quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Por que este não é mais um Blog Literário

A primeira vez que eu fiz um blog, de licença gratuita, usei este mesmo domínio. Por algum motivo deixei de lado por uns anos. A verdade é que os interesses de vida mudam e os blogs também mudam seus formatos. 
Então descobri que já não tinha os arquivos antigos do blog e comecei a escrever sobre os livros que eu lia como contei nas entradas iniciais. Eu sempre li muito, mas com outras propostas, sem tentar escrever sobre o que eu li. E percebi que não era tão fácil escrever sobre um livro que li a coisa de 3 anos atrás. Alguns eu lembro muita coisa, mas tem outros que eu nem lembro o final.
Eu comecei a ler bastante blog na época dos blogs literários. Foram sei lá, coisa de 3 anos, que aparecia um monte de blog por semana e gente te pedindo para seguir. Os que eu cheguei a seguir, e os que eu continuo lendo são poucos. Foram aqueles com quem mais me identifiquei com o material. E quantos livros eu não comprei por indicação destes blogs.
Eu sempre vi este espaço como um lugar para registrar a minha opinião sobre os muitos livros que leio. A maior parte das visualizações do blog ainda são desta época. Algumas resenhas ainda são diariamente acessadas. Mas eu infelizmente não tenho tido paciência em desenvolver mais a fundo as resenhas. Apenas nos casos de cortesia ou de livros que eu especialmente tenha gostado. O meu motivo é que é muito demorado e desgastante para a leitura fazer esta avaliação bem feita. Por isso prefiro os resumos. E não é frescura, eu já ganhei um concurso de resenha e não foi a toa.
Mas depois disso eu optei por um sabático. Só publiquei resenha para aqueles que eu havia firmado o compromisso de reproduzir a opinião. E eu não gostei do resultado, queria fazer melhor.
Depois de muito tempo, vi alguns blogs que estavam retomando a atividade e resolvi tentar voltar, mas com os outros assuntos que eu sempre gostei e não apenas falando sobre livros. Assuntos estes que eu não tinha a insegurança de tentar ser especialista e que eu ficava mais tranquila de não influenciar com a minha opinião. Posso servir de inspiração, mas não serei vista como fórmula de sucesso (ou fracasso, né?). Aumentei bastante a lista de marcadores e voltei a escrever com o gosto de estar produzindo um material bem pensado. E pouco me importa se tem gente que gosta do que eu escrevo. Mas olha que eu fico feliz de ver as visualizações. Não quero me profissionalizar e nem conviver com o que isso significa, mas gosto de receber livros de cortesia e, quando eles são poucos, gosto de ler com calma, bem analisando e escrever sobre a minha experiência de leitura. 
Eu até posso entrar na loucura de publicar todos os dias sobre conteúdos diferentes. Eu até posso entrar numa de ler todos os dias, mas não vou conseguir ao mesmo tempo produzir conteúdo sobre o que eu leio. Sempre tenho muitas ideias nos rascunhos que não consigo desenvolver e alguns ficam parados por meses. E eu desencanei de parecer tola por fazer resumos. Os meus resumos são sobre a rotina de leitura, não sobre as leituras em si.
Quem me ajudou a retomar estas publicações foi a Clauo com o desafio que criou. Mas mesmo depois de recusar o desafio por não aderir às regras, gostei de fazer os resumos e continuo escrevendo. E mesmo depois de ter começado com os resumos, tenho feito algumas resenhas. Mas consigo falar sobre as minhas leituras sem ser só por resenha.
Também adaptei o tamanho do texto com a proposta que eu tinha para resultado. Então resumos são curtos, resenhas são médias e os balanços são longos, mas com quebras, imagens e continuidades para não ser enfadonho. 
Então é por isso que já não gasto tempo escrevendo resenhas, mas as poucas que publico são bem trabalhadas. Relato rapidamente a experiência de leitura nos resumos e eventualmente falo disso também na resenha. E estou publicando bastante sobre temas diversos e não só sobre livros.
Entretanto, ainda tenho as resenhas como os arquivos mais acessados e só entrego o material se puder manter a qualidade.

2 comentários:

  1. É uma decisão difícil, porém importante se você quer manter esse espaço com liberdade de criatividade. Quando comecei meu blog a ideia é que fosse sobre variedades e quando conheci as páginas literárias fiquei viciada. Hoje me arrependo um pouco de ter focado tanto nesse assunto, mas sempre que quero escrever sobre outro tema eu escrevo, afinal os blogs são nossos espaços e se ficarmos enchendo de regras perde a empolgação, né?! Faça quando puder e como você disse, com qualidade.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo pelo prazer de blogar. O que eu ainda acho estranho é a quantidade de acessos para O Conde de Monte Cristo. Mas já não me guio pelos acessos para escolher os assuntos. Obrigada pela visita!

      Excluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.