segunda-feira, 25 de julho de 2016

O que Não se Pode Mudar

Está ficando cada vez mais filosófico. A reflexão da vez que eu fico questionando é se eu atingi o objetivo do item ou se meramente estou cansada de me dedicar a aquilo e vou dar por encerrado. Ainda que eu sinta um progresso parcial, quando começo a escrever quase que me convenço que o trabalho já está feito. Em outros momentos penso que o item é irreal e o problema não foi resolvido porque não é um item pontual e por isso o esforço é permanente. Às vezes eu tenho as minhas dúvidas sobre o que eu queria alcançar e por isso acabo colocando pesos diferentes para os itens. 
A verdade é que mesmo que tenha terminado pouca coisa, sei que fiz muita coisa. E muito mais coisa eu quero fazer. Mas não sei se voltaria a fazer uma lista como essa. Eu gostaria de adotar mais listas do tipo 5 para terminar, fazer um project pan, um inventário de algum tipo de produto... Mas acabar com meus lápis, por exemplo, é irreal. A vez que eu contei que teria sabonete para 3 anos e ainda não acabei com eles já que enquanto alguns se vão, outros acabei ganhando, descobri que eu tinha um monstro. Fico feliz que com este projeto consegui focar em algumas coisas para amenizar o completo caos. Aos poucos penso que eu diminuí o consumo de produtos de beleza, por exemplo, e voltei a usar o que estava parado. Foi um grande processo de autoconhecimento, buscando tudo o que eu tinha e que era importante para mim. 
Outra coisa positiva é que eu fui parando de comprar livros e já não baixo como antes. Congelei as minhas listas de leitura e aos poucos vou conseguir reduzir a apenas uma. Finalmente comecei a trocar livros e não sinto necessidade de acompanhar os lançamentos das editoras já que agora estou focada em ler primeiro o que está comigo para depois procurar outras coisas para o espaço destes.
Aprendi a conhecer o meu guarda-roupa como nunca antes e tenho aproveitado bastante disso.
Estou conseguindo fechar melhor os assuntos do trabalho e documentar o que eu faço e também estou preparando as bases para deixar um legado sem que dependam de mim. Sempre quis fazer isso mas nunca consegui fazer do jeito que eu queria. Agora estou fazendo pequenas coisas de outro jeito e estou tendo algum sucesso.
Apesar de fazer pouca coisa que poderia ser considerada decoração, estou trocando coisas de lugar, descobrindo novas formas de arrumação que estão deixando a casa com a minha cara. Quantas pessoas vivem em uma casa que nem parece sua? Completamente impessoal. Hoje eu sei que a minha casa tem muitas coisas que são muito minhas.
Assumi mais responsabilidades com o meu bem estar. Ainda tenho muito para fazer, mas felizmente já comecei a mudar. Eu vivo, como eu saberia que viveria, com o suspense de uma mudança de planos no decorrer deste período. Ele vai acontecer, e temo que em breve, mas sei que ainda que interrompa, estou satisfeita com os avanços e não quero parar por aqui. 
Neste período de férias escolares fazemos muito mais coisas do que durante o ano letivo. Depois da escola sempre tem alguma coisa diferente para fazer: culinária, artesanato, atividade, passeio, brincadeira nova e por aí vai. Percebi que desta maneira conseguimos aliviar o cansaço de não tirar férias em julho. Eu que fico sem tempo para me dedicar aos meus projetos. Depois da euforia do mês passado que tentei terminar todo o possível, esperadamente pouca coisa terminei. Não tive como me comprometer com nenhum dos passeios que listei, infelizmente.
Li alguma coisa mas ainda não terminei mais nenhuma meta relacionada a livros. Ao invés de assistir o que temos em casa, acabamos indo ao cinema/teatro. Contei muita história, mas não terminei nenhum livro que estava listado. 
Fizemos bolo e docinho, mas não tentamos o biscoito. 
Brincamos e tiramos fotos, algumas coisas foram para a caixa de lembranças, mas não trabalhamos no álbum de fotos.
Comecei a mexer mais nas roupas. Esperava marcar a maioria delas neste mês mas mal comecei.
Como troquei algumas roupas de lugar e estou mudando a organização do guarda roupa, consegui separar algumas camisetas para doação ao invés de reformar. Acredito que aos poucos vou conseguir fazer.
Por conta da mudança do convênio médico precisei mexer em documentos antigos e joguei algumas coisas fora, mas ainda preciso encarar a minha pasta e queimar os que são dispensáveis.
Apesar de intenção de copiar as fotos da escola, finalmente deixei um pen drive com a coordenação da escola para separar algumas fotos para mim. Assim que pegar de volta nas próximas semanas vou poder separar e copiar as que quero colocar no álbum.
Estou precisando arrumar lugar para guardar móveis e isso reavivou as grandes reformas que pensávamos em fazer e eu vim adiando. Ainda não é o momento de mexer na cozinha, mas talvez tenha que mexer no quarto da Ágata.
Gostaria de já ter terminado o quebra-cabeças, mas depois da euforia inicial acabamos deixando de lado e ainda falta perto de 1/3.
Ainda tenho buscado inspiração em outros blogs, alimentado algumas ideias e vou deixar algumas para implementar em 2017. Depois disso, vou poder dizer que achei a cara que eu quero pro meu blog.
Apesar de ter avançado em mais uma coisa ou outra, nada digno de relato.

Balanço Mensal do Projeto de Organização
Resumo do Vigésimo Quarto mês
itens concluídos: 22
itens em andamento: 39
itens pendentes: 44
itens cancelados: 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.