quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Programa de Recuperação da Auto Estima

Estou quase terminando de contar sobre o que eu consegui fazer em 2017 e o que eu estabeleci para 2018. Mudando um pouco o meu foco para outras coisas, estou também olhando por uma nova perspectiva.

Um fator que eu não consegui lidar durante e após a gravidez é o ganho de peso e a alteração do formato do corpo. A maioria das mães diz que com o tempo dá pra voltar ao peso que tinha antes e perder a barriga. Mas mesmo depois de estar com o peso abaixo do que eu tinha antes, as minhas roupas continuavam não cabendo em mim. O formato do corpo ficou bem diferente. Tem mãe que reclama do tamanho do quadril, do formato e consistência do seio após a amamentação, algumas reclamam de varizes, estrias e, claro, a celulite. No meu caso, a minha costela se abriu e não fechou e a barriga não diminuiu de volume proporcionalmente.
Toda mulher tem suas inseguranças com o corpo, a maioria delas é bobagem que apenas elas reparam. Se é válido ou não, não quero julgar aqui, mas quero fazer uma tentativa de controlar as medidas para conseguir voltar a ter o corpo como gostaria que fosse.
Na primeira consulta com a obstetra a única ação foi pesar e ela foi categórica que eu não conseguiria evitar ganhar muito peso. Nem quis saber da medida da barriga, porque já achei que estava grande o suficiente para não conseguir usar qualquer de minhas roupas. E essa é uma parte difícil antes dos 5 meses, quando boa parte das suas roupas já não vestem direito mas é muito cedo para começar a usar as roupas de grávida.
Confesso que já estava um pouco acima do meu peso ideal, queria ter chegado aos 50 quilos, mas não me esforcei e nem cheguei a eles, estava com pouco mais de 51 e já na primeira consulta pesei 52 kg. Até o nono mês pretendia chegar no máximo a 60 kg. Não fiz qualquer tipo de regime, o que eu fiz foi controlar para não exagerar, comer porções pequenas com uma frequência maior e procurar comer direito na maior parte do tempo. Apesar de algumas pessoas que conheço terem ganhado 3 ou 4 quilos somente, estou sendo realista que não vou conseguir engordar menos do que os 9 quilos esperados. Na outra gravidez cheguei praticamente a 12 quilos, engordava entre 1,5 e 2 quilos entre as consultas.
Felizmente na primeira consulta, quando pesei 52 kg, eu já estava com dois meses. Na consulta seguinte com um pouco mais de 3 meses, consegui controlar e engordei pouco, menos de 1 quilo. Então tenho esperança de não engordar demais. Durante a gravidez fui fazendo vários ajustes na minha dieta por conta da vitamina D que estava baixa, para ajudar no funcionamento do intestino que fica preguiçoso, depois para amenizar as câimbras que eu vinha sentindo, e para controlar o ganho do peso. Eu comentei sobre algumas dicas que aprendi cuidando desta gravidez. O resultado foi bem satisfatório, com 5 meses eu cheguei aos 56 kg e aos 7 aos 58 kg. Claro que eu preferia não chegar aos 60 kg e ficar abaixo da minha meta, mas como não cheguei aos 9 meses eu não sei qual peso cheguei.
Não sei direito o que vou fazer, é tudo muito complicado neste começo. A minha ideia era um plano adequado para voltar a forma, tanto quanto possível. Como sei que a medida que eu tinha antes da primeira gravidez é irreal, quero estar ao menos melhor que esta primeira medida da segunda gravidez.
Não pretendo fazer nenhum tratamento estético e nem cirúrgico. Pelo menos nos primeiros 2 anos. Dependendo dos resultados neste período, avalio o que pretendo fazer.
Nos primeiros meses pretendo controlar só com uma dieta balanceada, quero usar a cinta direito e não me desgastar além do necessário. O peso eu praticamente já perdi. Falta menos de 1 quilo, mas estou amamentando e me recuperando de uma cirurgia.
Assim que fui liberada para fazer exercícios, optei por intensificar as caminhadas, ainda sem tentar exercícios físicos mais direcionados, creio que tenho tempo para isso.
Daqui a alguns meses, além da dieta que eu vou passar a ser mais rigorosa, vou inserir alguns exercícios físicos e vou intensificar com caminhada e corrida. Uma vez por mês, atualizo o programa e as medidas.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Os Livros que eu Dei, 2017

Além do esforço de trocar livros, em 2017 voltei a separar sacolas com livros para doação.
Em 2016 separei 2 pacotes de livros infantis para a campanha de arrecadação de livros e brinquedos para o dia das crianças e ainda separei meia dúzia de livros que eu tinha disponível para troca e doei na biblioteca do trabalho.
Em 2017 resolvi fazer um pouco diferente, separei duas coleções que tinha completas e dei para meus primos adolescentes.
Uma das coleções eu li em 2016, a série Beijada por um Anjo. Eu havia comprado em uma época que ainda pegava muitos livros viajantes e acompanhava muitos blogs literários que divulgavam todos os lançamentos imperdíveis. O tempo foi passando e muitos livros que comprei nesta época, bem como muitas séries que comecei a ler ficaram esquecidas. Então resolvi ler esta série com a intenção de colocar para troca. Mesmo depois de ter terminado os 6 volumes, ninguém havia manifestado interesse em nenhum dos livros então achei que era melhor dar. E lembrei destes primos. A série é bonitinha, bem adolescente mesmo. Gostei dos personagens e comentei um pouco sobre ela nos resumos (quando li ainda estava conseguindo publicar os resumos semanais). Eu fiquei esperando para ver se conseguia trocar e aproveitei para entregar junto com a outra série que eu estava lendo.
A série Os Dragões do Éter foi a outra que eu preferi doar. Comprei a trilogia em um box, por isso tive dó de fazer a troca separado, queria aproveitar e enviar junto os 3 exemplares. Por isso tive a ideia de fazer diferente e acabei preferindo dar para os meus primos também. Não lembro se cheguei a comentar alguma coisa sobre esta série. O autor é brasileiro, muito comentado pelos blogs literários. Tem uma escrita gostosa e muito caprichada. Ele criou um enredo épico de ficção num contexto dos contos de fadas, como se os personagens tivessem existido exatamente como nos contos que conhecemos, mas modernizados, gostando de rock, indo para a escola e fazendo as coisas que qualquer jovem faria nos dias de hoje. A realeza deste reino também é moderna. Enfim, gostei, mas sei que não leria de novo. Por isso resolvi dar.
Lembro que entreguei para eles ainda no começo do ano, fevereiro ou março. E pretendia fazer a mesma coisa outras vezes ao longo do ano, mas não consegui ler muita coisa. Estou esperando a oportunidade de receber meu irmão e separar outro pacote de livros para ele. Não sei que tipo de livros que possa interessar, mas tenho pelo menos uma coleção que me parece que vá agradar, só preciso terminar de ler.
Ainda tenho mais de 400 livros na estante. Eu tenho duas prateleiras de controle com os livros que eu já li e é delas que separo os livros para trocas. Conforme eu leio livros meus, vou colocando nestas prateleiras. Conforme vou trocando, deixo espaço na prateleira para completar com mais livros lidos. No começo do ano, uma prateleira estava completa e a outra pela metade. Com o avanço das trocas mais rápido que o das leituras, a prateleira que estava completa está com algum espaço e a que estava pela metade continua assim.
Vim mantendo uma lista de pelo menos 50 livros disponíveis para troca. E são destes livros que separo para dar.
Também tenho muitas edições de bolso que disponibilizo para trocas e são os que menos aparece interessados. Em 2017 foi um pouco diferente, mas geralmente são estes que eu levo para doação.
Ao longo do ano, controlei bastante as compras e as trocas para não acumular livros demais. Quase que comprei só livros infantis e mesmo estes, separei alguns para doação e trocas. Pelo menos uma vez por ano, consigo separar e entregar em alguma campanha, mas desta vez, fiz por duas vezes e retiramos muitos livros.
Vou continuar neste esforço em 2018, mas se conseguir ler muito mais livros meus, quero aumentar não só as doações como as trocas para reduzir o total de livros e esvaziar pelo menos uma prateleira.
Já estou com uma coleção separada para doação, mas ainda preciso terminar de ler alguns volumes. Espero conseguir fazer isso em janeiro para começar bem o ano.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Caderno de Organização 2018

Uma das coisas que eu pretendo terminar de usar são as agendas antigas, por isso me obrigo a montar um caderno com as minhas anotações de organização. São principalmente as metas e seu acompanhamento, as tarefas mensais ou semanais e a lista do que foi realizado.
Como eu canso de usar o mesmo caderno muito tempo, tenho usado a agenda de 2010 da gatinha Marie e a agenda de Cupcakes de 2013, cada ano uma. Como em 2017 usei a de Cupcakes, em 2018 voltei para a da gatinha Marie. Confesso que esta agora está bem perto de terminar. Em 2016 diminuí de 93 para 69 páginas. Estou na expectativa de gastar pelo menos umas 30 páginas. E olha que tenho muitas coisas anotadas nela. 
Quando começar a não ser mais viável utilizar as folhas como caderno, vou deixar as páginas que sobrarem como papel de rascunho.
Além destas duas, ainda tenho outras agendas guardadas em casa, a maioria com pouco ou quase nenhum uso. A última agenda que eu comprei foi a de 2013 de Cupcakes. Desde então uso estas duas, cada vez uma. Algumas informações acabo passando a limpo quando a lista começa a ficar muito riscada, mas acho que isso termina em breve.

