sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Planos para o Fim do Ano

Eu sei que mal chegamos em setembro, mas natal, ano novo e férias já estão chegando. É importante, apesar de parecer muito cedo, começar a pensar o que se pretende fazer no fim de ano. Em anos anteriores já me programei para comprar os presentes com antecedência, mas ainda tenho dúvidas que esta seja uma boa escolha já que os prazos de troca dos presentes são de até 30 dias.
As principais decisões a serem tomadas agora são: vamos viajar ou não, com quem vamos passar o natal e o que é preciso para atingir este objetivo.
Creio que passaremos com uma parte da família aqui e depois viajamos para encontrar a outra parte da família. Desta vez já não teremos cesta de natal para orientar na escolha das ceias. 
Sobre os presentes precisamos definir: se vamos oferecer, para quem e que tipo de presente, com urgência. Para não sair comprando qualquer coisa só pela obrigação de presentear, gostaria de planejar e confeccionar o que pode ser feito com antecedência e deixar para última hora apenas as compras.
Definir o cardápio eu devo deixar para resolver mais perto, mas nada impede de começar a me inspirar para ver se alguma opção me atrai. Apesar de achar cansativo passar o dia todo na cozinha com os preparativos, vejo que é uma forma de unir a família para algo que traz o bem estar na ceia. São pratos trabalhosos que se justifica deixar para uma vez ao ano. Então gosto de escolher cuidadosamente o cardápio e compartilhar as etapas de preparo com a família.
Também preciso começar a me programar para o que pretendo fazer nas férias e adiantar o que pode ser adiantado. Eu vivi a experiência de deixar 2 meses sem mexer na mesa da sala que ainda não tinha terminado de montar o quebra cabeças. Tive sorte de não perder nenhuma peça, mas a sensação de bagunça na casa é terrível. Algumas coisas compensa fazer aos poucos aos fins de semana. Outras são importantes pegar para fazer somente quando eu puder começar e terminar. Reformas de grande monta ou qualquer arrumação que envolva tirar tudo do lugar requer planejamento. Comprar qualquer coisa com pressa é um mal negócio, então acho importante listar tudo o que se precisa para cada projeto, comprar com antecedência e alocar o tempo.
Não acho que seja cedo para pensar nessas coisas e começar a se planejar porque o fim de ano costuma ser uma época de eventos e compromissos. Desde o fim de setembro até o fim de dezembro costuma acontecer de aparecerem compromissos para todos os fins de semana e pouco tempo temos para qualquer outra coisa além de atender aos compromissos e os preparativos dos compromissos (presentes, se arrumar, preparar um prato de alimento, etc). Então acho importante levar isso em conta para fazer os planejamentos dos projetos levando em consideração a possibilidade de abortá-los se a quantidade de compromissos for exagerada. Este ano quero aproveitar de forma diferente. Ágata entende cada vez mais as coisas e preciso aproveitar estes momentos para trazer experiências positivas que eu ainda não tive oportunidade de proporcionar. Uma das coisas que quero fazer este ano e ainda não fizemos é um calendário do advento. Colocando no papel todas estas ideias, consigo ter uma noção do que vou conseguir fazer.
Veja o que se pode planejar com antecedência e comece a colocar estes planos em prática para ter um fim de ano tranquilo. E que a maior preocupação seja apenas aproveitar os momentos felizes com a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.