quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Experiência de Leitura: "Grandes Novelas da Televisão Brasileira"

Eu não sei bem porque cismei de comprar os livros desta coleção. Também não sei se tenho todos os títulos. Mas comprei alguns em 2010 e deixei na estante para ler. O que me atraiu foram as edições serem das novelas mais famosas. Os livros são da Editora Globo, então são novelas desta rede e não da Tupi ou da Excelsior. Se tinham novelas melhores que não fazem parte da coleção, não sei. Não sou tão velha assim. Aliás, os títulos que li até agora, praticamente não tenho lembranças de assistir as novelas. Algumas assisti o remake ou a reprise de tempos depois. E ainda assim, sinto falta das fotos dos atores para melhor lembrar o pouco que tenho na memória.
Comecei por Roque Santeiro que fiz a resenha aqui. Depois já li Selva de Pedra e O Bem Amado. Estou lendo Vale Tudo que sei que assisti alguma coisa muitos anos atrás. E também tenho Pecado Capital.
Os livros são edições de bolso e ainda por cima de poucas páginas (pouco mais de 200). Têm algumas fotos da gravação da novela, mas são poucas. A divisão dos capítulos do livro não tem o mesmo tipo de sequência cronológica que se usa na novela. Mas a introdução explicando a carreira do autor e o contexto daquele roteiro e a reação do público com a novela eu gostei bastante. O trabalho de adaptação é de Mauro Alencar que também é o autor daquela enciclopédia de novela. A maioria dos autores originais já morreu (não me arrisco a falar todos, mas sei que são muitos) e portanto, não colaboraram na organização do material para estes livros. 
Algumas conclusões que eu posso fazer da minha experiência com estas obras é que foi mais fácil ler estas adaptações do que pensar em assistir tudo de novo a novela. Não sei se as coleções de DVD que têm a venda estão na íntegra ou são resumidos, mas sei que as novelas são bem mais longas do que o tempo que gastei para ler cada um destes volumes. Ao mesmo tempo que algumas coisas apresentadas nestas novelas de cotidiano permanecem atualizadas no contexto mesmo mais de 30 anos depois, outras coisas chegam a ser chocantes de serem consideradas cotidianas cerca de 15 anos atrás. 
Não pretendo reler nenhum destes livros. Gostei da experiência de "matar a saudade" de personagens lendários que eu nem sei se eu conhecia (conhecia mais a fama deles). Gostei do trabalho de adaptação que o autor fez com roteiros de mais de 100 capítulos. Mas não ficou com jeito de uma história para entretenimento isolada. Eu até gostaria de ler outras obras do tipo, mas não me vejo procurando outros volumes desta coleção para comprar. Na verdade, apesar de identificar na capa como coleção Grandes Novelas, em nenhum lugar vi referência a essa coleção. Não sei se tem uma lista de títulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.