A primeira seção ainda fica com a lista de livros que eu li. Costuma ser a maior parte das páginas já que ainda tenho listas de leituras gigantescas. Mas é justamente nestas listas que pretendo trabalhar em 2018 para reduzir em grande quantidade. Também tenho a lista de metas de leitura, a lista de leituras pendentes por projeto e a lista mensal que organizo as leituras de diferentes metas para tentar priorizar. Todas estas listas me ajudam de uma forma ou de outra.
Outra seção um pouco mais nova é a lista de metas de produtos para acabar de higiene e beleza. Desta vez, é neste caderno que está anotado o inventário. Mas também tenho os produtos de 5 para terminar e os que devem ir para as metas mensais.
Como aqui uso uma mesma página para anotar as metas mensais e vou salvando por cima, neste caderno eu tenho a lista separada por mês. Pelo menos para os itens que estão entrando naquele mês.
Continuo também anotando os compromissos próximos, principalmente as consultas médicas e exames meus e das crianças.
Assim como no ano passado, deixo uma parte para anotar as ideias que depois eu preciso desenvolver. Algumas são os projetos que eu realizo para organizar a casa ou para decorar em algum evento.
Por fim, também tenho feito listas para eu não me perder. A lista de compras dos projetos, a lista de tarefas para um evento que eu vou organizar (com a respectiva lista de compras), a lista de filmes ou episódios que eu assisti para não repetir e a lista de livros que eu quero para tentar conseguir em troca ou comprar.
Estou começando um novo projeto e por isso vou manter por mais um ano o diário alimentar para eu estabelecer metas de consumo e manter o esforço para diversificar a alimentação mas manter a alimentação saudável. Não quero ter que entrar em treinos muito puxados, mas quero ter resultados com os poucos exercícios que consigo fazer.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Inventário - Itens de Higiene e Beleza

Apesar de todos os avanços que fiz em 2016 e 2017 com a redução deste itens de higiene e beleza ainda tenho muitos excessos. Mesmo diminuindo, é trabalho para alguns anos. Eu não vou fazer propriamente um inventário, eu já fiz. Demorou bastante, mas estou melhorando. Nos próximos será mais fácil apenas atualizar a lista. Separei algumas fotos e agora vou comentar.

Na parte superior da bancada, com os produtos que estão em uso, já são poucos os itens e praticamente nenhum que estava aqui no ano passado. Já não deixo itens reserva por cima da bancada e nem itens duplicados em propósitos, o que reduziu a variedade de produtos usando ao mesmo tempo. Depois que acabei a temporada de destralhamento, estava com alguns produtos duplicados que finalmente acabaram. Das fotos que eu tinha de 2016 e 2017, consegui trocar quase todos os produtos. Além de renovar estes produtos algumas vezes e trazer aqui os produtos da vez, continuo querendo diminuir a quantidade de itens por cima na bancada.  Do que está por cima, ainda pretendo tirar o óleo em breve. A maioria dos itens que aparece agora estava listado no inventário passado, mas alguns são novos.
A parte suspensa, próximo ao espelho ainda preciso diminuir e renovar. Consegui a grande alegria de acabar com um corretivo e diminuí bastante a quantidade do batom e do gloss. Mas eles já estavam aqui antes mesmo do outro produto que eu usava antes acabar. Este será o meu esforço principal agora em 2018, trocar estes 3 itens por um. O batom está no potinho da frente que precisei desmanchar. Um dos gloss tem bem pouco e consigo terminar em poucos meses. Também quero acabar com o corretivo e o lápis que estão por cima, mas sem grandes expectativas. Ainda deixo aqui alguns itens de maquiagem para me forçar a usar, mas confesso que uso muito pouco. Todos estes itens já estavam aqui, apenas a base estava guardada e subiu para a prateleira. Ainda tenho outros produtos guardados que quero trazer para uso.
Já no nicho lateral, praticamente não mudou nada. Tirei um repelente para usar na escola, mas não consegui acabar nem com ele e nem com os outros que estão por aqui. Usei uma das miniaturas de protetor solar facial e terminei com o creme para o rosto que vinha usando o ano todo. Estou perto de terminar outro e quero aproveitar para usar as muitas miniaturas e amostras que tenho antes de partir para o próximo. Como ainda preciso de alguns meses, ainda vou ficar com este nicho poluído. O mesmo para um dos cremes para as mãos que está acabando mas ainda demora mais um pouco. Eu coloquei estes itens mais a vista para usar logo mas não funcionou. Está praticamente como estava antes.
Eu não mencionei no ano passado também os produtos que estavam em uso no chuveiro. Os produtos que estão lá estavam antes no armário, apenas um deles que já estava lá e continua que é o creme de tratamento para o cabelo. E é outro que eu preciso acabar logo para usar as minhas miniaturas que estão guardadas, mas vou falar delas depois. Neste nicho lateral está tudo praticamente como estava antes.
Ainda tinha alguns produtos no armário embaixo da pia. Ao mesmo tempo que é um espaço grande, é um lugar de difícil acesso e tumultuado com os produtos. Alguns dos produtos que estavam lá coloquei em uso, mas a maioria está ainda no mesmo lugar. Como estou tentando esvaziar de produtos meus o gabinete do banheiro social, as aquisições recentes e os presentes deste fim de ano agora estão nesta parte. Então nesta parte tem muita coisa nova para ser listada. A maioria são cremes. Foi a parte mais demorada do inventário. Aqui também ficam os esmaltes, que como eu disse, tenho muitos. Desta vez contabilizei apenas a quantidade bruta, sem distinção porque não era intenção somar no inventário, só no ano que vem. No fim do ano, mesmo que tenha acabado algum, só vou poder comparar se aumentou ou diminuiu a quantidade.
Também tenho duas gavetas com produtos. Uma delas é principalmente miniaturas e produtos que recebo como presentes ou brindes. Não tive coragem de contar no ano passado, por isso estava com medo de encarar desta vez. não vou mentir, foi difícil, mas confesso que foi melhor do que imaginava. Ainda tenho muitos excessos aqui e sei que certamente é onde eu consigo os maiores avanços para a diminuição. Mas também quero continuar usando os meus outros produtos. Como já diminuí muito acabando com os shampoos, sabonetes e condicionadores, tenha certeza que o total é menor que teria sido se eu tivesse contado no ano passado embora tenha dado um valor absurdo. Dizer não significa muita coisa, é quase uma promessa. Só nessa parte tem mais de 50 itens que não foram contabilizados no ano passado.
E a terceira gaveta, que eu também não contei em anos anteriores ficam as maquiagens. Na verdade tenho duas bolsas, uma nesta gaveta e outra na sala. Os itens daqui até que não são muitos e eu os uso. Mas os outros são praticamente um estoque. Achei que tivesse mais coisas, mas até que nem tanto. Alguns itens pretendo usar até o fim do ano mas a maioria sei que não vou acabar. Apesar de não ter entrado na conta de itens em 2017, são pouco mais de 20. Em 2017 melhorou bastante ter usado corretivo, base e pó com alguma frequência. Ainda estou devendo usar mais os lápis, mas até os produtos para os lábios tenho usado mais. Ainda preciso usar as sombras. Mas batons e outros produtos para os lábios eu também reduzi bem e tenho chance de terminar bastante coisa. Diminuí muito pouco em 2017 mas me surpreendi ao contabilizar a quantidade de itens. Tenho chance de reduzir mais um pouco em 2018, principalmente se conseguir terminar os meus produtos para os lábios e o lápis de olho.
A maior parte dos meus produtos estava no gabinete do banheiro social. Resolvi usar este espaço para guardar toalhas e então redistribuí os produtos em duas gavetas menores. O que sobrou lá, em grande parte é de produtos das crianças. Infelizmente, ainda tenho muitos produtos, e sobraram alguns produtos que não couberam nas gavetas e está entulhado, mas consegui reduzir o espaço aos poucos.
Uma das gavetas tem os produtos infantis, que foram os que mais diminuíram. Apenas dois destes produtos já estava aqui no ano passado. A maioria dos novos foram compras, mas também tiveram alguns presentes. Apesar da quantidade de itens novos ter sido grande está mais ou menos na proporção de itens que saiu. Ultimamente também priorizei o uso de produtos de embalagens maiores então quando acabarem os demais serão consumidos mais rápido. Estamos com muitos produtos em uso sem terminar.
A outra gaveta está com os meus produtos. Consegui colocar em uso dois hidratantes e um sabonete líquido. Mas ainda tenho alguns cremes e principalmente sabonetes. Não faço ideia de quantos sabonetes e cremes conseguirei usar em 2018, mas espero conseguir guardar tudo o que sobrar no outro banheiro. Apesar de ter feito uma compra em 2017, ao comparar a lista vejo que não aumentou muito, comprei menos do que usei. Como os produtos que comprei/ganhei já comecei a guardar no outro banheiro, aqui continua praticamente como no ano passado.
Cabe até um parêntesis, eu não contabilizei os produtos que estavam em uso, mas na hora de fazer o inventário, achei melhor não riscar os itens que saíram do armário mas estão em uso porque ainda não acabaram. Então a lista ficou um pouco mais inchada do que deveria. Sei que ainda tenho muitos sabonetes em excesso, vou continuar usando os em barra, pegando pelos mais antigos e ao mesmo tempo quero pegar também os sabonetes líquidos, ainda tenho 2. E os hidratantes, fico feliz em dizer que estou conseguindo me manter fiel a só comprar um depois de acabar com 3, não comprei nenhum este ano. Espero no próximo inventário não ter mais produtos meus neste banheiro.
 Apesar de ter usado quase todos os produtos infantis que eu tinha listado, como eram muitos e alguns bem grandes, ainda tenho alguns que só devem acabar em 2018. Consegui controlar e, apesar de ter comprado produtos, ainda bem que poucos. Mas está diminuindo e devo terminar muita coisa em 2018. Tenho alguns produtos que não usamos muito tipo os cremes e a maquiagem e que guardo em diferentes lugares da casa e quero começar a trabalhar para também terminar. E a outra coisa que tem ganhado volume e quero reduzir são as coisas de cabelo (elástico, presilhas e etc). Por enquanto não entram no inventário, mas não duvide que logo estarão por aqui. Por fim, precisei adquiri muitos itens para bebês mas sei que ao longo do ano devemos usar tudo. 

