sábado, 4 de dezembro de 2010

O mundo assombrado pelos demônios

Bom, antes de tudo, esta é a primeira participação da Lesma. Suas participações serão beeem esporádicas. Mas não menos bem feitas.


Minha leitura é sem dúvida mais lenta que a da minha incentivadora Tartaruga, de modo que posso contar nos dedos a quantidade de livros lidos no ano. Ainda assim posso contribuir com o que eu li e agradeço pelo espaço oferecido nesse blog para expressar as minhas opiniões. 
O livro foi um presente de aniversário de um dos meus inúmeros primos; a família é grande e bem unida. Na dedicatória esse primo disse que esse livro seria e realmente acabou sendo um dos meus favoritos.
Não tenho como disfarçar que à primeira vista o título me causou uma certa desconfiança em relação ao assunto a ser abordado pelo autor. O mais divertido foi que durante a leitura, quando me perguntavam o que estava lendo, diversas pessoas tiveram uma reação de espanto com o nome do livro. Assim eu era sempre retrucado com: "– O que é isso?! Tem algo a ver com alguma seita ou crença?"; "– Porque você esta lendo isso?"; "– Nossa! Esse livro me parece estranho!"
Em seguida vinha a minha explicação apoiada na sinopse da capa do livro para não ser condenado pela ‘inquisição’.
Além disso, ao abrir o livro, me deparei com o seguinte subtítulo: "A ciência vista como uma vela no escuro, que desmistifica e de certa forma direciona as expectativas a respeito do que vai ser tratado."
Questões ligadas a ‘assombrado’ e ‘demônios’ são abordadas; mas de uma forma científica, com estruturação dos fatos e questionamento das provas. Uma grande parte das polêmicas foram levantadas dentro da sociedade norte-americana, que ao meu ver é muito mais paranoica a respeito de invasões extra-terrestres e conspirações militares e políticas. Aos poucos o autor vai mostrando a fragilidade de argumentação de diversas seitas e a má influência da mídia e do consumismo que muitas vezes espalham informações errôneas e ideais de vida fúteis. Fica evidente que geralmente é dificil estabelecer uma discussão com pessoas que defendem tais assuntos, pois muitas vezes elas não estão dispostas a enxergar algo novo e têm a ciência como o vilão e algo entediante.
Há também comentários a respeito da evolução da humanidade e das diversas atrocidades que foram feitas como a caça as bruxas, a inquisição e a escravidão. Realmente foi vergonhoso os males que fomos capazes de fazer aos nossos semelhantes que eram consentidos tanto religiosa quanto socialmente. Nesse ponto deveriam entrar os questionamentos para tentarmos compreender o fato sem que sejamos tomados pelas nossas emoções ou interesses políticos e econômicos. Muita coisa já evoluiu: igreja e estado não estão mais vinculados, e teoricamente não temos mais escravidão e todos temos direito a educação.
Enfim, aos que estiverem dispostos a refletir sobre o conhecimento, espero que gostem da leitura.

---

Titulo original: The demon-haunted world

Carl Sagan: professor de astronomia e ciências espaciais da Universidade de Cornell que dedica a sua vida ao desenvolvimento e divulgação da ciência.

3 comentários:

  1. Pois é, eu também estranhei quando li o título pela primeira vez - assim como quem me viu lendo! Mas tive que ler e, como pra você, acabou virando um dos meus favoritos.

    Mas preciso confessar que não é só lá nos EUA que tem tão forte essa coisa de ET não, já tive amigos que participaram de grupos de ufologia e coisas do tipo. E paranoias, há várias. Não como lá, mas também tem.

    Achei muito bom o livro inclusive porque me ajudou a superar bastante essas coisas.

    E ele sempre remete ao ceticismo (inclusive em relação a si mesmo, o que tanta gente esquece...) e à admiração - o autor realmente consegue estimular a gente nesse sentido. Se já admirava o mundo, ele foi um dos que contribuiu para aumentar ainda mais esse sentimento.

    Discutir/dialogar é difícil mesmo, mas não há alternativa. Com respeito, a coisa vai.

    Se ao menos não estivéssemos tão distantes desse "teoricamente"... há mais demônios que assombram o mundo, além dos que ele trata.

    Um grande livro, não? Bem vindo e escreva mais! Só não precisa tentar acompanhar a sua incentivadora, porque essa tartaruga nem eu voando consigo.

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto, vou ter que colocar na fila. Mas sem pressa, certo?
    Agora tem que pensar no próximo...
    Beijo,

    ResponderExcluir
  3. Adorei tua lista de livros, faz bastante tempo que tu anota! Adorei!

    O Submarino realmente de decepcionou nesses últimos dias!

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.