terça-feira, 4 de outubro de 2016

Item 10: Rotina para Hidratação do Cabelo

Só quem tem cabelo cacheado/crespo sabe a dificuldade que é acertar a hidratação na medida certa. Tem quem tenha a raiz oleosa e as pontas secas, tem quem tenha tudo seco. A maioria faz tratamento, alisamento, escova progressiva, luzes e, claro: tintura. Eu não sou diferente de tudo isso. 
Já faz alguns anos que eu descobri o que funciona melhor pra mim. Optei por usar o cabelo mais curto, continuo pintando de tempos em tempos, mas preciso ter rotina na hidratação que ela faz toda a diferença para os meus problemas de cabelo, principalmente a queda. Só que não costumo ser muito ortodoxa e isso estava atrapalhando bastante. Estresse e qualquer outro problema de fundo emocional faz muita diferença nos cabelos e nas unhas. Ainda preciso acertar no shampoo, ainda quero tentar um tratamento para o couro cabeludo, mas o primeiro passo é terminar com os vários produtos que eu tenho em casa e estabelecer a rotina para a hidratação.
Sobre acabar com os produtos que eu tenho em casa, estou trabalhando nisso e venho avançando bem. Os shampoos estou usando bem, mas os condicionadores demoram um pouco mais. Como são miniaturas, não tenho dado importância para a qualidade porque não vou comprar. Mas já começo a usar shampoo de tamanho normal e aí demora para eu poder trocar. Preferia acertar o shampoo logo de cara, mas sei que tem pessoas que ficam trocando a vida toda sem nunca achar um que funciona. Este esforço de acabar com as miniaturas que tenho também inclui alguns cremes de tratamento. Eu estou aproveitando a rotina de hidratação para gastar estas miniaturas, mas não percebo grande diferença entre elas para escolher qual usar.
A rotina de hidratação eu vim fazendo desde o início do ano, uma vez por semana (geralmente no domingo) e não falhei um dia sequer. Dificilmente esqueço e muitas vezes já começo o fim de semana me programando para isso. A diferença no cabelo é impressionante. Praticamente não tenho precisado deixar ele preso.
Uma coisa que ajudou bastante foi ter listado o creme de tratamento em 5 para terminar. Também deixei de fazer o tratamento só quando estava com bastante tempo disponível e comecei a fazer durante o banho mesmo. Depois que passava o creme, desligava o chuveiro para ensaboar o corpo e quase que terminava de me enxaguar para tirar o sabão e já havia dado os 3 minutos de espera do tratamento.
Experimentei os outros cremes que tinha em casa mas não senti grande diferença.  Fazer ou não a hidratação é que faz muita diferença na aparência do cabelo. 
Os outros produtos que eu uso, o creme para pentear sem enxague e os outros produtos que uso para o cabelo seco complementam. Como o cabelo está curto, uso bem pouco. Quase não prendo o cabelo, então está com a aparência bem melhor. Estou precisando cortar de novo. Realmente percebo que é melhor manter curto. E estou conseguindo cuidar dele na medida do possível sem grandes contratempos.
A expectativa deste item era ser capaz de fazer a rotina sem ficar pulando semana a semana. Apesar de ainda não ter conseguido esta rotina para depilar as pernas, estou fazendo com relativa facilidade a hidratação do cabelo. Não é nada excepcional mas era algo que eu gostaria de estabelecer.
Como não era o foco do projeto, não terminei todos os cremes que tinha em casa, mas pelo menos os que estou usando não estão vencidos. Além do pote que estava listado em 5 para terminar, usei as ampolas da Pantene e estou usando este outro creme dO Boticário. Ainda tenho alguns sachês para experimentar que pretendo usar no fim de ano, nas férias, para não ficar sem fazer quando não estiver em casa.
O período do projeto já está acabando e eu ainda tenho muitos itens não cumpridos. Felizmente este é um item que eu comecei faz bastante tempo e agora dou por concluído. Escolhi como data de conclusão 20 de agosto que foi um dos sábados que fiz a hidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.