O balanço geral é que consegui reduzir perto de 20 produtos do inventário passado e acrescentei 141. Como alguns itens não haviam sido contabilizados (amostras e maquiagem) e não terminei com tudo, a lista aumentou bastante, principalmente por causa das amostras. Está em 240. A minha meta era conseguir contabilizar todos estes e mesmo assim não deixar passar de 100. Sei que falhei feio, mas não tinha muita noção de quantos produtos gastaria em um ano quando estabeleci a meta e nem tinha noção de quantos itens ficaram sem contar. Dá muito trabalho e eu preferia não fazer.
Até o fim de 2018 preciso continuar evitando comprar e consumindo os meus produtos para reduzir e fazer caber nos espaços menores. Então novamente estou fixando como meta reduzir a menos de 100 itens e acrescentar na conta também os perfumes e os esmaltes. Só fazer reduzir a menos de 100 é possível, mas pouco provável. Considerando o tanto de produtos que tenho em uso e o quanto que terminei em 2017, passo a ter alguma chance. Acrescentar os quase 10 perfumes e os cerca de 20 esmaltes que tenho será um desafio bem maior para tentar ainda assim manter em menos de 100, mas já será muito bom se ficar abaixo dos 200. Estou confiante que desta vez todos os produtos terminados estão entrando na conta do inventário, então devo diminuir em muito mais do que os 20 de 2017. Apenas não comprando e usando o que eu tenho, tenho chance de conseguir. Alguns itens não tenho reposição, por isso terei que comprar e cerca de 80 são amostras ou miniaturas que eu consigo consumir mais rápido.
Como o mês já está acabando, também logo venho mostrar o que já acabou em 2018.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Calendário do Advento 2017

Este ano não estava muito empolgada com as tarefas do calendário, mas não queria deixar de fazer. Como este ano a criança já está lendo, mesmo que precise de um pouco de ajuda, o meu trabalho foi simplificado. 
Optei por usar o papel colorset verde que tinha em casa, escrevi numa face os números com caneta "prateada" e colei um sulfite com o texto explicando a tarefa no verso.
E sendo diferente todo ano, desta vez, o calendário foi a primeira tarefa e a criança precisava participar. Adiantei algumas partes, como a lista das tarefas e o recorte dos quadrados e depois chamei para colar e montar.
Diminuí, ao invés de fazer tarefas para o mês todo, limitei apenas para as 24 tradicionais. Tinham muitas tarefas que não conseguimos fazer no ano passado.
Pretendia fazer de outra forma, não sabia como, mas não tive muito tempo para pensar nisso então acabei colando em forma de árvore novamente. Só que desta vez, na porta do quarto da criança já que a árvore ficou um pouco menor.
Por mim já estava muito bom assim, mas depois começaram a pipocar as ideias: será que não dá pra por uma estrela nessa árvore? E se colocasse também num vaso e com enfeites?
E começamos a fazer a segunda parte desta árvore que foi a decoração.
Minha querida criança é bastante criativa e pediu para guardar o lacre do pote de nutella para fazer a estrela. Eu nem estava em casa, mas ela teve a iniciativa de guardar para usar. Depois pediu para eu desenhar que ela recortaria a estrela.
Já que esta árvore de natal tem uma estrela, por que não ter também as bolas? Então usei os retalhos de papel que cortei para fazer o móbile para cortar com o furador maior de círculo e colocamos na árvore. Ficou um pouco limitado mas era tudo para aproveitar os materiais que já tinha, assim como o colorset, a caneta prateada e até os papéis de rascunho.
Não deu tempo de bolar mais coisas. A execução das tarefas também foi muito fraca já que no dia seguinte a irmã nasceu e mal dava tempo para fazer as coisas do dia a dia.
Em 2018 quero repetir a experiência, mas vou aproveitar outros materiais que tenho em casa. já estou com as ideias de projetos.

domingo, 21 de janeiro de 2018

Balanço 2017 - Terminados no ano

Minha intenção inicial era fazer um balanço do que eu consegui terminar em 2016, depois de 10 meses mostrando os terminados no mês e os itens novos que adquiri. Agora eu já sei mais ou menos quanto eu gasto de cada coisa. Posso afirmar categoricamente que consumi mais do que adquiri. Mas 2017 foi um ano complicado por conta da minha intenção de engravidar e depois todo o processo de gestação que muda a rotina. Certamente, muitos produtos ainda terei que continuar evitando, mas até que consegui reduzir razoavelmente os meus estoques. O meu inventário realizado em janeiro de 2017 contabilizou 93 produtos. A minha meta era ao longo de 2017 não deixar passar de 100 mas incluir na contagem do inventário também as miniaturas e a maquiagem que não haviam sido contabilizados. Para isso, seria necessário reduzir e bastante a quantidade total de itens já que a minha margem era super pequena. Como eu não consegui acabar com muita coisa, no máximo 2 itens por mês, pelo menos não adquiri mais do que fui capaz de terminar.

Resumindo os terminados que estavam listados:
1. Desodorante Saver Royal Água de Cheiro spray;
2. Spray para pentear Seda Cachos Controlados;
3. Creme para Pentear Natura Plant Controle de Volume;
4. Gel de Limpeza Renew;
5. Corretivo facial Contém 1g;
6. Protetor solar facial Avéne 50 (50 ml);
7. Spray de brilho Charming (embalagem econômica);
8. Loção hidratante Victoria Secret´s Love Spell;
9. Creme facial Avon Renew 25+;
10. Sabonete esfoliante NativaSPA Açaí;
11. Colônia Tom & Jerry (100 ml);
12. Gel-creme toque limpo Protetor Solar 30 LaRoche- Posay;
13. Sabonete em barra Johnsons baby óleo de amêndoas;
14. Sabonete em barra Johnsons baby hora do sono;
15. Sabonete em barra petit Sophie O Boticário;
16 e 17. Shampoo e Condicionador Marie Betulla;
18.  Condicionador Johnsons baby Cheirinho Prolongado (200 ml);
Muitas miniaturas de sabonetes, algumas de condicionador e alguns envelopes com shampoos e cremes.

Então, daquela lista inicial de 93 produtos, restam ainda 74. Claro que alguns destes itens estão em uso e podem acabar em alguns meses ou até daqui a alguns anos. Mas a ideia é acabar logo com a maioria. O balanço que eu consigo fazer é que é razoável pensar em terminar cerca de 20 produtos ao ano, considerando o tipo de produto que eu tenho armazenado e a frequência de uso. Ainda tive um agravante que enjoei do cheiro dos produtos que vinha usando e fiquei alguns meses usando o mínimo possível. Mas isso é algo que qualquer um está suscetível a acontecer e um dos principais motivos de eu precisar diminuir a quantidade de produtos que tenho.
Outra consideração é com relação a miniaturas. Eu tentei priorizar o uso delas, mas ao longo do ano fui ganhando outras. Mas também tinha outros produtos para usar que foram ficando de lado. Acho que é razoável sempre intercalar algumas amostras com produtos de tamanho tradicional senão não vou conseguir usar nunca os produtos que já tenho em casa. A maioria das miniaturas que eu tinha em casa eram shampoos, sabonetes e condicionadores. Estes agora são poucos, então quero priorizar as outras miniaturas que ainda tenho para esvaziar mais a gaveta.
A melhor parte disso tudo foi que aprendi a usar alguns produtos que eu tinha em casa e estavam encostados. Aprendi a organizar os produtos que eu tenho de acordo com o uso e não deixá-los espalhados por diferentes lugares. Às  vezes sinto falta de um batom na bolsa, mas ele estava sempre melado e eu não conseguia usar.
Antes de concluir o assunto, se eu contabilizasse apenas os mesmos tipos de itens, teria conseguido me manter com menos de 100 produtos listados, já que pouca coisa comprei, ou mesmo ganhei neste período.  Mas é claro que eu sempre quero um desafio, né? Então quando trouxer o inventário completo, já terei somado o que havia ficado de fora: as miniaturas e os itens de maquiagem. Como ainda tenho muitos produtos estocados, vou continuar fazendo os terminados no mês e ainda quero fazer mais projetos para terminar ao longo de 2018. A parte de comprar está bastante controlada, praticamente só fiz uma grande compra, como no ano passado, mas preciso ser perseverante. Quero voltar a fazer novo inventário no início de 2018 (aliás, já comecei) e conseguir ter um único local da casa com todos os produtos como faço com os alimentos. E apesar de todo o medo que eu estava de encarar a gaveta de miniaturas, fiz um pequeno apanhado e agora sei que passam de 50 itens. Então não consegui me manter com menos de 100 no total. 

