quinta-feira, 28 de julho de 2016

Quando a Cozinha toma Vida

Ver as fotos e vídeos das comidas e o comentário de que é facinho deixa a gente cheio de vontade de cozinhar. Daí você vê que para fazer a receita precisa de isso, aquilo e tal, mas se você não tiver pode trocar por isso e aquilo... começou a ficar complicado. Aí começa a pesquisar alternativas na receita, outros livros de receita, corrigir a quantidade e aí aparece aquela mulher dizendo que é essencial na cozinha utilizar aqueles medidores de xícaras e colheres (sempre opções caríssimas) para a receita dar certo.
Eu desanimo e tenho vontade de largar.
Não vou me aventurar a dizer que eu cozinho muito bem, mas eu aprendi um mínimo na cozinha para fazer as minhas interpretações. Chegou a um ponto que eu prefiro não comer fora para poder comer em casa que a minha comida é melhor que as opções que tenho. Mas são tantos dilemas...
O principal motivo de eu ter tentado melhorar a qualidade da minha alimentação e saber preparar em casa é oferecer uma alimentação saudável para a minha filha. Nem sempre é fácil, perco muito tempo acertando a receita para usar só o que eu tenho em casa e comprar o mínimo de ingredientes sem ficar sobrando.
Até pouco tempo atrás eu jamais consideraria fazer uma receita que sobrasse claras ou gemas. Não pincelo nada com gema para não precisar descartar as claras.
A parte dos ingredientes eu até consegui dosar e controlar. Ainda tenho algumas coisas em casa que sobraram de outras receitas e eu quero acabar, mas nem tanto como antes. 
Minha nova preocupação são os utensílios. Não dá para ficar armazenando um recipiente para assar frango no microondas ou um cupcakemaker que você só vai usar uma vez. Por que não é algo que você usa todos os dias. Mas, sim, eu tenho coisas para usar às vezes. Tipo refratário para assar pudim no microondas, ou coisas mais decorativas. O que eu tenho tentado fazer é repetir receitas que usam os mesmo recipientes e utensílios para ter maior uso, mas também tenho coisas em casa que praticamente nunca usei.
A proposta é eu tentar listar e usar pelo menos uma vez tudo o que eu tenho para saber se vou manter ou é melhor passar pra frente.
São coisas que eu herdei, ganhei de casamento ou comprei sonhando com uma vida que não é bem a minha:
  •  Eu sou louca para aprender a fazer pão. Tenho forma tanto para pão, como para biscoitos, mas nunca fiz. 
  • Herdei uma sopeira que não é exatamente como eu queria e algumas vasilhas para servir e guardar na geladeira mas acabo servindo nas panelas que também são bonitas.
Não vou listar tudo aqui, apenas exemplos, mas aos poucos vou contando da experiência e espero em um ano conseguir usar tudo.

020. Usar pelo menos uma vez todos os utensílios de cozinha que eu tenho guardados antes de comprar mais alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.