quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Item 48: Copiar Fotos da Escola

Ainda quando começou na escola tive que preencher uma ficha de autorização e uso da imagem que eu nem imaginava do que se tratava. Preenchi usando o bom senso e pouco depois já tive que preencher de novo em cada rematrícula. 
Independente de como eu preencho este termo, a escola tira fotos das crianças nas atividades para uso na própria escola. No ciclo de berçário eles desenvolvem um projeto de identidade que usam muitas fotos das crianças e familiares. Algumas fotos são enviadas de casa, mas muitas são tiradas lá. Todo fim de ciclo escolar recebo algumas fotos de volta oriundas deste projeto que já não são mais necessárias.
A maioria das escolas que visitei prefere fazem um álbum de compra obrigatória dos pais. Por mais que eu queira estas fotos não concordo com esta política e me dou o direito de questionar o gosto artístico de quem monta. Quem já viu alguns destes álbuns sabe que a estética muitas vezes é pavorosa. E não adianta dizer que a modelo não ajuda porque não é só isso. Criança não pára quieta. É difícil tirar fotos rápidas e ainda acertar a iluminação e etc. Fora que pisca, vira o olho, mexe a cabeça, começa a falar. Temos muitas fotos que tiramos na máquina e no celular. E nem todas merece um álbum. Sinceramente, está aí um projeto que eu vou precisar encarar: selecionar as fotos.
Independente disso tudo, eu queria ter algumas destas fotos comigo para montar o álbum. E olha que esse é um outro item que eu deveria estar trabalhando e nem comecei. Separei um monte de material mas ainda não fiz mais nada.
Cheguei a conversar na escola e a coordenadora havia avisado que poderia me fornecer estas fotos como recordação se eu deixasse com ela um pen drive. Acontece que sempre fazíamos coletâneas de fotos para as pessoas mas nem sempre estas pessoas devolvem o pen drive. Então quase sempre ficava sem pen drive disponível Por conta disso, fiquei esperando e esperando e esperando e acabei deixando passar 3 anos e não havia entregue o tal do pen drive.
Nestas minhas últimas férias em agosto gastei mais de 5 horas copiando as fotos que a escola disponibiliza no facebook e deixei um pen drive novo com a coordenadora da escola cheia de expectativa. Eu nem acreditei que finalmente estava fazendo valer este item quase esquecido da lista. Fiquei muito feliz de ter tomado esta atitude depois de tanto tempo.
Entretanto, quando recebi de volta o pen drive em 30 de agosto fiquei bem chateada de não ter recebido mais nenhuma foto. Deixei passar tanto tempo que os arquivos já estavam alterados e salvos de outra forma e não estavam mais disponíveis. A secretária repassou todos os arquivos que haviam no computador e só conseguiu me mandar 4 fotos. O que foi uma pena. Sinceramente, tão sei se fizeram um backup em outra máquina, salvaram de uma forma que a pessoa que procurou não conhecia ou se simplesmente apagaram mesmo as fotos. O que eu sei é que estas fotos existiram. Também sei que vão montar uma retrospectiva no ano que vem por conta da formatura da pré escola então devem estar fazendo surpresa. Outra coisa que pesa contra é o tal termo de autorização de uso da imagem que pode estar restringindo o envio de toda e qualquer foto que tenha a imagem de uma outra criança que não a minha filha. Já remoí demais e agora preciso esquecer isso e me concentrar no meu verdadeiro objetivo que é ter fotos da minha filha durante este período para montar o álbum e guardar de recordação.
Atualmente, estou com uma pasta cheia das fotos que baixei e que agora preciso trabalhar para recortar e escolher o que eu vou imprimir para montar no álbum.
Veja que esta tarefa precisava de um empurrãozinho para ser realizada. E estar na lista foi super importante. Sob este aspecto, foi um verdadeiro sucesso.
Infelizmente foi um dos itens que fiquei mais triste de concluir porque o resultado foi aquém do esperado. Mas não adianta insistir, com menos esta preocupação na cabeça consigo focar melhor nos outros itens que listei e estão faltando terminar. No próximo balanço pretendo falar melhor sobre os itens que estão em andamento e terminando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.