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Metas de 2018: Produtos de Higiene e Beleza

Como eu já comecei a contar no inventário, estou com uma proposta diferente para 2018, não quero listar apenas os 5 para terminar. E espero terminar bem mais do que os pouco mais de 20 produtos que terminei em 2017.

A primeira meta é manter a contagem de produtos de higiene, beleza, maquiagem, miniaturas, perfumes e esmaltes menor do que 100 itens. Já estou partindo de um número muito maior. Provavelmente está é a parte mais difícil da minha meta. Mas considerando como foi em 2017 e que em três meses do ano eu quase não usei nada, só o sabonete, creio que tenho alguma chance.

A segunda meta que também é difícil mas nem tanto é terminar os produtos para os lábios que estão sobre a bancada. São estes 3 itens que representam a última leva de produtos velhos que eu tenho e que quero acabar logo. Apesar de saber que um batom dura cerca de um ano na quantidade de usos que costumo fazer, o batom que usei em 2017 está bem perto do fim e por isso desmanchei a embalagem. O gloss incolor eu percebi que usei praticamente a metade do que tinha em 3 meses, então devo terminar em mais 3 meses. E o terceiro produto que também é um gloss eu tenho esperança de também conseguir terminar nos outros 6 meses do ano. Se não for possível será por pouco, mas creio ter chance de ainda abrir mais um produto.
Edit.: Terminei o primeiro item em 11/07/2018.
A terceira meta já é um pouco mais tranquila. Escolhi para usar ao longo do ano o mesmo creme facial que já estava em uso desde outubro. Como não tem muito, devo terminar com certa facilidade. Então abro espaço para usar as muitas amostras de cremes que eu tenho e também os protetores solares faciais que eu tenho muitos. Além destes, também tenho um refil para este creme. Não sei se eu mostrei aqui antes, mas é um creme de nata para pele muito seca. Tento usar diariamente pela manhã. No verão não consigo usar tanto, mas no inverno, me ajuda bastante. Se esta meta funcionar bem, também vou reduzir muitos itens do meu inventário.
Edit.: Terminei em 18/06/2018.

A quarta meta é eliminar uma categoria de produtos que eu não uso muito mas tenho em casa. E optei por focar nos sabonetes líquidos que agora só tenho mais 2 sendo que um é miniatura. Eu achei que diminuir as variedades de produtos com mesmos propósitos foi muito positivo, mesmo me fazendo demorar mais tempo para terminar com as miniaturas. Então quero terminar com estes produtos que são tão poucos e depois volto a olhar para a minha quantidade infinita de sabonetes em barra. O frasco maior já estava aberto, em uso, mas sei que ainda demora uns 3 meses para terminar. Esta meta também não é muito difícil.
Edit.: Terminei em 1/05/2018.

E a quinta meta é para olhar para os produtos que eu pouco uso mas tenho em quantidade exagerada. Escolhi terminar com ao menos um esmalte com cor. Fiquei um tempo sem esmaltes, depois cheguei a comprar alguns, mas quase sempre eu usava duas ou três vezes e depois guardava. Por influência da minha filha, acabei comprando e ganhando novas cores e acho que estou com muitos. Como todos foram pouco utilizados, é difícil escolher o que está mais gasto para terminar. Também tentei usar mais os neutros mas também não funcionou. Então vou separar dois e tentar usar a cada 15 dias. Se nem assim eu conseguir terminar um vidro de esmalte, vou ter que começar a jogar fora os que forem engrossando. Não fotografei porque ainda não escolhi. Mas devo mostrar algumas opções quando for expor o inventário.

Complementando as metas, também separei 5 produtos que estão em uso mas eu uso pouco para terminar ao longo de 2018, como eu já fiz nos anos anteriores. Não vou mentir que a chance de não terminar nenhum é grande, mas se não fizer assim, certamente vão continuar por aqui por anos.

Um deles é o óleo nutritivo para o cabelo da Garnier. Eu não gostei muito do produto, ainda acho o cheiro enjoativo mas quero terminar antes de comprar outro. E sinceramente, não sei o que comprar. Sugestões? Já passei bastante da metade, conseguiria terminar em uns dois meses, mas não consigo usar muito. Este parece ser o item mais fácil de terminar. Preferi tirar a foto no começo do mês para conseguir acompanhar o avanço.
Edit.: Terminei em 12/03/2018.

Outro produto é o óleo natural Johnson's. Eu comprei para usar na pele de bebê, mas acabei pouco usando. Lendo recomendações no internet, percebi que daria certo usar este produto nas minhas cicatrizes que ressecam com mais facilidade. E eu gosto do resultado, mas mesmo assim acabo não usando todo dia. Como além disso aplico uma quantidade pequena, o produto rende demais. Pode ser que eu não consiga terminar até dezembro, mas gostaria de tentar. Já consegui ver algum progresso desde que comecei a usar no ano passado, mas realmente é muito produto. Tenho a expectativa de terminar só no fim do ano mesmo.

Em 2017 eu consegui terminar com um corretivo e agora tenho usado um outro que também não deve durar muito, mas quero terminar a base líquida que eu tenho. Não dá pra ver quanto tem na embalagem, mas o produto está usado. Cheguei a usar algumas vezes em 2017 e tenho deixado por cima. Fazia parte da lista de 5 para terminar em 2017 mas nem cheguei perto. Qualquer item de maquiagem é difícil de terminar, a base inclusive, mas como eu já terminei um corretivo, me dou o direito de tentar desta vez com a base. Eu percebi que não gosto muito de base, principalmente a consistência líquida. Quero testar outras possibilidades.

Eu tenho colocado todo ano também um perfume (ou colônia). Este ano, pretendo terminar este frasco de colônia de baunilha da marca Carefour. É um produto importado, antigo e já está bem usado. Deve estar mais ou menos na metade pra menos. O cheiro é um pouco forte para usar todo dia, por isso sempre acabo optando por outros produtos. Desta vez quero tentar colocar para uso diário até terminar porque o produto é antigo, mas tenho outros produtos que vou usar junto. Na minha lista de tarefas estava contando em terminar um outro produto antes de usar este, mas tenho esperança de acabar com ele também ao revezar entre dois produtos. Como disse, o meu inventário está muito maior que eu gostaria e preciso dar um jeito de tentar usar mais produtos para acabar com mais coisas.

Novamente resolvi colocar o creme de tratamento para os cabelos. Eu acabo não usando com a frequência devida e eles vão ficando. Como também estou com algumas miniaturas destes cremes em casa e preciso reduzir o inventário, quero ao menos tentar terminar este pote até o fim do ano. Estou disposta a tentar usar também os outros produtos para não ter tantas miniaturas, mas acho que não é impossível. Apesar de usado, o pote está bem cheio. Mas meu cabelo também já não está tão curto. Então, vamos ver o que eu consigo fazer.

São muitas metas e principalmente muitos desafios. Pelo que eu me conheço, terei muitos motivos para não cumprir nada. Mas eu preciso tentar. Assim que puder venho contar o meu progresso.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Móbile de Origami

