quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Item 55: Colocar uma Luminária ou Arandela no Quarto.

Uma coisa que eu sempre senti falta no quarto é uma luz de leitura. Como a minha cama fica embutida no armário, não tenho mesas de cabeceira para por abajur. Por um tempo, usamos uma lâmpada de led presa na cabeceira que eu conseguia apagar quando cansava de ler sem precisar levantar da cama, mas desde que tive que trocar a pilha, percebi que estava muito fraca e já não adiantava usar para leitura que estava forçando muito a vista.
Então queria muito conseguir instalar arandelas ou luminárias que eu pudesse apagar sem levantar da cama.
Meu marido chegou a passar a fiação para instalar as arandelas, mas não achamos nenhuma que tivesse o botão junto da lâmpada, todas eram para acionamento de interruptor. Procurei entre os abajures, mas não achei nada que permitisse a instalação na parede como uma arandela.
Então colocamos um ventilador de teto no quarto com controle remoto que tem função dimmer. E parte resolveu o problema de apagar a lâmpada sem precisar levantar da cama e mesmo com a função dimmer, eu conseguia usar.
Acontece que a lâmpada do ventilador, mas quando no máximo, continua sendo uma droga. Eu resisti muito em entender que a lâmpada era uma droga até que eu me dei conta que as fotos que eu tirava no quarto estavam sempre embaçadas. Só poderia tirar fotos no quarto com luz natural. E este mesmo problema eu sentia na sala que não conseguia terminar de montar o quebra cabeças à noite.
Eu saio de casa às 07 da manhã e retorno às 18 horas. Dificilmente tenho luz natural nos horários que estou em casa. A falta de luz natural me colocava na obrigação de fazer determinadas coisas apenas no fim de semana. Resultado: o fim de semana ficou pequeno para tanta coisa para fazer.
Então resolvi que não poderia abrir mão da instalação destas luminárias no quarto. E deveria ser luminária para lâmpada fria branca, para eu conseguir fazer o que preciso fazer à noite com a mesma qualidade de fazer com luz natural.
Eu briguei com esse conceito desde quando estava listando os itens do projeto. Tentei inutilmente me convencer que alguma destas opções que tentamos estava ok, mas eu nunca me senti satisfeita. 
Tive uma outra briga enorme num momento de frustração e exigi que fosse dada nova solução para a minha luz de leitura no quarto. Mesmo que com o uso de uma luminária de grampo presa na prateleira. E desta vez parece que eu dei a solução fácil que queria ouvir. Não é nem de longe a opção que eu escolhi, mas é a opção que eu aceitei como menos pior dentre tudo que eu experimentei. Foram mais de dois anos esperando aparecer uma opção de arandela para uso interno, mas a maioria dos fabricantes de dispositivos de iluminação não têm esta opção. Cheguei a entrar em contato com representantes de dispositivos para verificar os catálogos, mas não encontrei nada.
Depois de resolvida esta parte, cheguei a considerar uma medida mais drástica desfazendo mais uma parte do móvel  do quarto. A prioridade no momento é resolver o outro quarto. Apesar de ter conseguido os primeiros cantos vazios neste cômodo, ao invés de reduzir os espaços de armazenagens a minha intenção é mover as coisas de outros cômodos e ocupar estes espaço para resolver os outros problemas da casa antes de mexer neste cômodo.
Agora, tenho um fio com o interruptor próximo da lâmpada e ao alcance da minha mão pela cabeceira da cama. A lâmpada não esquenta e é clara o suficiente para eu conseguir ler. Como sempre tive um apreço especial para usar este cantinho do quarto, pretendo aproveitar para outras atividades também já que tenho uma boa iluminação sem depender completamente da sala para estas atividades. Estou gostando bastante de passar um tempo lá. As minhas leituras estão rendendo mais.
Como disse, não foi a solução que eu intencionava mas felizmente tenho mais um item concluído da lista. Ainda tenho muitos itens em andamento e itens pendentes e também já estou com outros projetos congelados para um momento futuro. Ainda nesta semana vou tentar por em dia os itens que terminei nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.