sábado, 20 de novembro de 2010

A Princesinha de Hollywood

Eu não esperava entrar neste assunto, mas verá que o foco principal continua sendo livros.
Uma coisa muito característica dos livros adolescentes da Meg Cabot são os diários. E mais especificamente as listas. A Mia de "O Diário da Princesa" quase que semanalmente faz uma lista do tipo "os dez mais" com as amigas e depois coloca em seu diário.
Em "A Garota Americana" também. Samantha vive fazendo listas, Mas quase todas as listas envolvem sua irmã Lucy, seu namorado David, o namorado da irmã ou a Gwen Stefani.
Sempre achei muito imbecil isso de listas e rankings. Não me lembro de alguma vez ter feito uma. E muitas vezes, nesses livros da Meg eu pulava essas listas por que não acrescentam nada para a narrativa da história. Só mostra quais são os pensamentos mais ativos e totalmente inúteis da cabeça dessas meninas.
Mas um dia eu fui pega de jeito pelas listas.
A atriz preferida de 8 entre 10 garotas é Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo". Mesmo sabendo que a personagem é uma prostituta. Está lá, nos livros, nas listas, nos filmes preferidos de sábado à tarde.
Sabe quem encena o drama que é a vida de Blair, de "Gossip Girl"? A mesma Audrey. É considerado o personagem mais glamuroso. Mais pra frente tem um livro da série em que Blair e Serena disputam para fazer a encenação de "Breakfast at Fred's", uma releitura atualizada de "Breakfast at Tiffany's" ( o título original de "Bonequinha de Luxo") na cafeteria da Barney's, Fred's.
É claro que a Serena vence, mas são capítulos referenciando passagens do filme, descrevendo a caracterização da personagem e a Blair mostrando como seria o comportamento da verdadeira Audrey. E ela volta a fazer isso tantas outras vezes...
Como eu nunca tinha visto os filmes dela, literalmente paguei pra ver. Comprei o box com os DVDs. O primeiro, é em Preto e Branco, para ter idéia.
As histórias, não sei, não dizem muita coisa. A atriz talvez nem seja tão boa já que parece que são um mesmo personagem. O fascínio, é pela pessoa que ela é.
Estou assistindo na TV ao documentário "A Vida de Audrey Hepburn", produzido e estrelado pela Jennifer Love Hewitt. Bom, eu não gosto dela e não aguento assistir aquela série dos fantasmas. Mas no documentário dá pra ver o quanto interpretar a Audrey é como interpretar a Holly, ou talvez seja sempre a mesma pessoa/personagem. A mãe dela é um personagem muito importante na vida de Audrey. E eu a adorei.
Se não fosse a Jennifer Love Hewitt, eu diria que o documentário é perfeito.
Os filmes que eu tenho, não assisti todos, falta "Guerra e Paz", são muito bons para entender essa fixação das adolescentes pela Audrey em "Bonequinha de Luxo". Acho que esse foi o primeiro filme que eu assisti porque estava citado em um livro.
Os filmes de Audrey sempre vão ser clássicos. Só que eu ainda não fechei a corrente. Falta ler o livro que deu origem ao roteiro de "Breakfast at Tiffany's".
Acho que não tem como dissociar as duas pessoas. Audrey sempre será Holly. E antes que me perguntem, o autor criou a personagem e disse que ela é uma prostituta, mas na verdade ela só é uma garota à procura de um bom partido para casar. Hoje, isso não seria sinônimo de prostituta. Só de interesseira. Eu tinha pensado isso quando vi o filme e a própria Audrey diz ao diretor no documentário, embora ele diga que ela é uma prostituta, para ela é apenas uma mulher querendo uma vida melhor.
Ah, uma coisa que eu achei muito legal no filme é que um dos bons partidos é brasileiro. Não tem cara mas tem nome de brasileiro.
"A Princesa e o Plebeu" e "Sabrina" não têm nada de excepcional, mas são bons. Vale passar o tempo assistindo.
"Guerra e Paz", como eu disse está na fila, ainda não vi.
"My Fair Lady" eu não tenho.
Já "Cinderela em Paris" não dá. É um estilo de comédia diferente. Tem que ter mente aberta para ver.

2 comentários:

  1. Clara! O livro é bem pequeno. Tem 140 e é em formato pocket! Mas não é uma leitura muito fácil por conta do contexto da época, mas gosto. Senão só leio sobre seres sobrenaturais e chega uma hora que tu fica pirada!

    ***
    Sobre a Meg Cabot, nunca li nada dela. Mas vejo praticamente todo dia um post sobre ela nos blogs! Vejo os livros dela muito parecidos e ela sempre lança livros novos, toda hora. Não acredito que ela tenha tanta criatividade assim. Mas só vou saber mesmo quando ler!

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza, que de alguma forma são parecidos. Vou tentar contar mais sobre eles aqui. Uma pena serem tão caros!

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.