. Certamente, muitos produtos ainda terei que continuar evitando, mas até que consegui reduzir razoavelmente os meus estoques. O meu inventário realizado em janeiro de 2017 contabilizou 93 produtos. A minha meta era ao longo de 2017 não deixar passar de 100 mas incluir na contagem do inventário também as miniaturas e a maquiagem que não haviam sido contabilizados. Para isso, seria necessário reduzir e bastante a quantidade total de itens já que a minha margem era super pequena. Como eu não consegui acabar com muita coisa, no máximo 2 itens por mês, pelo menos não adquiri mais do que fui capaz de terminar.

Resumindo os terminados que estavam listados:
1. Desodorante Saver Royal Água de Cheiro spray;
2. Spray para pentear Seda Cachos Controlados;
3. Creme para Pentear Natura Plant Controle de Volume;
4. Gel de Limpeza Renew;
5. Corretivo facial Contém 1g;
6. Protetor solar facial Avéne 50 (50 ml);
7. Spray de brilho Charming (embalagem econômica);
8. Loção hidratante Victoria Secret´s Love Spell;
9. Creme facial Avon Renew 25+;
10. Sabonete esfoliante NativaSPA Açaí;
11. Colônia Tom & Jerry (100 ml);
12. Gel-creme toque limpo Protetor Solar 30 LaRoche- Posay;
13. Sabonete em barra Johnsons baby óleo de amêndoas;
14. Sabonete em barra Johnsons baby hora do sono;
15. Sabonete em barra petit Sophie O Boticário;
16 e 17. Shampoo e Condicionador Marie Betulla;
18.  Condicionador Johnsons baby Cheirinho Prolongado (200 ml);
Muitas miniaturas de sabonetes, algumas de condicionador e alguns envelopes com shampoos e cremes.

Então, daquela lista inicial de 93 produtos, restam ainda 74. Claro que alguns destes itens estão em uso e podem acabar em alguns meses ou até daqui a alguns anos. Mas a ideia é acabar logo com a maioria. O balanço que eu consigo fazer é que é razoável pensar em terminar cerca de 20 produtos ao ano, considerando o tipo de produto que eu tenho armazenado e a frequência de uso. Ainda tive um agravante que enjoei do cheiro dos produtos que vinha usando e fiquei alguns meses usando o mínimo possível. Mas isso é algo que qualquer um está suscetível a acontecer e um dos principais motivos de eu precisar diminuir a quantidade de produtos que tenho.
Outra consideração é com relação a miniaturas. Eu tentei priorizar o uso delas, mas ao longo do ano fui ganhando outras. Mas também tinha outros produtos para usar que foram ficando de lado. Acho que é razoável sempre intercalar algumas amostras com produtos de tamanho tradicional senão não vou conseguir usar nunca os produtos que já tenho em casa. A maioria das miniaturas que eu tinha em casa eram shampoos, sabonetes e condicionadores. Estes agora são poucos, então quero priorizar as outras miniaturas que ainda tenho para esvaziar mais a gaveta.
A melhor parte disso tudo foi que aprendi a usar alguns produtos que eu tinha em casa e estavam encostados. Aprendi a organizar os produtos que eu tenho de acordo com o uso e não deixá-los espalhados por diferentes lugares. Às  vezes sinto falta de um batom na bolsa, mas ele estava sempre melado e eu não conseguia usar.
Antes de concluir o assunto, se eu contabilizasse apenas os mesmos tipos de itens, teria conseguido me manter com menos de 100 produtos listados, já que pouca coisa comprei, ou mesmo ganhei neste período.  Mas é claro que eu sempre quero um desafio, né? Então quando trouxer o inventário completo, já terei somado o que havia ficado de fora: as miniaturas e os itens de maquiagem. Como ainda tenho muitos produtos estocados, vou continuar fazendo os terminados no mês e ainda quero fazer mais projetos para terminar ao longo de 2018. A parte de comprar está bastante controlada, praticamente só fiz uma grande compra, como no ano passado, mas preciso ser perseverante. Quero voltar a fazer novo inventário no início de 2018 (aliás, já comecei) e conseguir ter um único local da casa com todos os produtos como faço com os alimentos. E apesar de todo o medo que eu estava de encarar a gaveta de miniaturas, fiz um pequeno apanhado e agora sei que passam de 50 itens. Então não consegui me manter com menos de 100 no total. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.