terça-feira, 26 de julho de 2016

Dormindo com os Anjos

Uma boa noite de sono é indispensável para se ter um bom dia. Mas são as necessidades mais essenciais que me deixam de mau humor: sono, fome, sede, higiene... E coisas assim.
Barulho, iluminação, frio/calor, roupa confortável, travesseiro, posição de deitar, tudo tem que ter o seu jeitinho para proporcionar uma boa noite de sono.
A alimentação afeta o sono, a rotina da semana, exercício físico e coisas do tipo. Preocupação, estresse, estado emocional... Como podemos ser tão sensíveis!
Sempre fui "acusada" de ter o sono muito profundo e agir como sonâmbula. E aceitei como sendo palavras verdadeiras.
Quando lembro da época da faculdade que ficava sem dormir, não tinha hora para dormir e emendava vários dias virando noite para depois ir dormir quase 24 horas corridas nos fins de semana. E o meu corpo se adaptava. Tive dias melhores e piores. Desta época, não tinha tantas consequências, mas não é tão fácil. Ainda bem que esta época passou.
Por muito tempo tive problemas de insônia. Ainda tenho dificuldade, muita dificuldade em pegar no sono. Independente do horário.
Descobri que acordar sem despertador também melhora muito o meu humor. Mas como não dá pra ter mãedespertador a vida toda, acabei condicionando meu corpo a acordar sozinha todo dia no mesmo horário para não me atrasar para o trabalho.
Uma coisa que eu aprendi na gravidez é que só nós mesmos podemos interpretar como nós somos. As pessoas com quem convivemos podem nos trazer pistas e reflexos de usas observações, mas as conclusões são nossas.
E, sim, nós mudamos. Alguns pouco, outros muito. Às vezes por querer, muitas vezes sem querer. Não vejo que a minha relação com sono seja anormal ou incorreta. Eu gosto mesmo de dormir e procuro dormir por volta de 8 horas por noite, nada a mais. Por conta da rotina, estas 8 horas ocorrem entre as 22 horas e as 07 horas. Mesmo no fim de semana. Já tentei dormir depois do almoço, mas não funciona e ainda por cima atrapalha meu sono da noite.
Depois que tive filho, meu sono ficou leve e eu precisava me concentrar para esvaziar a cabeça para conseguir pegar no sono. O cansaço era tanto que era só fazer a rotina de esvaziar a cabeça que eu já apagava.
Recentemente, descobri que meu sono voltou a ser profundo um pouco depois que eu adormeço até mais ou menos 2 horas da manhã. Depois volta a ficar leve e eventualmente recomeça um novo ciclo. Não é algo que eu tenha algum controle, só sei que está assim. E está tudo bem....
Nesta semana, depois que concluo o primeiro longo ciclo de sono, ao invés de ficar com o sono leve, estou acordando. E volto a ter dificuldade em voltar a dormir, como se eu ainda não tivesse dormido. É péssimo, acabo ficando cansada durante o dia e fica mais difícil de levantar de manhã sabendo que não terminei o meu sono.
Ainda não sei direito o que está fora do lugar ou o que está mudando na minha vida, mas o meu delicado sono já está prejudicado.
Apesar de fazer deste um mero relato, quero alertar para a importância de uma relação saudável com o sono. E principalmente, observar as mudanças na rotina que o seu corpo exige ao longo do tempo. Muitas vezes um alerta para diminuir o ritmo é algo melhor para lidar do que uma doença mais grave. (Você já teve enxaqueca?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.