segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Gossip Girl - O Início

Não tem como falar desse livro sem lembrar: "Você Sabe que Me Ama". Eu achava que essa era uma frase da Serena, mas como a GG diz, eles não seriam quem são e ela não teria por que escrever se eles não fossem os queridinhos de Manhattan. Então a conclusão que cheguei é que essa frase é de todos os personagens e muitíssimo usada pelo trio mais do que especial do triângulo amoroso. A proposta do volume 12, O Início, é explicar como tudo começou. E não é que explica mesmo! Ao mesmo tempo, é uma história completa que não depende de ter lido os outros volumes para entender os rolos e conhecer melhor os personagens, já que eles estão sendo apresentados aos poucos. Entretanto, NÃO deve ser lido antes do volume 01, "As Delícias da Fofoca", senão não tem a menor graça ler os outros livros... Por mais entediante que possa parecer ler os 12 livros, façam isso, sem pular e na ordem.
A leitura é muito leve e flui muito rápido. Tem vários comentários maldoso, bastante intrigas e os personagens nunca se abrem de fato. São pessoas inseridas em um meio polêmico e que agem e reagem a esse meio. São adolescentes cheios de malícias e de vícios e praticamente sem nenhuma supervisão dos pais ou professores. É impressionante a liberdade que possuem para suas escolhas. São riquinhos mimados que querem aparecer, chamar a atenção e criar referências. Não sentem culpa ou remorso. A grande maioria deles só pensa em si mesmo.
Você já se perguntou por que eles fumam tanto? Por que Serena foi para o internato? Por que Vanessa raspa o cabelo? Por que Dan vive à base de Folgers (isso é horrível, gente, acredite!) e cigarros e o pai não liga a mínima? E por que o Nate vive chapado e não se decide entre Blair e Serena? Por que Blair pensa que sua vida é um drama e não supera a separação dos pais?
A série de TV é bastante diferente: a Vanessa tem cabelo (e é lindo!), não se veste só de preto, a Blair não é obcecada pelo Nate, tem até uma relação de amor e ódio pelo Chuck (urgh!) e o Dan, bom, ele é limpinho, não tem o cabelo seboso e pegajoso e até é mais maduro.
Tá, confesso que os da série de TV são meus queridinhos. Mas é diferente. Os personagens foram inspirados nos dos livros mas se tornaram independentes rapidamente. A contagem do tempo também é diferente, Se eu não perdi a conta, os 11 livros contam 2 anos e meio desta turma, o que dá aproximadamente 3 meses por livro.
Eu ainda continuei lendo It Girl. Depois tem a série The Carlyles que eu não sei se vai muito longe e pode ter algo sobre a mãe da Serena com o pai do Dan na adolescência, não sei o que a autora achou da tentativa de série. Mas ainda tenho muita coisa pela frente. Uma pena que os livros sejam tão caros.
O maior impacto negativo nos livros e que na série de TV foi amenizado é a obsessão por fumar. Já foi moda. Ainda é comum entre adolescentes, mas a forma descrita é impressionante. Será que não devia ser proibido para menores a leitura desses livros? Não sei o quanto impressiona.
Bom, achei que neste livro, muitas daquelas perguntas que coloquei foram respondidas. E muito do comportamento desses jovens pareceu ser justificado. Resta torcer para que esta história não acabe por aqui, seja nos livros ou na série. E cada uma com seu devido charme.

Um comentário:

  1. Olá Clara!
    Não sei se tem o livro de Vestida para Casar! Até vou procurar porque adoro esse filme. Sei que algumas vezes, o livro é lançado depois do filme, baseado no roteiro. Assim que souber de aviso!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.