quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O que eu Leio: Blogs sobre Minimalismo

Sempre li muitos blogs, de diferentes assuntos. Recentemente, descobri um conhecimento gigantesco que poderia aproveitar pela descrição da experiência de pessoas que encaram os mesmos projetos que eu. Apesar de usar como referência blogs que não são muito ativos por estes meses, o material armazenado, mesmo sem ser revisto, mostrou o que eu precisava ler.
Sugiro que vejam a minha lista de leitura na barra lateral. De tempos em tempos eu atualizo a lista de blogs, mas como escolhi exibir apenas os 5 mais recentes, tem alguns que pouco aparecem pela baixa atividade e alguns que optei por retirar pelo mesmo motivo.
Neste ano, pela primeira vez fiz uma leitura de um blog como se fosse um livro. E descobri o muito que eu poderia aprender com a leitura de um blog.
Acho que o primeiro blog que eu resolvi voltar e ler do primeiro ao último post foi o da Tate. Ao longo do tempo a Tate foi amadurecendo e mudando a sua abordagem. O que mais me marcou foram as postagens sobre o destralhamento. Cheguei a fazer algumas perguntas para ela e fiquei satisfeita com a resposta. Percebi também que, por ter sido o primeiro, eu um pouco que engoli o conteúdo e não consegui digerir direito. Depois fui entendendo melhor e até volto para ler algumas sequências.
Outro blog que eu li de cabo a rabo foi o Minimalizo, que também está conectado neste blog. Mas a Fernanda vive um momento muito diferente. Acho que eu me identifiquei mais com a Lud que já não mais escreve por lá. Eu gosto de saber o que a Fernanda está conseguindo fazer, mas ela estabilizou muito rápido. Engraçado que parece que nunca estamos satisfeitos, e creio que ela não esteja, mas eu já estaria na situação dela.
Ambos tem atividade, mas esporádica. Então eu entendi que estava difícil me identificar porque eu estava atrasada. A minha experiência é compatível com o que elas viveram há alguns anos. Por isso foi importante voltar e depois continuar pelos dias atuais. Ainda sei que eu vou ter que ler outras vezes para aproveitar o momento quando ele estiver acontecendo. Mas eu tenho a impressão que irei me distanciar. Minha proposta de vida é diferente da que elas entraram.
Tem mais alguns blogs que me influenciaram parcialmente por conta de outros assuntos de interesse, mas estes não conectei pela maior amplitude de interesses divergentes.
Depois teve mais alguns blogs que chegaram para mim por outras referências como o Hora de Mudar que eu achei que não conseguiria terminar de ler nunca. O caminho da Ziula foi mais pelo consumo consciente do que para o minimalismo. E eu percebo que tem muita individualidade na escolha de como se adequar. Algumas preocupações dela jamais seriam as minhas. Assim como eu não cheguei a exagerar no consumo, só que como sempre morei em lugares pequenos, fui me incomodando com o excesso de coisas. Como sempre fui controlada com as compras, não parecia que este fosse um problema. Então entendi que teria sim, que parar de comprar, porque qualquer pouco a mais já atrapalhava o ir e vir do meu dia. E agora está ficando mais fácil apesar do caminho ser longo. Não vou apelar para mudanças bruscas, mas certamente seria mais fácil. Não sei o que pode ser a minha placa de carro.
Agora eu entendo um pouco mais o processo e aproveito melhor estas experiências. Mesmo sabendo que são poucas as visualizações, a maioria são para postagens antigas. Então sei que estou gerando um banco de dados que pode ajudar outras pessoas como a Fernanda, a Tatiana, a Ziula e tantas outras me inspiraram.
Tem mais alguns blogs que descobri depois deste e estou guardando a leitura para o momento em que estiver preocupada com as mesmas coisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.