quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Os Livros que eu Consegui Trocar

Eu havia feito três ou quatro trocas do tipo livro x livro e só não fui muito a frente porque não tinha paciência para ficar mandando fotos dos livros e respondendo qual era a edição e o estado do livro sendo que essa informação já estava cadastrada. Muitas pessoas não procuravam um livro, mas um objeto de posse. Mais importante do que uma história bem contada, deveria ser um bibelô e a troca deveria representar um "ganho de patrimônio". Não entendo essa fixação, mas não condeno esta atitude. Só não troco livros com estas pessoas. São capazes de dizer que eu menti no estado do livro ou algo do tipo.
Relatei um tempo atrás a chateação que eu estava por não conseguir trocar os livros por conta dos correios. Eu gostaria de ter trocado muito mais, mas a quantidade de solicitações que não são respondidas e as exigências que as pessoas fazem, bem como a falta de títulos disponíveis que eu gostaria de adquirir para manter me fizeram deixar de tentar trocar. Apesar de ter um início empolgante e ter trocado alguns livros, deixei a estante pausada por um tempo e somente depois de adquirir uma capacidade nova para ir aos correios resolvi ativar novamente para trocas.
O primeiro livro que troquei pelo plus foi um exemplar duplicado que adquiri numa compra. Estava no plástico, disponibilizei por 1 crédito e foi solicitado em 9 de outubro de 2015. Como faz perto de um ano e atingi 10 trocas, quero falar sobre a experiência já que eu havia estabelecido como meta:

10. Trocar 10 livros (10 enviados).

Ao aderir ao sistema plus do skoob, precisava fazer um primeiro envio antes de solicitar porque o sistema trabalha por créditos e eu não tinha créditos. Eu poderia comprar um crédito que é como comprar um vale presente, mas a minha proposta principal é se desfazer de livros ao invés de adquirir mais. No início, fica indicado plus ao lado do nome no perfil em amarelo. Depois de duas trocas, a indicação dica na cor azul.
Eu tinha perto de 40 livros disponíveis para troca. A maioria deles são edições que adquiri por 10 reais e disponibilizei por 1 crédito. Apenas alguns livros que eu comprei mais caro e estavam no plástico que disponibilizei por 2 créditos. 2 ou 3 dos livros não estavam comigo então coloquei estes exemplares pausados.
Quando recebi a primeira solicitação foi para enviar o livro "A Ira das Berinjelas" que estava no plástico e ainda não li. Embalei e coloquei no correio dentro do prazo, avisei o código de envio e demorou um monte para chegar. Considerando que era a primeira troca, estava ansiosa pela avaliação e fiquei um pouco chateada por ter recebido um "livro em ótimo estado" para um livro que estava no plástico.
Depois de pouco tempo, menos de um mês, recebi uma solicitação para um livro que eu havia lido há pouco tempo "Coisas Frágeis". Gostei de ler os contos do Gaiman, a maioria deles são premiados e foram publicados de outras formas que não só nesta coleção. Também respondi dentro do prazo, embalei, enviei e notifiquei o envio. Desta vez não demorou tanto e recebi uma boa avaliação dentro do esperado.
O terceiro livro que enviei foi "O Símbolo Perdido". Os livros do Dan Brown não são muito procurados e este eu havia ganho de presente e estava com dedicatória. Já havia lido em 2010 e estava parado desde então. Não tenho intenção de reler e se tiver vontade, este livro está disponível na biblioteca. Entrei em contato avisando sobre a dedicatória, a solicitante respondeu concordando; embalei e enviei. Novamente chegou sem problemas.
Então eu resolvi gastar os meus créditos que já havia acumulado 3 e comecei a procurar os livros disponíveis.
O primeiro livro que solicitei foi "This is a Call" que era um livro que estava a 2 créditos. O dono enviou e chegou rápido. Fiquei abismada do livro estar amarelado (bastante) já que era um livro novo, mas não tem o que fazer. Avaliei de forma justa.
Então recebi nova solicitação por uma edição de "O Morro dos Ventos Uivantes" que eu nem havia lido, mas por ser fim de ano, pedi à solicitante que aguardasse a primeira semana de janeiro que eu faria o envio sem correr o risco do livro se perder. Cheguei a considerar ler o livro antes de enviar, mas se eu disse que o livro era novo, era melhor manter assim. Resolvi me desfazer porque é um livro que sinto que não vou exatamente gostar de ler a ponto de manter. E tenho a possibilidade de ler gratuitamente a versão original. Enviei por volta de 10 de janeiro e foi concluída a quarta troca em 18 de janeiro. Acabou que li o livro em versão digital e se tivesse tentado ler em papel teria demorado infinitamente mais.
Como estava novamente com 2 créditos disponíveis solicitei um livro que foi retirado de catálogo: "O Livro das Virtudes". Uma pessoa havia me recomendado e não encontrou para me dar então fui atrás de conseguir por troca. Infelizmente a pessoa que disponibilizou aceitou a troca, disse que precisava de um tempo para achar que havia se mudado e eu concordei. Estanhando a demora para envio (mesmo eu tendo falado que não tinha pressa), enviei uma mensagem perguntando sobre o envio do livro mais de um mês depois e a pessoa não respondeu. Ainda esperei uns dias enviei nova mensagem e a pessoa não respondeu.Então cancelei a solicitação. Fiquei preocupada se isso pudesse soar como algo ruim já que eu estava construindo uma reputação e deixei um tempo os créditos lá mofando.
Enquanto esperava o envio daquela solicitação que estava parada, recebi a minha quinta solicitação para "Memórias de uma Gueixa". Esta também havia sido uma leitura recente, terminei nas minhas férias de agosto de 2015. Como a maioria dos envios que fiz foi dentro do estado de São Paulo, a entrega é relativamente rápida e novamente não tive problemas.
Poucas semanas depois recebi uma solicitação por um livro que eu ainda estava lendo e não esperava que fosse solicitado tão rápido: "Contato". Era uma edição de bolso e o livro é antigo e de ficção científica. Mas a pessoa concordou em esperar mais uns dias para eu terminar de ler e enviar. Não foi difícil e não tive problemas.
Depois destas trocas passei por um período chato. Eu já estava com 4 créditos disponíveis e uma solicitação cancelada de duas feitas. Tentei solicitar outros 3 livros mas depois de uma semana sem resposta não tive opção a não ser cancelar. Felizmente, consegui uma troca pelo volume 2 de "Os Patriotas" que foi uma belezinha. Uma das pessoas mais simpáticas com quem troquei.
Recebi nova solicitação (a sétima) para outro dos livros que eu tinha duplicado ainda no plástico "Garotas Glitter e a Grande Fraude". E enviei em março. Neste meio tempo, enquanto era enrolada nas minhas solicitações também tive uma solicitação de envio cancelada por que a pessoa desistiu da troca.
Eu tenho um medo enorme da pessoa cancelar uma solicitação entre eu aceitar e registrar o envio, então envio dentro do prazo para garantir que vou ter o meu crédito a qualquer custo. Sempre que não tenho como cumprir o prazo, a primeira coisa que eu faço é conversar com a pessoa e só aceito a solicitação depois que a pessoa concorda. E foi nesse meio tempo que a pessoa desistiu e não teve nenhuma consequência além da reputação apontar como solicitação cancelada.
A oitava solicitação que respondi foi para "O Monge e o Executivo". É outro livro que li faz muito tempo, em 2010 e estava desde então para troca. Avisei a pessoa, ela não se incomodou e enviei. Mas foi toda aquela confusão que relatei para conseguir enviar e em seguida pausei a minha estante. Achei que não chegaria a 10 trocas.
Tentei gastar os créditos que estavam parados e já estava desacreditando no uso do plus. Recebi "Malu de Bicicleta" que estava na lista de desejados. Depois solicitei e recebi outra edição de "Meu Primeiro Larrousse", desta vez o "dos Porquês" que também era um desejado. E então vi na timeline de uma amiga que estava colocando para troca "O Rei de Girgenti" que me interessou desde que vi pela primeira vez na estante dela e corri para solicitar. Outra ótima troca. Depois de um tempo, ainda estava com os créditos parados e resolvi solicitar o que faltava dentre o que estivesse disponível e solicitei "O Enigma do 8" que também estava entre os meus desejados e "Leopoldina e Pedro I" que havia sido uma das solicitações canceladas que eu resolvi tentar de novo.
Por volta da época destas solicitações resolvi ativar novamente o perfil para trocas e recebi uma solicitação por "Comer, Rezar, Amar", outro livro que estava parado desde 2009. Apesar da correria deu tudo certo e fiquei mais tranquila em voltar a realizar trocas.
Então, finalmente, um mês depois, recebi a minha décima solicitação por "A Hora das Bruxas II". Outra boa troca de um livro que li este ano.
Apesar dos altos e baixos, sem saber exatamente se estou gostando ou vendo vantagem nestas trocas, estou tentando não manter créditos parados e sempre que recebe algum já faço uma solicitação mesmo que demore para se concretizar.
Só pra fechar o assunto, todos os livros que recebi em trocas ainda não foram lidos. Consegui terminar de ler muitos e disponibilizá-los para troca. Atualmente estou com 62 disponíveis e até o fim do ano ainda deve aumentar mais.
Não sei se essa estatística é confiável, mas trocar 10 livros por ano está bom, apesar do ideal seria trocar a mesma quantidade de livros que disponibilizei para troca. Como a quantidade aumentou, quer dizer que disponibilizei mais do que os que foram solicitados.
Enquanto estou recebendo estas trocas, apesar de estar gastando com correios, embalagem, combustível e o meu tempo, não estou comprando mais livros novos para ler. Apesar de pequena diferença financeira, vejo vantagem por ter títulos novos à disposição e eventualmente menos coisa para guardar em casa, como as embalagens para embrulhar, envelopes e até mesmo os livros já que algumas trocas são 2 x 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.