Apesar de eu ter começado os projetos em setembro e ter que escolher poucas coisas para fazer, até que estou conseguindo fazer bastante coisa. Está corrido, estou juntando sempre dois projetos ao mesmo tempo e com pouco tempo para execução, mas confesso que dificilmente teria tempo para fazer mais do que isso em situações normais. A execução até foi no prazo, mas a publicação ficou bem atrasada.
A ideia do Móbile surgiu quando uma amiga engravidou, lá por 2008/2009. Não lembro por que eu acabei não conseguindo fazer. Comprei alguns papéis mas não achei todas as cores que queria. Só sei que a criança nasceu e o projeto ficou arquivado. 
Este ano, quando comecei a mexer nos papéis do escritório para procurar alguma coisa, acho que o plástico de encapar caderno, achei os rolinhos de papel lá guardados. Quando guardei os papéis que sobraram do aniversário eu não vi, quando precisei enrolar e guardar os papéis de presentes, também não vi, mas eles estavam lá. Com a desordem que minha casa viveu nos últimos meses, estava ansiosa por usar o máximo de material que eu tinha no escritório e uma das coisas que eu estava de olho eram os papéis. Ainda tenho muito por fazer, mas aquelas 5 folhas de papel brilhante começaram este projeto.
Pensando no projeto de 2008, eu ainda estava com 2 livros de dobraduras que peguei emprestado para este projeto e que acabei não devolvendo. Como também estou tentando devolver tudo o que não é meu e diminuir a quantidade de livros da estante, reconheci como o momento para finalizar este projeto e seguir adiante. 
A parte mais importante é fazer o móbile de origami que está nas minhas metas mensais, mas para devolver o livro ainda quero fazer pelo menos uma vez cada uma das dobraduras e ler o livro. Esta segunda parte eu espero não demorar muito para fazer, mas a primeira parte é o que eu venho contar aqui.
Como contei, eu tinha alguns papéis guardados para fazer as dobraduras, mas não queria perder errando, então fiz primeiro em papéis de rascunho que eu ainda tenho muitos em casa. Algumas eu acertei de primeira, outras tive que fazer várias vezes. Eu não tinha fechando no projeto quais bichos seriam. A ideia inicial era testar bichos diferentes, mas queria algo bem colorido. Como estava demorando muito para acertar alguns, optei por fazer só os passarinhos, que eu já sabia mesmo fazer. E como sempre, mesmo o que eu fiz errado virou brinquedo, colorimos, enfeitamos e só depois de aproveitar bastante, jogamos fora o que não teria serventia. Ainda pretendo fazer os bichinhos que faltam para terminar o livro.
Outra dúvida que tinha era o tamanho, então cortei os papéis em diferentes tamanhos e também testei nos papéis que eu já tinha antes de cortar as folhas que estavam enroladas. Estes papéis também deviam estar mais de 20 anos guardados. Como ficaram num tamanho bom, preferi cortar o rolo todo do mesmo tamanho e guardar o que sobrasse em um envelope. No fim, demorei um pouco mas cortei as 5 folhas. Até as sobras de papel guardei para furar e fazer montagens. Ainda não sei bem o que vou fazer, mas certamente teremos muitas brincadeiras de dobraduras com estes papéis.
No total, com as cores de papéis que eu tinha, acabaram ficando 10 passarinhos. Eu pretendia usar uma estrutura em Cruz, como se fosse um marionete, então usei 2 passarinhos por cordão. Combinamos mais ou menos no olho para ter um pouco de contraste. Confesso que fico com medo da poluição visual, mas o móbile é algo que eu posso remover  do berço se entender que não está ajudando. Como usa por apenas alguns meses, não vou me ressentir se por acaso estragar e tiver que jogar fora. A estrutura mesmo, dá pra ser aproveitada depois. Demorei bastante para finalizar porque não tinha material para esta parte da estrutura de madeira.
Com o projeto pronto, cabe explicar que cogitei usar fio de náilon como cordão, mas como é para um bebê se distrair, fiz com linha de pipa mesmo. Também demorei para escolher o reforço na fixação do passarinho no fio para não rasgar o pássaro com o nó. Acabei usando umas miçangas de pitanga transparente que eu comprei para outro projeto e faz também uns 7 anos e ainda tenho em casa e não acaba. A estrutura de madeira que usei são as hastes de um calendário de pano para pendurar na cozinha. Demorou, mas achamos guardadas para este uso. Se estiver faltando algum detalhe posso tentar explicar melhor ou reproduzir depois. Não ficou excepcional; afinal, não tenho muito treino nesta técnica, mas gostei bastante do resultado. Outra parte incrível foi usar materiais que eu tinha em casa sem sair para comprar nada. Eu resisti bastante nas escolhas finais por justamente preferir usar só o que eu já tinha em casa.
Parece simples, mas foram bem umas 4 tardes de execução deste projeto. Estes projetos são muito importantes para mim, principalmente por serem coisas que estavam rodando pela casa sem uso mas que foram adquiridas por um propósito. Infelizmente não estou conseguindo fazer tudo o que eu gostaria, então estou entregando o que eu tenho prazo e guardo o resto para terminar depois. Espero não ficar mais 10 anos com o livro guardado aguardando terminar. 
Ainda fiz mais alguns enfeites para o chá de bebê que quero tentar contar um pouco mais por aqui em breve.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Terminados em Dezembro

Dezembro começou muito doido para mim. Não tive como me ater a metas e precisei comprar muita coisa. Também demorei muito para conseguir tirar as fotos, mas o texto já estava pronto.

Consegui usar duas miniaturas de sabonete. Agora só falta mais uma e em breve vou poder abrir um sabonete de verdade.
Terminei com um envelope de creme que eu carregava na bolsa e não sei onde está a embalagem vazia. Devo ter descartado. Está longe de terminar com os envelopes que eu tinha mas já foi algum avanço já que não conseguia pensar direito em boa parte do mês.


Como estava com pressa para terminar as miniaturas, deixei de lado de novo o sabonete líquido. Agora que estou na última devo voltar a usar.
O batom que vinha usando, optei por desmanchar a embalagem num pote e estou aplicando com pincel. Já descartei o original, mas mostro o que sobrou em breve. No dia a dia, acabo usando outro produto que é mais prático, mas quando voltar a trabalhar devo voltar para este produto que sei que não demora muito a acabar. Já os outros produtos, estou começando a ver algum avanço. Tenho muita coisa para terminar em 2018.
Finalmente o óleo para os cabelos está acabando e já é difícil retirar produto da embalagem. Não vejo a hora de terminar.
Por incrível que pareça, tive algum avanço no frasco de borrifador da colônia. Agora sei que consigo terminar no próximo mês.
O creme facial eu tenho tentado usar, mas continua difícil perceber que esteja diminuindo. Já separei o próximo e talvez intercale com o uso deste para me motivar.
Até usei algumas vezes um creme para as mãos que já mostrei aqui. Falta pouco para acabar, se eu continuar usando.
Quase terminamos com o frasco menor de shampoo que estava em uso. Ainda tenho produto para alguns meses antes de abrir o próximo.
E o sabonete líquido infantil que parecia infinito agora também está terminando.

Comprei muitos itens de higiene para bebês mas tentei não exagerar. Ainda tenho outras embalagens de lenços umedecidos em casa, bem como sabonete líquido para criança, mas primeiro quero usar estes de recém nascido.
Não resisti e também comprei um kit só pela frasqueira que nem coloquei na foto. Também não vou usar os itens por agora. Estão guardados para depois.
Também já tinha pomada para assadura e creme de prevenção para usar, mas espero não precisar deles. Ganhei uma amostra na revista  que nem coloquei na foto e mais uma de presente.
Por fim, havia escolhido este talco em gel, o álcool etílico higienizante e a loção anti-mosquito.

Dezembro é um mês complicado, não consigo evitar aquisições. O ideal seria que eu também terminasse muita coisa. Mas não foi desta vez. Em breve mostro o balanço do ano e o inventário de 2018. Tenho muitas metas e espero cumpri-las.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Balanço Mensal - Dezembro

Leituras de Dezembro


Que mês difícil. Tentei gastar o máximo de tempo possível lendo, mas não tive tempo para nada. Muitas metas que eu poderia atender ficaram por pouco. Mas consegui terminar alguma coisa e isso por si só foi uma vitória. Esperava fazer repouso e ler bastante nas férias, mas ainda não tive férias. E não vou ter tão cedo.

Andamento das Metas

1) Ler 120 livros faltam 06
2) Ler todos os livros comprados até 2012 faltam 16 + 38
3) Manter uma Lista de Espera < 250 livros está em 329
4) Terminar 5 séries (IAN, Mundo de Tinta, Cemitério dos Livros Esquecidos, O'Hurley, Asas) faltam 9
5) Tenho e não lido < 200 faltam 135
6) Terminar a pasta Anteriores e IX faltam 1 + 12 + 13 + 5 + 21
7) Vou ler e não tenho < 100 está em 163
8) Terminar todos do Sidney Sheldon faltam 4
9) Alcançar 1400 livros lidos faltam 10

Ainda bem que acabou o ano. Estas metas ficaram para trás.

Metas de 2018

A partir do próximo mês venho atualizar nesta nova lista. Quase todos os itens de uma vieram para a outra e até estão menores. Preciso tentar eliminar mais coisas e tenho chance de conseguir.
1) Ler 120 livros. faltam 120
2) Manter uma Lista de Espera menor que 250 livros. está em 329
3) Terminar 5 séries da lista. 0/5
4) Tenho e não lidos menor que 200. faltam 135
5) Terminar pasta Anteriores. faltam 1 + 12 + 13 + 5
6) Terminar os projetos de leitura em andamento e escolher o próximo autor/coleção. faltam 12 + 4
7) Quero ler mas não tenho menor que 100. está em 163
8) Passar de 1500 livros lidos. faltam 113
9) Completar a quantidade de livros propostos das metas de anos anteriores (120+31+57+5). faltam 208

Lista de Janeiro

Ainda tenho muito para contar nos balanços que vim fazendo sobre as leituras. Apesar de ter mantido tudo o que sobrou de 2017, não tenho tantas coisas previstas para 2018, então devo conseguir reduzir esta lista mês a mês.

