segunda-feira, 6 de junho de 2016

Item 36: Costurar as Roupas que Estão Separadas

Em um determinado momento da minha vida, comecei a separar as roupas que precisavam pregar um botão, cerzir ou corrigir a barra. Não sei costurar direito, mas me arrisco a fazer coisas simples quando acho que vale a pena consertar. Entenda: eu não fico cerzindo meia que fura nem reformando roupa que não veste bem.
O problema é que como não sou eu quem passo a roupa de casa, esqueço de separar as roupas para costurar na hora de guardar e quase sempre sou pega de surpresa quando quero vestir uma roupa e descubro um problema. Como não fico procurando problema na roupa quando eu tenho tempo livre e geralmente estes momentos que sou surpreendida não tenho mais tempo para costurar, deixo separado para fazer outra hora.
Até aí, ok, mas o problema de eu ter arrumado ferozmente meu guarda-roupa e separado um tanto de roupa para doação é que passou a ser crítico ter roupas indisponíveis para uso. Então me programei para acabar com a pilha. 
Eu já havia reparado que quase toda semana eu costurava alguma roupa da minha filha mas as minhas iam ficando. E o pior é que praticamente todo fim de semana me pego costurando alguma coisa.
Maleta com itens de costura
O motivo geralmente é falta de uma linha da mesma cor. Apesar de eu guardar todos os botões das camisas e casacos, não gosto de pregar o botão com linha de cor muito diferente das demais. E as minhas linhas são mais básicas: preto, branco, azul marinho, vermelho, rosa bebê, amarelo e bege. Até tenho outras cores, mas geralmente o tom fica um pouco diferente. Já pensei em tirar todos os botões e pregar de novo, mas não vou fazer isso.
Então as camisas iam ficando e ficando e eu não pregava os botões. Também sinto falta de um ovo de madeira para apoiar a superfície sem ficar espetando os dedos. Dá pra fazer sem, mas com o ovo é muito mais fácil.
Eu tenho uma maleta plástica que uso para guardar as linhas, dedal, agulhas, alfinetes, os botões sobressalentes que vêm com as roupas, bem como uma cola para tecido, uma tesoura que separei para costura e também umas coisas para aplicar. Guardo na última gaveta do guarda-roupa, mas estava por cima da mesa para eu não adiar indefinidamente.
Geralmente quando faço isso, ou acabo guardando de volta porque preciso esvaziar a mesa para receber alguém ou um determinado dia encaro e termino o que eu tenho que fazer.
Desta vez, eu me irritei de ver que todo fim de semana eu costurava alguma coisa mas a pilha se mantinha quase do mesmo tamanho. Ao invés de comprar as linhas que faltavam usei as que eu tinha mesmo e está ótimo.
No fim das contas, teve uma camisa que eu não achei o botão. Tenho certeza que guardei, mas não achei em lugar algum. Vou precisar fazer novas arrumações para encontrar.
O mais demorado foi uma calça que eu fiz a barra. Nunca havia feito sozinha, mas achei que ficou bom. Arrumei um jeito de medir e marcar e acho que deu certo. Espero nunca mais ficar com calça parada em casa porque precisa fazer barra.
De toda a pilha de roupa que estava separada, costurei todas. Algumas roupas nem voltaram para o guarda-roupa. De lá foram para a pilha de doação. As demais já guardei e organizei o guarda-roupa.
Também tinham dois casacos que eu preguei os botões, mas agora ainda falta uma calça.
Não costumo ir ao centro da cidade para fazer só uma coisa, então agora já sei que em breve vou ter que ir para comprar os botões e linhas que faltam. Foi muito difícil não encontrar os botões que eu achei que tinha. Ainda quero fazer outra arrumação para acabar com os cantinhos que possam ter coisas tipo botões guardados.
Sempre que eu começo a procurar alguma coisa fico frustrada com o tanto de cantinho que está preciso de um pouco de atenção, mas infelizmente só consigo fazer de pouco. Este fim de semana foi o de costuras. Ainda tenho outras coisas em andamento, mas em um outro devo pegar um destes cantinhos para arrumar. Não tenho mais uma pilha de roupas esperando ajustes. Liberei mais um espaço desnecessário para coisas que não estão em uso. Ainda não é um cantinho vazio porque tenho outras coisas para arrumar lá, só retirei as roupas para costurar. Mas principalmente tirei mais uma coisa da cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.