segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O que Eu Aprendi Buscando o Consumo Consciente

Estou me sentindo escrevendo textos de auto ajuda. Mas talvez seja isso mesmo que eles são. Vou tentar listar alguns princípios chave de que você só está comprando o necessário e não está adquirindo tranqueiras.

Tenha uma wishlist. Parece ironia, mas é uma forma de você medir o que de fato você quer ou precisa antes de comprar. Eu tive esta ideia por conta da Bárbara do Meu Diário Minimalista. Ela faz um Jejum de Compras e só pode adquirir o que está na lista. No meu caso, não estou fazendo um jejum de compras, mas deixo os itens na lista e vou ruminando para me convencer de que de fato preciso antes de comprar. Desta forma evito comprar por impulso e tenho tempo de transformar a ideia em um objeto de desejo concreto. Quando saio para comprar baseado numa ideia, provavelmente vou comprar algo que não é o que eu preciso.

Visite lojas físicas e online para procurar os itens que estão na lista. Para quem é viciado em compras ou usa as compras como terapia para as angústias da vida parece outra ironia, mas espero te convencer que não. Muitas vezes idealizamos um produto que não existe. Na hora de sair para comprar nem sempre conseguimos escolher o produto idealizado, e por isso em pouco tempo ele se torna tralha. Por isso acho importante pesquisar opções, experimentar, pechinchar preço e avaliar os ganhos de cada opção até escolher. Algumas vezes já sabemos qual é o produto mas o preço não está convidativo. É melhor definir um orçamento para cada aquisição, comparar as opções que estão no orçamento e só gastar o planejado ou menos. Muitas vezes fico esperando uma promoção. Outras vezes me convenço que prefiro não comprar do que pagar mais caro ou comprar uma alternativa dentro do orçamento mas que não satisfaz a minha ambição.

Veja a opinião de outras pessoas mas nunca leve alguém que não vai usar o produto para ajudar a escolher. A outra pessoa sempre vai tentar te induzir baseado no que é ideal para ela. Muitas vezes é melhor a opinião de um desconhecido. Veja a opinião de quem comprou em sites online e procure no Reclame Aqui. Vídeos no Youtube e opinião de Influencers são sempre tendenciosas. Não são as melhores. A não ser que seja uma opinião negativa. Essas são as que ajudam a escolher.

Saiba tudo o que você tem. É outra coisa que um acumulador não consegue fazer. E o motivo de eu preferir adotar um modo de vida mais minimalista. Existem situações em que não há tempo para procurar o produto e existem produtos cuja falta é bastante catastrófica. Para estes produtos é preciso um cuidado especial para comprar. Não adianta ter em estoque e quando pegar para usar estar vencido e nem comprar em cima da hora a qualquer preço. Por isso foi importante entender as formas de consumo para fazer o planejamento correto com a periodicidade de compra e consumo. Outra coisa que acontece recorrentemente é eu precisar de algo, sair para comprar e descobrir que eu já tinha em casa mas estava guardado num lugar diferente que eu não achei. Eu dei o exemplo do acumulador, mas na verdade tudo depende do espaço que você tem disponível. Não acho que todo mundo tem que preferir viver numa quitinete ou num conjugado, mas é importante se acostumar e armazenar os produtos de acordo com os espaços que tem para conseguir saber tudo o que você tem mesmo num ambiente enorme.

Só compre itens de substituição. Mas atenção, é pra substituir só o que deu certo, o que você gostou e o que você vai sentir muita falta se não tiver à disposição. Eu fico esperando as coisas acabarem para poder substituir, mas nem tudo acaba. Se o item não funciona, não dá certo ou eu não gosto, preciso me desfazer. E este item não precisa de substituição. Para as outras situações, não adianta ter estoque. É importante saber o momento certo de substituir e o que substituir senão acabamos com mais produtos do que precisamos e não estão sendo usados. Depois que diminuímos a quantidade de itens ao ideal de si, a substituição se torna mais trivial.

Estou me orientando neste cinco princípios desde o começo do ano. Não descobri todos juntos, foram aparecendo um de cada vez. Também não estão na sequência ideal, mas na sequência que funciona pra mim. E não quer dizer que vai funcionar para todo mundo da mesma forma que funcionou pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.