1. Constituições Federais 3/8
2. Problemas Interessantes de Matemática e Lógica
3. Tecnologia Mecânica v. 03
4. Ensaios Mecânicos Metálicos
5. Cem Anos de Solidão
6.  Amante Libertada
7.  A Ilha Perdida
8. A Grande Rainha
9. A Hospedeira
10. A Senhora da Magia
11. Os Últimos Casos de Miss Marple
12. O Mistério do Cinco Estrelas
13. O Prisioneiro da Árvore
14. Poirot e o Mistério da Arca Espanhola
15. Enquanto Houver Luz
16. Poirot Sempre Espera
17. A Bússola de Ouro
18. A Teia da Aranha
19. Autobiografia
20. Os Diários Secretos de Agatha Christie
21. Crime e Castigo

sábado, 6 de janeiro de 2018

Item 42: Dar um fim aos Sabonetes, Shampoos e Condicionadores

Nem acredito que posso contar este item com terminado. Eu já falei que guardo toda e qualquer miniatura que recebo de graça? É o meu lado mais doido falando mais alto. Mas como em todo processo de negação, até reconhecer que era um problema, não contei tudo o que eu tinha. Até o dia que me senti um lixo quando fui criticada pela quantidade de coisas que tinha. O processo todo é muito longo e falo sempre dele por aqui. Não ter não é um problema, ter dinheiro para comprar também não é um problema, mas para o que eu já tenho, sinto uma dificuldade muito grande em jogar fora. Não é nem problema de doar, por que isso até que faço numa boa, mas a sensação de jogar fora e ninguém poder aproveitar ou dar para alguém que resolve jogar fora me deixa com a sensação que estaria muito melhor aproveitado se estivesse comigo.
Estágio intermediário de acúmulo
E eu acumulei uma quantidade absurda de sabonetes, shampoo e condicionadores. Confesso que poderia usar mais, mas também poderia já ter jogado fora. Atualmente já não acumulo como antes porque pouco viajo. Mas também gasto bem devagar.
A dificuldade de usar essas miniaturas é que não necessariamente são produtos bons. Em geral são produtos genéricos, que atendem ao seu propósito de lavar o corpo e o cabelo, mas não quer dizer que se adapte ao tipo da pele e do cabelo, podem não ter o cheiro que eu gosto e posso ter que usar uma quantidade que me parece absurda para fazer espuma sem ter certeza que limpou já que é um produto que eu não conheço. No começo, eu usava como os outros produtos e ficava com uma sensação que o meu cabelo ainda estava sujo, ou estava muito ressecado. O mesmo para a pele. Depois resolvi deixar guardado para emergências, mas eu nunca ficava sem nada a ponto de ter que recorrer a estas miniaturas. Até que eu resolvi que não iria economizar neste tipo de produto que dura tanto. Eu preferia usar os produtos que me agradam sem desperdiçar. E os produtos que não me agradavam, ficaram sobrando em casa e eu não jogava fora. É um grande absurdo o tanto de espaço que eu tinha ocupado para um "e se..."
Como eu não queria jogar fora, comecei a usar. Mas eu comecei a me irritar com o avanço desse uso e queria acabar logo com eles sem jogar direto no lixo. Então coloquei como meta do projeto me resolver e dar um fim. Depois deste momento passei a usar sistematicamente todos os produtos que estavam naquela gaveta. Mas não eram todos os produtos que eu tinha. Aos poucos fui descobrindo que os meus excessos não estavam só nestas miniaturas e fui encontrando outros produtos nos banheiros. Neste momento eu também entrei num outro dilema: sobre desapegar nos produtos que vêm de brinde. Quer dizer, eu ainda viajo, umas duas ou três vezes por ano chego a ficar em hotel. E teoricamente, aquelas cortesias estão incluídas no valor da diária. Então por que desprezar e deixar lá ao invés de levar comigo. Será que eu deveria simplesmente jogar fora? Eu acho que nisso estou conseguindo chegar num meio termo. Tive muito receio de não terminar dentro do prazo do projeto e/ou acabar jogando tudo fora pelo simples prazer de me livrar de uma preocupação. Mas eu senti necessidade de ver diminuindo pouco a pouco e saber que estava acabando. 
Demorei para entender a urgência nesta medida, só vim a fotografar quando o problema já estava sob controle. Essa gaveta já esteve lotada e alguns produtos distribuídos em outros lugares. Lá pelo fim do período do projeto, esta gaveta que eu usava para guardar tudo já estava meio vazia a ponto de não justificar manter ela para isso. Cheguei a levar alguns produtos para perto do chuveiro para não me deixar esquecer de usar e acabar pegando outro produto, mas no outro armário não havia muito espaço. Foi muito importante ter conseguido esvaziar esta gaveta.
No começo do projeto por vezes eu não resisti e voltei para meus outros produtos. Foram muitos altos e baixos. Pensei que nunca conseguiria mas então me dei conta que os mais antigos eu já tinha usado, e ainda tinha outros tantos e continuavam entrando mais em casa.
Foi quando comecei a reforçar a preocupação apresentando o estágio de evolução com os terminados no mês. Acreditem, o espaço desta gaveta que eu usava para guardar os produtos que estavam esperando para serem consumidos passou a guardar as embalagens dos produtos gastos no mês até que no último dia eu fotografasse e jogasse fora. Ainda passaram-se meses até que eu sentisse que estava acabando. Teve um dia que eu parei para contar porque já não estava mais achando os potes de shampoo. Foi quando percebi que o esforço estava dando resultado.
Passei a usar um shampoo de tamanho tradicional e continuei o esforço com os condicionadores. Alguns meses depois também terminei os condicionadores, mas faltavam os sabonetes. O que mais me atrapalhou foi ter priorizado o uso dos sabonetes esfoliantes. Até que acabassem, pouco usei do sabonete em barra miniatura. Só em outubro de 2017 quando terminei com o esfoliante de açaí pude pegar as miniaturas que faltavam. E eram poucas. Eu sei que fui abrindo armário e fuçando nas gavetas, tirando tudo e toda vez achava mais algum produto. Logo devo fazer novo inventário e não se espante se descobrir que ainda tenho algumas miniaturas de sabonetes. Ainda demoro para poder voltar a comprar. Tenho até vergonha de mostrar o meu armário pois ainda tenho muita coisa. 
Escolhi 04/01/2018 como data para marcar o fim deste item quando eu finalmente abri a embalagem de um sabonete que não fosse miniatura. Eu já havia passado a usar shampoo e condicionador de tamanho tradicional.
Eu não consegui terminar dentro do prazo original do projeto e nem posso dizer que já não tenho mais miniaturas. Também não posso dizer que tenho apenas os produtos que estou usando porque eu tenho muitos sabonetes. E por isso que comecei a fazer os inventários. Para 2017 foi bem tranquilo, surpreendentemente eu não tinha tantos itens como imaginava. Mas resolvi me desafiar a diminuir a quantidade de itens e passar a somar outros tipos de produtos. E o desafio passou a ser grande. Para 2018 será ainda pior. Shampoos e condicionadores não serão problemas, mas sabonetes sei que ainda são.
Para a minha jornada minimalista ainda é muito pouco o que estou fazendo. Pretendo manter esta coluna do Terminados no Mês que mostra também as aquisições para me forçar a me manter na linha e não exagerar. Comecei a me preocupar com este exagero muito antes de criar a lista, o tempo do projeto terminou e eu não cumpri o item. Meses se passaram para que eu conseguisse controlar. Além dos shampoos, sabonetes e condicionadores, tinha outras tantas amostras de cremes, protetores, óleos de banho, perfume e tantas coisas do tipo. Não pretendo repetir este tipo de item numa lista futura já que agora diminuí mas ainda quero esvaziar completamente aquela gaveta para guardar outros produtos nela. Mas ao menos estou mais tranquila com os produtos que tenho em casa.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Balanço 2017 Metas Mensais

