terça-feira, 27 de setembro de 2016

Programa de Aceleração do Projeto

Durante o último mês estive muito chateada pela dificuldade de me dedicar às atividades deste projeto. Desde o começo achei que seguiria focada cumprindo os itens um a um. Apesar de ao longo deste vinte e seis meses muita coisa ter mudado e eu ter passado a ter mais tempo para estes projetos, por outro lado percebi que terminar um item é abrir espaço para uma nova necessidade ao invés de abrir espaço para outro item de projeto. 
Nos últimos meses também percebi a necessidade de cancelar alguns itens cujos propósitos perderam o sentido e estava incomodada com a conclusão de itens para os quais sentia que ainda não estavam terminados da forma como eu gostaria.
O fato é andei lendo muitos blogs que tratam de assuntos de meu interesse. Considerando a experiência pessoal destas pessoas comecei a identificar mais coisas que eu gostaria de fazer. Não existe uma fórmula de sucesso. Eu jamais pensei em seguir o mesmo passo de alguém porque felizmente somos pessoas diferentes, mas escolhi aquelas ações que me interessam para poder fazer num plano futuro. 
Um dos aspectos que me atraiu no minimalismo é que: o que vale é o que é importante para mim. A maioria dos autores destes blogs que eu li usaram o minimalismo como porta de entrada para todo um estilo de vida mais frugal, ecológico e etc. Eu não tenho a pretensão de chegar a este ponto. O que eu sinto necessidade é de ter mais tempo para não fazer nada e menos preocupação na cabeça. Outro dia cheguei do trabalho cansada, como sempre, e fiquei com a sensação que deveria esvaziar o armário para lavar os sapatos e colocar para dar. Mas eu não preciso terminar tudo com tanta pressa e poderia deixar isso para fazer outra hora e descansar um pouco. 
Apesar de diminuir a quantidade de coisas que tenho sobre a minha mesa da sala ainda me incomoda saber que não consigo esvaziá-la.
Num último desabafo fiz uma lista de várias pequenas coisas que eu vinha adiando e que me faziam sentir culpada por não ter feito cada vez que eu pegava algum item do projeto para me dedicar por alguns minutos. E esta culpa me impedia de fazer qualquer coisa produtiva. (Não sei se aqui cabe esta reflexão, mas quando eu vejo as pessoas falando de procrastinação não diz nada para mim esta palavra. O que eu sinto que me faz adiar a realização de alguma tarefa não é o desânimo ou a preguiça ou a vontade de fazer outra coisa que eu gosto mais. Eu sinto uma grande culpa por ter coisas atrasadas e por conta disso até começo zilhões de coisas que eu não consigo avançar. No final do dia eu não fiz nada que eu deveria fazer e sequer aproveitei o que eu fiz.)
Num destes desabafos consegui uma solução que está longe de ser a que eu imaginava anteriormente para o item 55: Colocar uma luminária ou arandela no quarto. Acho que já estava complicado ver o meu desânimo e pesar por ter tantas coisas pendentes.
Não sei se vou terminar esta lista. Já tenho toda uma lista de projetos que conforme um vai acabando já começo a imaginar outro. Um pouco por conta dos itens que terminei no mês passado e a atualização dos itens pendentes depois que cancelei mais alguns tirou um pouco do peso que eu sentia e consegui me dedicar a mais alguns itens. 
Apesar de eu não estar muito no clima de passeios e preferir fazer os outros itens da lista que só dependem de mim, resolvi me programar para fazer um passeio por mês. Mesmo que não seja um passeio desta lista. E assim, em Setembro aproveitei para visitar a ExpoFlora e também concluir o item 15.
Ainda preciso marcar dentista e endocrinologista.
Como uso um mesmo computador partilhado para muitas tarefas, acabo não terminando nenhuma delas. Finalmente tive sucesso em gravar um DVD sem trailer. É claro que eu ainda tenho vários em casa para gravar, então não sei se conseguirei terminar este item. Estou tentando fazer dois por fim de semana e vamos ver se funciona. Se der certo vou fazer as contas de quanto tempo preciso para terminar. Também estou aproveitando para separar os que não funcionam mais para descartar e assistir os que estão no plástico. É uma tarefa que irá demorar, mas eu tenho paciência.
