quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Sim, eu Como Marmita

Muita gente pergunta e não entende a minha decisão de comer marmita. Alguns anos atrás eu tinha algumas opções de lugar para almoçar perto do trabalho e era saudável ir caminhando até lá, almoçar e voltar. Sem ter boa companhia, algumas vezes eu desanimava. Mas eis que o restaurante foi perdendo a qualidade, subindo o preço e fechou. Existiam outras opções de restaurantes, mas eu ficava com a sensação de que estaria melhor comendo em casa.
Não é nada fácil cozinhar no fim de semana para ter almoço todos os dias. Não sou fresca de só querer comida preparada na hora, mas não estou disposta a pagar por um almoço que não é tão saboroso quanto a minha comida de ontem requentada.
Por um tempo, ao invés de ir até o restaurante almoçar, preferia ir até em casa requentar a comida. Quando não tinha nada pronto em casa, optava por ir a um restaurante e daí não enjoava tanto. Mas o lugar que trabalho mudou de prédio e passou a ser impraticável comer na vizinhança ou ir até em casa. A minha opção foi preparar uma marmita e levar para o trabalho.
Cada vez mais eu vejo pessoas no trabalho optando por suas marmitas de casa. Caso não tenha a opção de um lugar para comer no local de trabalho fica bem complicado. Existem opções de marmitas elétricas e até mesmo de refeições frias, mas não ter um lugar em que é permitido comer é proibitivo. Já trabalhei em fábrica que possui o seu restaurante. Neste caso não tem muita opção e é melhor comer o que tem. Mas tendo opção, recomendo fortemente.
Uma coisa que sempre me incomodou é não poder optar por uma alimentação saudável. Eu como carne, mas ter que almoçar 5 dias numa churrascaria é praticamente uma piada. Por 3 dias eu só comi salada do buffet. Comer lanche de frios, hambúrguer ou salgado no jantar todo dia era outra coisa que me incomodava. Não gosto de ingerir gordura e prefiro diminuir a proteína à noite que a digestão é mais lenta, então só como salada e carboidratos com um pouco de proteína. É uma escolha minha, mas nem todo mundo entende.
O café da manhã e o jantar eu faço em casa e limito a quantidade de preparo. Adapto com o que eu tenho e às vezes peço serviço de entrega.
O almoço eu levo marmita de casa com o que sobrou do fim de semana. Às vezes falta comida e eu acabo comendo fora. Garantindo que eu almocei corretamente, posso comer uma pizza ou um hambúrguer no jantar às vezes, mas se eu não comer direito no almoço o meu jantar será salada.
Todo fim de semana me organizo para fazer almoço e jantar para ter uma sobra para os outros dias da semana. Quando vou ao supermercado no domingo de manhã, também me organizo para comprar o almoço de domingo e o que vou preparar no almoço do próximo sábado e o jantar de sexta.
Vejo bastante dicas de como preparar um cardápio semanal e como fazer comida para a semana, mas como eu consigo comer a mesma coisa por dois ou três dias, geralmente faço comida para 4 pessoas e o que sobra eu deixo para a marmita. Na sexta-feira, dependendo do que sobrou, faço uma sopa com bastante legumes.
O grande inconveniente desta rotina é que me traz uma grande dor de cabeça uma viagem de fim de semana. Se não tiver tempo para lavar a roupa, ir ao supermercado e preparar comida para a marmita a minha semana fica completamente bagunçada e desorganizada. Não consigo fazer mais nada. Desde que não ocorra em semanas seguidas ou que consiga voltar no domingo depois do almoço, consigo me organizar bem, mas é uma rotina muito puxada.
E então eu digo que sim, eu como marmita e não tenho vergonha disso. Não como marmita para economizar e não como marmita por que sou fresca (não como qualquer coisa) ou tenho nojo de comida preparada por outras pessoas. Também não como só a minha comida e gosto de fazer a marmita na casa da sogra, da tia, da cunhada, até das amigas. Eu como marmita porque não gosto das opções de comer que tenho próximo ao meu trabalho e entre estas opções e a minha comida, eu prefiro a minha marmita.
Com certeza estou conseguindo economizar, mas gasto um tempo precioso na cozinha que poderia estar fazendo outras coisas. Com certeza estou comendo de forma mais saudável e a quantidade que para mim é adequada sem precisar jogar fora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.