terça-feira, 18 de outubro de 2016

Voltando a Falar de Sapatos

Não estou satisfeita com a quantidade de sapatos que tenho. Apesar de ter reduzido a quantidade e estar usando os sapatos até o fim (muitas vezes até arrebentar), percebo que fiz algumas compras desnecessárias com a sensação de que era uma substituição e acabo não usando tudo o que eu tenho.
Um dos compromissos que eu fiz quando escrevi sobre "Quantos sapatos uma pessoa precisa ter?" era colocar em uso o que eu tinha e tentar reduzir a quantidade antes de comprar um item de substituição. Eu voltei a falar sobre isso, mas agora vim mostrar um pouquinho. Sei que tenho muitos itens duplicados (ou triplicados), mas vario o uso entre eles. Poderia ter menos. Também sinto falta de alguns sapatos em algumas ocasiões. Tenho procurado me adaptar aos itens que eu tenho, mas nem sempre a solução fica boa. Em geral, uso sapatos mais básicos, sem muita informação.
Recentemente fiz uma limpa no guarda roupas da minha filha e tirei muitos sapatos que já não cabem mais. Comprei os itens que considerava necessário para substituição (basicamente uma sandália, mas acabei comprando uma sapatilha que ela gostou também). Sei que ela faz bom proveito dos sapatos que tem e tenho tirado alguns itens desnecessário e deixado de comprar. Não posso mudar o problema do meu quarto para o quarto dela.
Dentro de toda esta reflexão, ainda tenho medo do estado que vou encontrar alguns dos sapatos e sandálias de pouco uso que deixei guardado. Talvez seja mais fácil falar sobre eles depois de um inventário, mas eu continuo fugindo disso. 
Tenho uma bota, impermeável de inverno que me salvou algumas vezes. Apesar de não estar guardada em caixa, mofou no bico. Cheguei a lavar para ver se melhorava. Deram a dica de passar aquela cera líquida incolor para couro (apesar de ser um couro acamurçado). Não resolveu muito. Andei usando assim mesmo. Vou repetir o processo de lavar e engraxar. Se não conseguir salvar nesta segunda tentativa, irei descartar. Tenho outra bota semelhante, mas não gosto tanto dela como gosto dessa. Por que fiquei tanto tempo sem usar? Não sei, provavelmente porque estava calor e não fez inverno por uns dois anos. O que eu vou fazer se precisar descartar? Não sei. Não compraria outra. Prefiro investir num par de tênis.
Voltei a usar uma sapatilha e uma sandália destas esportivas. A sapatilha que é mais nova está sobrevivendo bem, mas a sandália, não. Eu parei de usar porque estava apertando e não é tipo de sapato que posso usar para trabalhar. Em casa e nos fins de semana, quando não estou descalça, acabo escolhendo usar o tênis. A sapatilha é uma solução prática para usar com bermuda, com roupa mais esportiva. Então estou usando aos fins de semana. Sinto necessidade de ter um sapato destes? Não. Tanto que fiquei muito tempo sem usar. Mas é uma sapatilha muito mais confortável que as outras. Acho que é uma ótima alternativa para o tênis. E posso deixar o tênis só para fazer exercícios. Ainda penso em voltar a praticar alguma atividade física, mas por enquanto é só um desejo.
A sandália eu tirei da sapateira usei, lavei e na vez seguinte, a tira se soltou. Felizmente descolou voltando para casa. Tenho o costume de tentar consertar alguns sapatos quando vejo que estão bons: colar a sola, trocar o couro ou a lona... Coisas do tipo. Mas no caso desta sandália, a superfície é toda curva. Provavelmente, se tentar colar, não vai durar muito e vai descolar de novo. Ou vai descolar o outro pé. Também não arriscaria tentar soltar o outro pé para colar junto que vai acabar estragando. Eu tenho ainda outras sandálias que uso pouco. Pretendo descartar num centro de coleta. Não comprarei outra. Para a maioria das situações que usaria esta sandália também posso usar a sapatilha anterior ou até outras rasteirinhas que tenho.
Já que a maioria das minhas opções são substituídas pelo tênis, o meu par de tênis (um só) eu trouxe de uma viagem em 2010. Deixei guardado por uns meses e só usava para ir na academia porque machuca o meu calcanhar para fazer caminhada. Usei bastante nos últimos 4 anos e agora percebo que a sola está se soltando. O estado geral do tênis é bom. Pretendo ainda usar até a sola resolver soltar. Desta lista é o único que precisarei substituir. Poderia manter e consertar, mas como ele machuca o meu calcanhar, vou tentar comprar um tênis que não me machuque, com solado fino e descartar este.
E o último sapato que eu voltei a usar e estou repensando é um salto preto com bico fino. Eu fui na loja escolher um sapato para dar de presente e acabei comprando o sapato para mim. Gosto muito dele e usei bastante. Infelizmente o bico está lascado (e já não adianta engraxar) e o salto está todo riscado. Perco a borrachinha do salto com muita facilidade. Já experimentei colocar outro e acaba durando ainda menos tempo que o original. Tenho usado pouco salto, e saltos mais baixos, mesmo que finos. Vou sentir muita falta, mas não vou substituí-lo. Já tenho outras opções de sapatos sociais com salto baixo. 
Não sei quanto tempo estes sapatos vão continuar comigo. Não sei quando vou conseguir fazer um inventário coerente e estipular um número por tipo, mas até lá já terei me resolvido com estes 5. Aos poucos estou descobrindo o que realmente funciona para a pessoa que eu sou hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.