sábado, 6 de janeiro de 2018

Item 42: Dar um fim aos Sabonetes, Shampoos e Condicionadores

Nem acredito que posso contar este item com terminado. Eu já falei que guardo toda e qualquer miniatura que recebo de graça? É o meu lado mais doido falando mais alto. Mas como em todo processo de negação, até reconhecer que era um problema, não contei tudo o que eu tinha. Até o dia que me senti um lixo quando fui criticada pela quantidade de coisas que tinha. O processo todo é muito longo e falo sempre dele por aqui. Não ter não é um problema, ter dinheiro para comprar também não é um problema, mas para o que eu já tenho, sinto uma dificuldade muito grande em jogar fora. Não é nem problema de doar, por que isso até que faço numa boa, mas a sensação de jogar fora e ninguém poder aproveitar ou dar para alguém que resolve jogar fora me deixa com a sensação que estaria muito melhor aproveitado se estivesse comigo.
Estágio intermediário de acúmulo
E eu acumulei uma quantidade absurda de sabonetes, shampoo e condicionadores. Confesso que poderia usar mais, mas também poderia já ter jogado fora. Atualmente já não acumulo como antes porque pouco viajo. Mas também gasto bem devagar.
A dificuldade de usar essas miniaturas é que não necessariamente são produtos bons. Em geral são produtos genéricos, que atendem ao seu propósito de lavar o corpo e o cabelo, mas não quer dizer que se adapte ao tipo da pele e do cabelo, podem não ter o cheiro que eu gosto e posso ter que usar uma quantidade que me parece absurda para fazer espuma sem ter certeza que limpou já que é um produto que eu não conheço. No começo, eu usava como os outros produtos e ficava com uma sensação que o meu cabelo ainda estava sujo, ou estava muito ressecado. O mesmo para a pele. Depois resolvi deixar guardado para emergências, mas eu nunca ficava sem nada a ponto de ter que recorrer a estas miniaturas. Até que eu resolvi que não iria economizar neste tipo de produto que dura tanto. Eu preferia usar os produtos que me agradam sem desperdiçar. E os produtos que não me agradavam, ficaram sobrando em casa e eu não jogava fora. É um grande absurdo o tanto de espaço que eu tinha ocupado para um "e se..."
Como eu não queria jogar fora, comecei a usar. Mas eu comecei a me irritar com o avanço desse uso e queria acabar logo com eles sem jogar direto no lixo. Então coloquei como meta do projeto me resolver e dar um fim. Depois deste momento passei a usar sistematicamente todos os produtos que estavam naquela gaveta. Mas não eram todos os produtos que eu tinha. Aos poucos fui descobrindo que os meus excessos não estavam só nestas miniaturas e fui encontrando outros produtos nos banheiros. Neste momento eu também entrei num outro dilema: sobre desapegar nos produtos que vêm de brinde. Quer dizer, eu ainda viajo, umas duas ou três vezes por ano chego a ficar em hotel. E teoricamente, aquelas cortesias estão incluídas no valor da diária. Então por que desprezar e deixar lá ao invés de levar comigo. Será que eu deveria simplesmente jogar fora? Eu acho que nisso estou conseguindo chegar num meio termo. Tive muito receio de não terminar dentro do prazo do projeto e/ou acabar jogando tudo fora pelo simples prazer de me livrar de uma preocupação. Mas eu senti necessidade de ver diminuindo pouco a pouco e saber que estava acabando. 
Demorei para entender a urgência nesta medida, só vim a fotografar quando o problema já estava sob controle. Essa gaveta já esteve lotada e alguns produtos distribuídos em outros lugares. Lá pelo fim do período do projeto, esta gaveta que eu usava para guardar tudo já estava meio vazia a ponto de não justificar manter ela para isso. Cheguei a levar alguns produtos para perto do chuveiro para não me deixar esquecer de usar e acabar pegando outro produto, mas no outro armário não havia muito espaço. Foi muito importante ter conseguido esvaziar esta gaveta.
No começo do projeto por vezes eu não resisti e voltei para meus outros produtos. Foram muitos altos e baixos. Pensei que nunca conseguiria mas então me dei conta que os mais antigos eu já tinha usado, e ainda tinha outros tantos e continuavam entrando mais em casa.
Foi quando comecei a reforçar a preocupação apresentando o estágio de evolução com os terminados no mês. Acreditem, o espaço desta gaveta que eu usava para guardar os produtos que estavam esperando para serem consumidos passou a guardar as embalagens dos produtos gastos no mês até que no último dia eu fotografasse e jogasse fora. Ainda passaram-se meses até que eu sentisse que estava acabando. Teve um dia que eu parei para contar porque já não estava mais achando os potes de shampoo. Foi quando percebi que o esforço estava dando resultado.
Passei a usar um shampoo de tamanho tradicional e continuei o esforço com os condicionadores. Alguns meses depois também terminei os condicionadores, mas faltavam os sabonetes. O que mais me atrapalhou foi ter priorizado o uso dos sabonetes esfoliantes. Até que acabassem, pouco usei do sabonete em barra miniatura. Só em outubro de 2017 quando terminei com o esfoliante de açaí pude pegar as miniaturas que faltavam. E eram poucas. Eu sei que fui abrindo armário e fuçando nas gavetas, tirando tudo e toda vez achava mais algum produto. Logo devo fazer novo inventário e não se espante se descobrir que ainda tenho algumas miniaturas de sabonetes. Ainda demoro para poder voltar a comprar. Tenho até vergonha de mostrar o meu armário pois ainda tenho muita coisa. 
Escolhi 04/01/2018 como data para marcar o fim deste item quando eu finalmente abri a embalagem de um sabonete que não fosse miniatura. Eu já havia passado a usar shampoo e condicionador de tamanho tradicional.
Eu não consegui terminar dentro do prazo original do projeto e nem posso dizer que já não tenho mais miniaturas. Também não posso dizer que tenho apenas os produtos que estou usando porque eu tenho muitos sabonetes. E por isso que comecei a fazer os inventários. Para 2017 foi bem tranquilo, surpreendentemente eu não tinha tantos itens como imaginava. Mas resolvi me desafiar a diminuir a quantidade de itens e passar a somar outros tipos de produtos. E o desafio passou a ser grande. Para 2018 será ainda pior. Shampoos e condicionadores não serão problemas, mas sabonetes sei que ainda são.
Para a minha jornada minimalista ainda é muito pouco o que estou fazendo. Pretendo manter esta coluna do Terminados no Mês que mostra também as aquisições para me forçar a me manter na linha e não exagerar. Comecei a me preocupar com este exagero muito antes de criar a lista, o tempo do projeto terminou e eu não cumpri o item. Meses se passaram para que eu conseguisse controlar. Além dos shampoos, sabonetes e condicionadores, tinha outras tantas amostras de cremes, protetores, óleos de banho, perfume e tantas coisas do tipo. Não pretendo repetir este tipo de item numa lista futura já que agora diminuí mas ainda quero esvaziar completamente aquela gaveta para guardar outros produtos nela. Mas ao menos estou mais tranquila com os produtos que tenho em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.