Criei uma página que coloco a minha lista de metas mensais e tento atualizar quase que diariamente. A ideia não foi minha, eu só gostei do jeito que a Elizabeth faz. E que artista que ela é com seus artesanatos! Além de uma estudiosa dedicada.
Mas o que eu pretendia contar é o que eu consegui atingir com estas listas de metas.
Como dá pra ver, dividi em alguma seções. Uma delas que uso para controlar o consumo de produtos que venho adiando me ajudou com itens que não só os que ficam em 5 para terminar. Alguns itens não fez tanta diferença já que eu acompanhava nos terminados no mês, mas para outros produtos que não os de higiene e beleza foi um bom incentivo. E a minha ideia é usar para aquilo que eu não tinha muito controle. Tenho colocado uns 2 ou 3 itens por mês e termino alguma coisa, mas o item vai ficando até terminar na lista de pendência. O perigo é a lista sempre crescer, mas percebi que aos poucos ela também diminui e às vezes é difícil enumerar itens para a lista. Esta me ajudou a focar em poucos itens por mês sem esquecer do que estava em 5 para terminar, mas principalmente me ajudou a cumprir alguns dos itens que estavam na minha lista 101.
As tarefas de mais longo prazo eu dividi em etapas menores mensais e consigo ir anotando o avanço. Usei isso para as leituras e os vídeos principalmente. E nas leituras entrei melhor com as edições kindle que às vezes sou displicente, com as leituras que estão há muito tempo em andamento e com a leitura das revistas que já estavam esquecidas. Aqui sou menos rigorosa que com a lista de leitura do mês e pelo menos melhorei aos poucos. Geralmente não termino tudo.
Com os vídeos tive altos e baixos. Todo o primeiro semestre estive envolvida em terminar os capítulos da novela que inclusive me tirou tempo de outras atividades. Aos poucos fui direcionando para os outros vídeos, principalmente filmes, que pretendia assistir e também fui retomando a minha listinha de filmes. E, quem diria, consegui retirar alguns DVDs do plástico e assistir. 
Tem uma outra tarefa muito longa que também ganhou um pouco por aqui, são as receitas. Tenho escolhido algumas para tentar realizar aos fins de semana principalmente. Por que dizer para testar duas receitas é diferente de testar receita de brigadeiro de paçoca e testar receita de frango com quiabo. Também tenho escolhido uma ou duas e tentado realizar. Mesmo com este esforço certamente demoro muito para atualizar o meu caderno de receitas. Mas esta foi definitivamente uma iniciativa que o controle de metas mensais não me deixa abandonar.
As minhas arrumações também são infinitas, mas dividindo algumas pequenas tarefas que eu consiga controlar, consegui avançar em vários itens de organização que estavam listados mas eu não havia concluído. Um exemplo foram as roupas que parece que a arrumação não tem fim. Consegui diminuir as pilhas de roupa que estavam aguardando triagem e identifiquei todas as roupas que estavam por cima. Aos poucos consegui até marcar as poucas que faltavam e ainda estavam no guarda roupa. Só assim para eu conseguir cumprir um dos itens da minha lista 101. Eu fiquei nesta atividade praticamente o ano todo. Só por agora consegui dar um descanso nesta tarefa e voltar a pegar outras tarefas de arrumação. Também me ajudou com as limpas em alguns setores da casa, como os maleiros, as revistas, a roupa de cama, etc.
Ano passado eu comecei a minha jornada para diminuir os livros e materiais de desenho que temos em casa. Aos poucos conseguimos diminuir, mas logo vieram mais. Então também estou usando esta seção para anotar o material que estamos tentando terminar no período. Não é tão imprescindível, mas penso que me ajudou. Do ano passado tinham vindo vários livros quase terminados que aos poucos fomos terminando. E foram surgindo novas propostas de artes para fazermos. Foi bem divertido o primeiro lápis que não dava mais para apontar. Depois o giz.
Por fim, fiz mais uma seção relacionada ao desapego. Por que sempre tenho um monte de coisa separada em casa, mas cada uma para um destino diferente. E elas vão ficando pelos cantos e o único destino que encontram é o da bagunça. A quantidade de itens que seleciono por mês é muito menos do que eu precisaria para colocar a minha casa em ordem, mas é um começo, tá? 
A minha intenção é continuar usando esta lista de metas mensais até conseguir cumprir um número maior de itens da minha lista 101, conseguir fazer mais arrumações na casa e principalmente, diminuir as minhas coisas realizando tudo aquilo que eu deixei para fazer um dia, ou que comprei isso e aquilo para fazer assim e assim e até agora não fiz. 

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

As Metas de Dezembro

A primeira vitória havia sido voltar a diminuir a lista. Novamente consegui terminar itens que não voltam mais para esta lista. Consegui realizar 4/26 tarefas. E a lista de janeiro já está disponível, com menos coisas. Ainda vou descobrir como será a dinâmica deste ano com todas as novidades que temos.

Organização: O enfoque maior não poderia deixar de ser as roupas. Creio que finalmente terminei de marcar todas as roupas que estavam nas sacolas. 
Esperava executar a grande faxina de férias, também foquei em outras organizações, mas sem a mesma determinação. Aos poucos estou conseguindo separar alguns produtos para venda/doação. 

Leituras: Procurei ler tudo o que estava atrasado durante os períodos de repouso. Consegui finalmente começar "O Quarto de Jacob" e também avancei nas outras obras do box da Virgínia Woolf porque depois de lido, terá outro dono.
Também tentei avançar na leitura das revistas e terminei as duas edições listadas.
Estava bem ansiosa em tentar terminar o máximo de leituras da Agatha Christie que eu ainda tenho em casa. Consegui ler 3, mas ainda faltam alguns que ficaram para 2018. Pelo menos esta meta eu tenho grande chance de atingir ainda nos primeiros meses do ano.
Tentei retomar as leituras que eu vinha fazendo no kindle, mas não cheguei a terminar uma edição.

Produtos: A rotina durante as férias é totalmente diferente que no resto do ano. Com relação aos produtos, sabia que talvez não terminasse nada. Avancei nos sabonetes mas ainda não terminei.
Falta também muito pouco para terminar o perfume do frasco de borrifador. Não posso dizer que terminei o perfume que estava em 5 para terminar. E ainda tenho um produto reserva sobre a bancada que eu pretendia tirar neste fim de ano, mas não deu.
Avancei também nos doces, mas como havia dito, no fim de ano tivemos muitas festas e quase que aumenta de novo.

Receitas: Nada. Preciso voltar a testar as receitas que tenho anotado e descartar as que não pretendo fazer.

Outras atividades: Na primeira semana corri para fazer o calendário do advento que já estava atrasado. Vou mostrar algumas fotos aqui em algum momento. Deu bem menos trabalho que no ano passado.
Consegui com muito custo dar uma ordem nas roupas de bebê que estavam separadas. E precisei de ajuda com esta tarefa porque Marina estava com muita pressa.
Ainda temos muitos livros de atividades em casa. Consegui descartar um, mas nem era um que estava trabalhando, foi mais porque achei e não havia o que fazer. Aproveitei para separar alguns materiais que não estão funcionando, principalmente canetas que não pegam e papéis muitos rabiscados. Não fez a menor diferença.

Então é isso. Ainda tenho muita coisa por fazer. Consegui concluir algumas tarefas gigantescas com as roupas, mas ainda tenho outras tantas que precisam avançar em 2018, as fotos e os DVDs.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Balanço 2017 - Metas de Leitura

Eu sempre contei feliz e satisfeita das minhas metas, que eu estava melhorando....
Depois de muitos anos, parei de aumentar as listas e praticamente só li algo que está listado. Mas porque raios as listas não diminuem? Por que são enormes. Até então, isso não era problema, mas agora eu me cansei delas.
Então não se surpreendam por eu não ter alcançado nenhuma meta, ok? Eu quero apenas refletir sobre o que eu me coloquei como meta e o que eu sinta a respeito dela para trabalhar em 2018.
Eu quero contar que sou muito feliz por conseguir terminar algumas séries que vim lendo nestes anos. Poucas, mas terminei. Não as que eu listei. E provavelmente comecei bem mais do que terminei.
Já faz uns dois ou três anos que não preciso me preocupar que a lista de livros que está em vou ler é muito menor que a lista de livros lidos. E até grandes coleções de alguns autores (tipo Agatha Christie) eu finalmente estou terminando. E isso é mérito das listas anteriores.
Mas agora está demorando muito para eu conseguir eliminar uma nova meta da minha lista. E é esta reflexão que eu vim trazer no balanço de 2017. Cheguei à conclusão que eu estou precisando parar de pensar em metas. E com isso, controlar menos as minhas leituras. Então gostaria de estar diminuindo as metas que eu me imponho.
Em 2017, apesar de eu ter mantido 9 das 10 metas que eu havia me proposto no ano anterior, não atingi algo que valha, nem as mais óbvias. Para 2018, eu gostaria de ter reduzido pelo menos mais uma já que não conseguiria reduzir os livros que eu tenho mas não li.
Uma das metas que eu gosto de acompanhar e pretendo manter é a lista de vou ler mas não tenho. Até 2017 estava tentando reduzir esta lista para 100 livros. No começo do ano estavam faltando 82 livros, mas nem cheguei perto. Não consegui e, por isso, sei que não vou conseguir zerar mesmo que leia uns 150 livros. Mas também sei que estou conseguindo muitos destes livros por trocas e também estou finalmente lendo os arquivos que eu tenho ali no computador. Continuo tentando deixar a lista com menos de 100, mas quanto menor esta lista, melhor. Hoje está em 163 livros. Não é completamente impossível e é bem provável, mas requer dedicação. Implica em focar apenas nestas leituras. Depois, para zerar esta lista, creio que em mais uns dois anos eu consigo. Acho que o andamento desta meta foi bom, mas poderia ter sido bem melhor.
Outra meta que eu acho que continua avançando e não vejo porque abandonar é a da lista de espera. A primeira versão da lista que eu digitei para excluir os repetidos havia quase 500 títulos. Foi muito bom ter conseguido reduzir e estar tão perto de chegar aos 300, mas sabe-se lá por quê eu achava que deveria reduzir para 250, creio que estava pensando em reduzir à metade. Sei que consigo baixar de 300 em 2018, mas também quero tentar fazer chegar aos 250 e de preferência reduzir ainda mais. No começo de 2017 estava em 363. Ainda está faltando muita coisa para ler em um ano só, são 329 livros numa primeira contagem, mas considerando que eu posso priorizar os que são leituras mais rápidas também tenho chance de conseguir atingir. O único problema é que posso ter que escolher entre uma destas duas metas. Mas a lista está em ordem de prioridade: vou ler mais não tenho antes da lista de espera. Sendo assim, esta meta sei que demoro bem mais para terminar, mas tirando o foco das outras listas e principalmente zerando as outras, posso ter chance de em mais uns 3 ou 4 anos zerar esta também.
Bom, estas duas metas são importantes que eu atinja porque está alinhado com outra preocupação: estou tentando reduzir obrigações. As listas terem deixado de crescer já foram uma grande conquista. Deixar de comprar livros também foi outra grande conquista. Conseguir me desapegar e doar alguns títulos, além dos que fui disponibilizando para troca também foi ótimo. Agora preciso começar a limpar os meus arquivos e esvaziar a minha estante. E para isso ainda tenho muito trabalho pela frente. Já comentei sobre as minhas trocas por aqui e também estou escrevendo sobre os livros que estou dando. Não vou colocar mais uma meta relacionada a quantidade de livros que eu tenho, pelo menos por enquanto, essa é menos importante que as outras porque estou muito mais longe de alcançar. Esta provavelmente foi a meta que menos se alterou ao longo de 2017. Totalmente inútil. 
Já sobre as outras metas eu não sei se devo continuar tentando estabelecer metas para concluir séries (ou deixar que elas sejam concluídas ao acaso) ou ler determinadas pastas de livros (já que foram sobrando livros que eu tenho menos vontade de ler) ou focar apenas a leitura nos livros que estão há mais tempo parados na estante. Sim, eu quero voltar a tirar alguns livros do plástico e quero ler mais livros meus, mas talvez não seja boa ideia escolher por antiguidade. Eu consegui avançar bem pouco nestas metas e vejo que não funcionaram em 2017. Faltavam 16 e eu diminuí para 10, coisas assim. Talvez apenas não seja um momento para eu fazer estas listas. A minha avaliação é que o meu avanço neste tipo de meta é insignificante. Por isso, penso que não estava lidando como uma meta. E provavelmente vou deixar um pouco de lado apesar de ter listado na minha lista para 2018. Este tipo de meta tenho mais chance de conseguir atingir se mudar a abordagem.
O resultado deste balanço é que foi muito bom ter conseguido reduzir de 10 para 9 metas de 2016 para 2017, mas ainda impossível reduzir mais do que isso em 2017. Com os esforços que estou me propondo em 2018, tenho chance de reduzir estas 9 para 8 ou talvez até 7. E vou deixar para tentar mexer nas outras em 2019.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Balanço 2017 Séries em Andamento