Por conta disso não mexi nas fotos para fazer as montagens e nem instalei o programa para fazer o curso que são itens que competem pelo uso do computador. O único outro item no computador que estou fazendo é a leitura dos livros da Agatha Christie que não atrapalha os programas que uso para copiar e gravar. Agora faltam menos de 40. Também tem grande chance de eu não terminar dentro dos 1001 dias, mas devo acabar pouco depois.
Apesar de ler praticamente todo dia, descobri que temos muitos livros infantis. Estou terminando um deles e tenho mais um em andamento. Já terei que separar novamente livros para doação então, desde que eu diminua as compras, não terei mais problema de falta de espaço. Comecei a reduzir os livros de atividades e os materiais para isso. Não sei se já aprendi a controlar.
Andei mexendo na pasta de documentos de novo. Preciso começar a tirar as coisas de lá e destruir. Pretendo abrir espaço no guarda roupa para outras coisas e ainda não consegui sequer reduzir as coisas.
Estou aos poucos acabando com as minhas miniaturas. Já coloquei quase tudo na gaveta menor e no próximo mês devo conseguir esvaziar a outra. Ainda tenho muitos envelopes e outros tipos de miniaturas que não apenas shampoo, condicionador e sabonete. Como estou bastante focada nisso, acho que consigo até o final do projeto.
Realmente tenho muitos cremes e para propósitos variados. Tenho usado alguns com um pouco mais de motivação e fico feliz de dizer que já usei bem mais que no ano passado.
Terminei de identificar os uniformes mas ainda tenho muitas roupas para identificar. Como a estação está mudando, vou experimentar as roupas de calor, o que não couber retirar do armário e identificar o que couber. Se ainda assim perceber a necessidade de comprar mais roupas, então quero identificar antes de usar. Depois vou partir para as roupas de frio, mas estas eu já sei que algumas vão sair do armário e nem perco tempo identificando. Consegui fazer uma separação grande, mas ainda não terminei. Ainda não tenho espaço para guardar tudo.
Um dos motivos de eu priorizar a arrumação do escritório e esvaziar o guarda roupas de lá é poder deixar ele como quarto para poder reformar o quarto da Ágata. Não devo conseguir fazer por agora, mas pretendo fazer daqui a poucos meses. Consegui encarar algumas coisas, mas ainda tenho muitas outras. Tem alguns produtos que eu deveria vender. Então vão ficando no escritório.
Uma coisa que eu tenho conseguido fazer é, aos poucos, voltar a ler os livros que tenho em casa no plástico. Infelizmente, são tantos livros que parece que eu nunca vou terminar. Mas tenho controlado tanto as compras que os poucos livros que entraram em casa este ano foram de trocas ou livros para crianças. Também recebi uns dois de presente. Esta é outra tarefa que me parece infinita. Morro de medo de me cansar e sair jogando tudo fora. Como tenho muita paciência, ainda não acho uma tarefa impossível.
Quando eu comecei com o projeto, depois de ter começado e largado por várias vezes a intenção de acabar com os sabonetes que tenho em casa, achei que seria perda de tempo. Hoje, vendo que estou conseguindo acabar com as miniaturas e principalmente reduzir as compras, tenho esperança de conseguir atender estes itens de livros e DVDs mesmo que não durante o tempo do projeto.
Eu estava lendo há pouco no blog do Leo Babauta que ele passou 8 a 9 anos reduzindo e destralhando suas coisas. Então fico mais tranquila de saber que não sou só eu que faço as coisas devagar. Eu sei que tem pessoas que assimilam e fazem super rápido, mas eu não tenho este desapego necessário. 
Apesar de saber que não vou atender este item, e já tê-lo cancelado, atingi mais uma data esperada da minha planilha.
Enfim, neste mês fiz algumas escolhas para priorizar o tempo para concluir alguns itens, consciente que estou deixando outros para trás. Provavelmente se eu continuasse como estava concluiria menos coisas. O resultado é que estou diminuindo a quantidade de itens em andamento e mantendo a quantidade de itens pendentes.

Balanço Mensal do Projeto de Organização
Resumo do Vigésimo Sexto mês
itens concluídos: 27
itens em andamento: 36
itens pendentes: 40
itens cancelados: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.