quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Como me Tornei Estúpido

Por este título de livro eu não dava nada. Mas eu vi um comentário de uma pessoa que leu e achei que valia a pena experimentar, afinal de contas, eu leio quase tudo.
Logo no começo, Antoine conta resumidamente sua vida até os 25 anos e justifica porque acha que o melhor para si é se tornar estúpido. Tá, eu vou contar mais, Antoine é muito inteligente e pensa que é essa consciência de tudo que o impede de ser feliz. Antoine não consegue sequer conceber a felicidade e não tem motivação para viver. Acredita que a ignorância, ou estupidez, trará alguma motivação para sua vida ou ao menos tirará a necessidade de motivação para a vida.
Bom, a primeira tentativa que faz é se tornar alcoólatra, mas para seu azar, como nunca antes tinha bebido, ao tormar meio copo de cerveja entra em coma alcoólico. Seu corpo possui uma sensibilidade ao álcool e ele não sabia.
Daí já dá pra ver que a missão de se tornar estúpido não é tão simples. Pra não contar muito mais, já que eu contei os 2 primeiros capítulos, Antoine tem mais algumas tentativas frustradas. Mas não vou contar o final.
No começo, eu achei o Antoine muito arrogante por se denominar tão inteligente. Depois fiquei com raiva da nerdice dele. Quem, para se tornar alcoólatra, busca as informações nos livros? Sim, todas as referências disponíveis na biblioteca na qual ganhou até homenagem por ser o associado que mais livros pegou.
Depois do meio do livro, eu entendi melhor. Comparando com uma população alienada e com baixos níveis de instrução e cultura, muitas vezes a vida se torna preocupante. E alguns perdem o sono. Ainda mais nesta época de eleição. Ouvimos cada coisa que não faz sentido! E Antoine se sentia assim. O tempo todo.
A consciência de Antoine que o faz se sentir tão mal não é motivo para ele não fazer nada para mudar. Antoine é derrotista e sequer cogita a hipótese de usar a sua inteligência para empregar em algo que possa erguer a população até si. Prefere nivelar por baixo, o que é mais fácil.
Os amigos de Antoine acabam sendo as peças-chave nesta história. Principalmente porque nenhum deles compartilha do mesmo sentimento e nem são extremamente inteligentes.
Outra coisa interessante é quando Antoine tenta arrumar emprego. Antoine possui vários cursos e especializações em áreas distintas. Na maioria das vezes em assuntos que ninguém mais teria interesse em conhecer.
Não busquei informações sobre o autor e nem li críticas sobre o livro, mas achei interessante.
Bom, a informação que eu quero passar sobre este livro é que sua leitura é válida. E eu ainda vou me lembrar dele por um bom tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.