quarta-feira, 8 de junho de 2016

Item 38: Organizar a Gaveta de Jóias e Bijuterias

Não se deixem levar pelo título, a gaveta é de jóias e tem uma fechadura, mas eu uso para guardar bijuteria. Tem até algumas bijuterias finas, mas nada de muito valor. Eu me recusei a tirar foto do antes, mas era tanto potinho e caixinha e saquinho, e envelope que eu não sabia o que tinha. E eu suspeitava que houvessem brincos sem par e colares e pulseiras arrebentados. Só pegando tudo para separar e organizar para me resolver. Mesmo depois de arrumado, eu não sei dizer tudo o que eu tenho e tenho a impressão que está faltando coisa. Mas a triagem inicial foi bem feita.
Escolhi colocar este item por conta de dois problemas: não cabia tudo o que eu tinha na gaveta e além de eu não usar quase nada, não sabia mais o que eu tinha.
No fim das contas, como um dos resultados esperados é o descarte, tirei uma pequena quantidade de peças para doação. São coisas que ganhei de brinde e sei que não vou usar; coisas antigas que comprei e sei que não vou mais usar. Coisas que sei que já não combinam comigo. Estas vão virar prenda pra festa junina. Não têm nenhum valor afetivo para mim. 
Se eu fosse separar tudo o que eu não uso, provavelmente teria descartado quase tudo.
Também descartei algumas embalagens e juntei todas as caixas novamente na gaveta. Estas caixas, na maioria delas vazias, ocupavam muito espaço que eu já não dispunha.
Não está exatamente organizada, mas tudo o que eu tenho está nesta gaveta. As peças para festas, estão no fundo no canto da esquerda e as mais de dia a dia estão na frente mais para a direita.
Se for ver bem, eu nem tinha tanta coisa assim, mas tinha uma gaveta que era pura bagunça entulhada de coisas.
Ainda preciso fazer algumas arrumações localizadas.
Nesta caixa pequena de estrelas, tenho algumas peças para consertar. Preciso levar no centro para ver se vale a pena o conserto. Achei algumas pulseiras arrebentadas e brincos sem tarraxa. Uma delas que tinha um fio elástico estava completamente ressecada e desmanchou na minha mão. Eu troquei por um fio de nylon e deve funcionar por mais um tempo. Tem mais duas que eu preciso de um alicate bem fino, mas acho que consigo arrumar. Também tenho várias caixinhas com pingentes e apenas uma correntinha. Vou separar os que eu quero manter e deixar os outros juntos numa caixa só.
Essas caixinhas de jóias arrebentam muito fácil. Pelo menos três delas estão quebradas, então penso em substituí-las por outras que ao menos fechem direito sem eu derrubar no chão.
Nesta caixa de madeira também separei algumas coisas que estão com um talvez. Muitas eu devo acabar usando, mas não tenho tanto apego. Deixei junto brincos, colares e pulseiras. Reconheço que ainda cabe uma arrumação, mas não preciso me desfazer de tudo de uma vez. Conforme eu tinha separando uma a uma, percebi que estas eram um grande talvez. Algumas claramente eu queria me desfazer, outras eu queria claramente guardar, mas estas da caixinha ficaram com um talvez. Talvez eu use e talvez eu sinta falta. Creio que se eu voltar em outro momento consigo encarar melhor.
E por fim, também tenho estes saquinhos de coisas que eu comprei e ganhei, mas que usei muito pouco. Não me vejo me desfazendo, mas estou certa que é mais do que eu preciso e não faz sentido manter. Mas estas eu tenho valor afetivo e vai ser um pouco mais trabalhoso de separar.
Como o objetivo inicial era saber o que eu tenho e conseguir colocar tudo na gaveta e isto foi atingido, não me preocupo de deixar guardado coisas que eu não uso e não preciso. Mas tenho certeza que para continuar minimizando as coisas, vou ter que rever isso também em algum momento próximo.
Então, meio que sem a intenção de realizar este item, fui começando a separar as coisas e acabei me resolvendo. A proposta da lista de coisas a fazer é tirar preocupações da minha cabeça resolvendo o que me incomoda. E este item eu tive sucesso, felizmente. Estava desanimada com o andamento da lista, mas percebo que aos poucos está melhorando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.