terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Homem Invisível

Ultimamente, a minha vida pessoal e profissional está bastante atribulada. E eu tenho tido muito trabalho. Então, por mais que tentasse, foi muito difícil ler nos últimos meses. Especialmente em novembro. É claro que não faltou assunto para o blog porque a mina lista de leitura é grande. Mas este foi um mês atípico.
Um dos livros que ficou travado foi "O Homem Invisível". Esse livro eu nunca tive vontade de ler, mas a única edição de "A Máquina do Tempo" que eu achei vinha com "O Homem Invisível" junto. Esse deve ser o primeiro motivo. O segundo provavelmente é por que era em inglês, que normalmente é mais demorado para mim. Também juntou com outra leitura mais complexa que também travou. E ainda os tantos outros problemas de minha vida... Era quase um martírio.
Como em "A Máquina do Tempo, o autor não gosta de explicar muita coisa. O começo é mais agitado, mas também nos deixa mais perdidos. Então começam os diálogos, mas os personagens não falam direito. As palavras são todas comidas. Tudo bem, é linguagem falada ou até mesmo dialeto, mas olha este trecho:
"And that he turned and hurried down to her. "Janny", he said, over the rail of the cellar steps, "'tas the truth what Henfrey sez. 'E's not in uz room, 'e ent. And the front door's unbolted.""
Então do meio para o final, o Homem invisível começa a contar a sua história. E ele está amargo e com raiva.
O que eu gosto nas obras de H.G Wells é que ele escreve ficção científica mas não é clichê. Tudo bem, talvez eu tenha lido poucos livros de ficção científica. Mas foi algo que eu gostei. Nesta obra, os personagens têm nomes (embora eu tenha me perdido com eles várias vezes). E outra coisa que eu gostei foi que demorei para descobrir se o homem invisível era "do bem" ou "do mal". O tempo todo ele era julgado por só verem a parte boa ou só a parte ruim da situação (ser invisível).
Resumindo, aparece na cidade um homem misterioso e todo enfaixado, depois a população da cidade fica tentando descobrir qual é o mistério e descobre que ele é invisível. Então começam a perseguir ele como um criminoso, mas que crime cometeu?!
E ele vai fugindo e procurando ajuda. E eu ficava tentando entender se ele queria voltar a ser visível ou só escapar de ser perseguido.
Estou quase declarando greve de leitura até que eu me sinta melhor. Analisando com calma, muito provavelmente vou precisar ler ele de novo. Não sinto que eu tenha concluído. Para quem gosta de Sci-fi, eu recomendo não só esse como todos os livros de H.G. Wells. E uma dica que sempre funciona: filmes que são baseados em livros, ou o livro é muito bom, ou vendeu bem. Se você gostou do filme então, a chance de gostar do livro é ainda maior. Eu sempre prefiro testar, e poucas vezes me decepciono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.