segunda-feira, 27 de junho de 2016

A Alegria de Entrar na Reta Final e não Saber onde Está a Linha de Chegada

Eu quase acreditei que iria falar de corridas, mas apesar de estar conseguindo assistir com certa regularidade, não é este o caso. 
Fiquei bem chateada no mês passado ao fazer o balanço mensal. Eu sei que tem tarefas que listei que são bem demoradas, mas eu também sei que estou me dedicando a tantas delas. Sinceramente, não vejo muito como iniciar mais itens. Então comecei a entrar numa sensação de frustração e fracasso. Sei que nessas horas tenho que usar a minha paciência infinita e apesar de ter listado pouco mais de 100 coisas, será positivo mesmo que não faça tudo. Basta eu reduzir a minha expectativa para uma taxa de sucesso aceitável. Também sei que para uma primeira lista, o desafio é maior, ainda tem o meu aprendizado. Mas eu sei que fiquei amuada e frustrada. 
Um pouco por causa disso que venho fazendo o balanço mensal: para regularmente repensar o que eu listei para fazer e buscar cumprir cada vez mais coisas. Agora falta menos de um ano para se encerrar o projeto e eu não cheguei na metade. Certamente os itens que iniciei tem uma grande chance de conseguir concluir, mas provavelmente não todos. Já os que eu sequer comecei, pouca chance tenho de concluir. Não é que eu tenha desanimado, mas provavelmente algumas coisas eu quero mais do que outras. O grande balanço que eu consigo fazer é que agora pouca coisa me falta para eu ficar satisfeita.
Uma coisa que eu estou começando a entender é que aos poucos vou me sentindo satisfeita e a lista perde o sentido. Quer dizer, hoje eu tenho a sensação que me falta fazer muita coisa, mas com o minimalismo, aos poucos, vou diminuindo o que eu tenho e com elas as preocupações. Não acho que um dia vou deixar de ter sonhos, mas provavelmente vou ser capaz de visualizar poucas coisas e correr atrás delas. Eu deixei juntar muita coisa conscientemente e eu me propus a me resolver com elas consciente do trabalho que isso daria. Mas eu prefiro passar por isso e ter uma mudança menos traumática. Eu sei que pode levar 4 ou 5 anos, mas ao menos eu vislumbro este horizonte. Meu maior medo era não ter este horizonte e talvez o mundo acabar (pura filosofia). Meu maior incentivo para acreditar nesta diminuição é que não consegui pensar em itens novos na mesma proporção dos itens que terminei, não acrescentei mais itens e até precisei cancelar um que se tornou desnecessário.
Retomando os itens da lista, não tive oportunidade de fazer nenhum passeio apesar das tentativas.
Continuo adiando rever a papelada do mestrado e fechar a revisão da dissertação. Se eu estiver com ela corrigida, talvez me anime submeter a inscrição no programa de mestrado.
Concluí dois itens de organização: finalmente encarei a pilha de roupas separadas para costurar e terminei o item 36 e também organizei a gaveta de bijuterias do item 38. Poderia ter feito melhor, mas estou satisfeita com o resultado.
Comecei e finalmente estou avançando na marcação das roupas da Ágata. Não vou poder correr para terminar porque comecei a sentir o cansaço das atividades: resfriado, dor nas costas e coisas do tipo. Meu único consolo é que tenho conseguido manter o guarda-roupa arrumado e separar as roupas que não servem mais.
Ainda estou usando as miniaturas que tenho, sei que diminuí a quantidade, mas ainda tenho bastante. Não consigo zerar o estoque de produtos que tenho, mas pretendo acabar com as miniaturas e reduzir o espaço de armazenamento. Tenho muitos cremes e afins, mesmo usando aos poucos, demora um pouco para acabar. Como também estou reduzindo os perfumes, percebi que vou ter que me preocupar com maquiagem da próxima vez.
Finalmente resolvi o quebra-cabeça, comprei e comecei a montar na minha mesa de centro. Estava na expectativa de terminar logo, mas preciso ir mais devagar.
Continuo diminuindo a minha lista de espera, continuo trabalhando nas minhas metas de leitura e continuo diminuindo os livros da pasta Anteriores. O grande desafio desta pasta são os livros da Agatha Christie e as Constituições. Já estou trabalhando nelas faz um tempo, mas estou longe de terminar. Outra coisa que estou conseguindo fazer aos poucos, conforme avanço nas leituras, é arrumar a minha estante. Já consegui juntar algumas coleções e estou com 3 prateleiras com a maioria dos livros lidos. Quero ler mais deles, tirar todos do plástico e dar um fim nos que eu não pretendo manter. Também atendi mais uma data da minha planilha de livros. Agora faltam muito poucas.
Os vídeos não tenho sido dedicada. Confesso que poderia já ter terminado de copiar. Mas fico em completa falta de foco. Eu costumo acreditar que vou me desenroscar dos livros antes de pegar os vídeos pra valer. Mas estou repensando manter os vídeos em casa.
Resolvi cancelar o item 6: Levar a Ágata na fonoaudióloga. Eu estava realmente preocupada com o desenvolvimento da fala e achei importante monitorar a melhora. Colocar este item foi para não esquecer que eu teria este recurso para tirar a preocupação da cabeça. Mas apesar de mãe extremosa, não quis me precipitar e pressionar a criança. Aguardei o período recomendado na escola e percebi muitas melhoras. Gasto um tempo gigantesco conversando com ela para estimular, mas até os sons mais difíceis, ela está aprendendo. Em geral, já não fala errado. E é puro desperdício de tempo e dinheiro levá-la à fonoaudióloga. Então a solução foi cancelar este item.

Balanço Mensal do Projeto de Organização
Resumo do Vigésimo Terceiro mês
itens concluídos: 22
itens em andamento: 38
itens pendentes: 45
itens cancelados: 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.