sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Retrospectiva 1: Livro mais demorado

Alguns livros demoramos muito para ler. Começamos, paramos, largamos, pegamos de novo, volta do começo que já não lembro o que eu li... E meses se passam até que conclua o livro. Não necessariamente isso acontece por que o livro não é bom. Às vezes é por que tem outros mais especiais que você resolve passar a frente, ou por causa de provas, viagens, qualquer outra coisa que chame mais atenção. Tem 3 livros que eu estou lendo e parando há mais de 2 anos: "Manual de Automóveis", "Crepúsculo do Mundo" e "Casa Grande & Senzala".
"Manual de Automóveis" é um livro técnico que eu gosto de ler antes de dormir. Como tenho tido muito pouco tempo para ler nestes últimos meses, devolvi ele para a estante e deixei outro livro na cabeceira, bem mais leve, daí a leitura corre mais fácil. Pelo menos quando voltar a ler ele, não preciso voltar do começo, só volto o capítulo. Será uma das metas para 2011: Terminar os livros já iniciados.
"Crepúsculo do Mundo" é a última obra de Allan Massie que foi publicada no Brasil e que eu não tenho. Para minha infelicidade, como foi um dos primeiros livros lançados, já está esgotado na editora e eles não pretendem fazer uma nova edição. Para vocês terem uma ideia, a Ediouro tirou o Fale Conosco do site deles e avisou que para procurar em sebos as edições esgotadas. Mas livro usado eu acho mais difícil comprar pela internet. Gostaria de poder ver ele antes de comprar e poucos colocam fotos. Já aconteceu de o livro vir riscado de caneta na capa e com as páginas levemente amareladas por que não estava embrulhado. E isso por que o livro era novo, mas de saldão. Então comecei a ler no Google Books e eles interromperam na página 70. E eu não tenho pressa de voltar a ler por que não resolvi se arrisco comprar usado ou espero a má vontade da editora mudar. Sempre que posso visitar um sebo eu pergunto do livro, mas ainda não achei. É uma pena. Também terei que resolver isso no ano que vem para atingir a minha meta.
"Casa Grande & Senzala" também é um livro técnico, de História, que eu não me lembro por que eu resolvi ler. Acho que foi recomendação, mas não me lembro de quem. Só que a versão que eu consegui estava toda corrompida. Perdi meses revisando e tentando formatar o arquivo mas ficaram 3 trechos incompletos. Fora que eu tive que ignorar todas as notas de rodapé. Foi um trabalho monstruoso que não satisfez a minha vontade. Então larguei. Resolvi que era melhor tentar comprar. Embora seja um livro antigo, ainda é muito caro, custa entre 85 e 120 reais em livrarias. Em sebos achei por 60 reais, mas também acho caro para um livro usado. Aí perguntei num outro sebo e me falaram que teve uma escola que exigiu a leitura desse livro, por isso que estava esgotado, mas que o preço normal seria 30 reais. Ufa, esse é um preço pagável. mas não estava disponível. Fiquei de voltar mais vezes até encontrar. Mas uma super promoção do Submarino também tornou esta aquisição viável e eu devo ler em 2011. Pelo menos para cumprir a meta. Os outros livros do autor que meio que são continuação ainda não estão na minha lista de leitura. Vai depender muito da leitura deste livro pra eu resolver.
Bom, eu diria que esses são livros intermináveis. Demorados foram livros como "O Alcorão" que eu demorei 8 meses para ler ou "A Bíblia Sagrada" que eu demorei mais de um ano.
Em 2010, o livro mais demorado foi "O Conde de Monte Cristo". Esse livro tem por volta de 1200 páginas, eu sabia que ia demorar, mas se tornou mais demorado não pelo período em meses que eu demorei para ler, por que talvez outro tenha demorado mais (não sou muito precisa nestas contas), mas por que levei para ler durante duas viagens de mais de uma mês de período total e eu o lia todo dia quando voltava do curso até a hora de dormir, o que dava umas 3 horas por dia no mínimo e depois ainda gastei 4 dias inteiros das minhas férias para conseguir terminar de ler. Imagina saber que faltam 900 páginas e em 3 horas ter lido quase 20 páginas?! Cheguei a perder a paciência algumas vezes, mas o que mais irritava era que eu gostava da história mas não fluía. Tinham várias tramas paralelas que depois se juntaram. Praticamente todas eram interessantes, embora alguns trechos de diálogos não façam a menor falta. Enfim, não descobri o que deixou a minha leitura tão lenta. Costumo ler muito mais que isso. Chego a ler 100 páginas em 2 horas. Os livros de "Deltora Quest" quando li era 1 por dia quando eu voltava do trabalho, e sem sofrimento.
Outro que demorou bastante foi "Divina Comédia". Também é grande, tem 800 páginas, mas este é em verso. Mesmo tendo lido a melhor tradução para português, continuo tendo enorme dificuldade na leitura de versos. Teria entendido muito mais lendo em prosa, mesmo que cheio de recursos de linguagem.  A vantagem deste livo que o fez perder o título de mais demorado é que não foi muito sofrido por que com letras maiores e em versos, acabou sendo mais curto. Eu conseguia ler até 100 páginas por dia em alguns dias.
Para 2011, já sei que "Casa Grande & Senzala" e "Manual de Automóveis" estão concorrendo para serem os mais demorados.  Outros que têm chance são "Ilíada" e "O Capital".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.