2017 foi um ano em que eu não me apeguei muito a nada. Fugi dos padrões, chutei as metas e fiquei sem fazer nada quando me deu vontade. Se fiz promessas, provavelmente não cumpri. Mas quando eu vim publicar, realmente falei a verdade.
Essa explicação é importante porque não sou capaz de afirmar que listei todas as séries iniciadas em 2017. Algumas eu dou por certo, que é o caso de:
"Diários do Lago";
a retomada de "Os Sullivans";
e "Garoto e Garota";
...Mas novamente descobri que é grande a quantidade de séries que eu havia dado por encerrada e descobri outras continuações. E neste caso, não descarto as "Crônicas Vampirescas" que eu terminei a lista mas descobri mais um volume, e "A Irmandade da Adaga Negra" que eu também terminei a lista e descobri mais 3 volumes publicados para autora que não necessariamente chegaram ao Brasil. E até "Cemitério dos Livros Esquecidos" que saiu um novo volume que eu não sabia que estava previsto.
Eu persegui terminar grandes coleções em 2017, como por exemplo: todos os livros da Agatha Christie. Em 2016 cheguei perto de terminar as Crônicas Vampirescas mas também não dei conta e deixei para 2017. Então, cada uma destas séries terminadas representa bastante coisa.
É o caso de "Dragões do Éter" que eu tinha um box e optei por terminar de ler e passar adiante.
Outra coleção que estava há tempos na lista é "Plenos Pecados" que eu finalmente encontrei os volumes que faltavam e terminei. Graças ao projeto de leitura para zerar a minha listinha de espera mais antiga.
A terceira coleção que dei por concluída são as "Crônicas Vampirescas" que pretendia terminar no ano passado, até listei em 5 para terminar e só terminei em 2017. Aproveitei e já avancei na leitura dos dois outros volumes das "Novas Crônicas Vampirescas " e também terminei os volumes publicados.
Também li a coleção das "Crônicas de Spiderwick" que estava listada. E se eu procurar um pouco consigo achar mais coisa que li.
Já entre as 5 séries que eu escolhi para terminar em 2017 consegui terminar o quarteto "Os O'Hurley" da Nora Roberts. Já havia lido o segundo volume, e estava com os outros 3 esperando para serem lidos.
Como já comentei antes, avancei em muitos volumes da série "Irmandade da Adaga Negra" e terminei alguns dos que eu me propus, mas preciso procurar os demais volumes para poder dar por encerrado.
E a terceira série que estava em 5 para terminar que eu tive algum avanço foi a "Mundo de Tinta". Consegui ler parte de "Sangue de Tinta" mas ainda falta "Morte de Tinta".
As outras duas séries eu não cheguei perto.
Por fim, também consegui ler a maior parte dos volumes que faltavam da minha lista da Agatha Christie. Ainda tem alguns volumes que não estão na lista, que não encontrei edição brasileira e preciso descobrir se já li todos os contos em outras edições.
E "quase" terminei também a lista de Sidney Sheldon, mas ainda faltam alguns volumes que ainda não encontrei.
Das séries que eu iniciei e terminei tenho para listar "L. A. Candy". Foi uma leitura rápida de poucos volumes e eu finalmente acabei. Nesta mesma linha também terminei a coleção "Os Mackenzie", da Lynda Howard; uma coleção em dois volumes da Bella Andre "Take Me"; e ainda outra coleção da Lynda Howard "Kell Sabin".
Agora, a quantidade de séries que eu acidentalmente comecei e não terminei eu também não procurei descobrir. Fica para a próxima atualização da lista.
Em 2018 vou mudar um pouco a dinâmica destas listas, mas vou tentar terminar algumas das séries que já estão listadas. Nem coloquei na minha lista de metas. Mas deixo para comentar nos próximos balanços mensais.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Mistura para Preparo de Risoto

Organizando os textos que mantive salvos, terminei esta avaliação que estava com a publicação pendente há muito tempo. E vamos começar o ano, limpando a casa.

Ok, eu falei que estava evitando o consumo de produtos industrializados, tanto quanto possível. Mas além do meu estoque fixo, permito a compra de alguns produtos excepcionais desde que não fiquem muito tempo na despensa.
Depois de muito tempo evitando, resolvi experimentar esta mistura para preparo de risoto da linha Tio João Cozinha & Sabor. Escolhi o Risoto Milanês que eu gosto bastante. Quando comecei a ler as instruções de preparo, o meu primeiro espanto foi o modo bastante complicado. Quer dizer, é o preparo de um risoto como outro qualquer que eu tenho muita preguiça de fazer. Primeiro tem que esquentar a água, depois é um arroz especial e conforme a água vai secando você vai colocando mais até dar o ponto. Segui rigorosamente as instruções e ficou gostoso, mas não foi isso que eu vim contar.
Como eu fiz de noite, para o jantar, estava bem cansada e com pressa e não me atentei a muitos detalhes. A primeira coisa que concluo é que as medidas passadas para a quantidade de água para o preparo não precisa ser seguida à risca, precisa parar de por água quando dá o ponto do cozimento. E a quantidade de sal que coloca na água é todo o sal do preparo. Como pus um pouco menos do descrito ficou levemente sem sal.
E eu só descobri depois o motivo: foi alterada a composição do preparo e foram retirados todos os sais e conservantes e o corante foi substituído por corante natural. Está escrito na embalagem e eu não havia me dado conta.
Eu gostei. Errei parte do preparo, mas foi culpa minha.
Bom, esta experiência só veio parar aqui porque resolvi que nem só de reclamações vive um consumidor. E neste caso, entrei em contato com o fabricante e relatei a minha experiência. Contei que fiquei surpresa e satisfeita por iniciativas que reduzem a quantidade de sódio e de sal nos alimentos preparados.
Usei o formulário de fale conosco do site. É o mesmo tipo de formulário padrão. Aproveitei para consultar o nome correto da linha de produtos e me despreocupei do resto. No dia seguinte recebi uma mensagem de agradecimento e só isso. A mensagem seria repassada ao setor responsável (?).
Duas semanas depois, já nem me lembrava mais disso e, preocupada com uma encomenda que comprei e ainda não havia chegado, encontrei na caixa de correio em casa um encarte com receitas e dicas de preparos dos produtos. Fiquei satisfeita com a atenção que recebi. Claro que me interessa experimentar receitas indicadas pelos fabricantes, tanto que prefiro pegar as sugestões nas embalagens e no site da marca.
Depois disso, ainda voltei a receber em algumas ocasiões um novo encarte com receitas que são estes da foto.
Já recomendei para outras pessoas e pretendo comprar novamente para tentar acertar melhor o preparo. Também quero experimentar algumas das receitas que vieram no encarte e fazer as minhas anotações de rodapé.
Não vai entrar para os produtos de uso corrente, mas passou a ser um produto indicado para o consumo eventual.
Agradeço ao fabricante pela atenção prestada ao receber um pequeno elogio e espero ser prestigiada novamente em outras oportunidades.