quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2 - Revelação do Ano

Faz pouco tempo que escrevi sobre "Travessuras da Menina Má", mas faz mais tempo que eu o li. Adorei. Quando escrevi sobre ele, falei que foi uma grata surpresa, ainda mais por ter percebido que nunca havia lido um livro traduzido do original em espanhol. Eu não conhecia nada de literatura estrangeira não-inglesa ou americana...
Na tentativa de ampliar os meus horizontes literários, tenho acrescentado aos poucos livros de autores de outras nacionalidades. Nem Saramago nunca li... Um autor que eu gosto muito e que já li quase todas as obras que foram publicadas em português é Allan Massie, mas por ser cingapuriano, suas obras são originalmente em inglês. E, detalhe, seus livros são históricos, não se passam em Cingapura!
A grande revelação de 2010 foi um autor de língua espanhola: Carlos Ruiz Záfon. O livro que eu li foi "O Jogo do Anjo", embora o livros mais famoso dele seja "A Sombra do Vento".
Uma vez ouvi alguém dizer algo do tipo: "Isso só agrada quem lê de tudo. Você lê qualquer coisa". Eu não quero fazer campanha contra o preconceito nem nada. E também nem acho que seja bom ler de tudo ou se dizer culto por isso. Pouco me importa. Mas já que eu me coloco a falar de livros e eu leio de tudo por que sou muito curiosa, eu escrevo sobre tudo. Não estabeleci um perfil pro blog, nem tenho o interesse de falar de tudo. E o meu gosto nunca é referência. Canso de ver pessoas falando mal de livros que eu adoro.
Eu não sei explicar. Como li muita coisa, e coisas diferentes, por que esse livro foi marcante?
Provavelmente não foi marcante por que é de autor espanhol, mas eu o procurei por ser espanhol. O livro é ótimo. Conta a história de um escritor. Descobri que livros, bibliotecas e livrarias sempre são o assunto dos livro de Záfon.
O outro motivo que eu gostei foi pela descrição dos lugares, que eu sempre amo. E através dos livros eu fui a Barcelona, Paris, Marselha, até ao Afeganistão e ainda tantos outros lugares. Fiquei com bastante vontade de visitar a Espanha depois de "O Jogo do Anjo".
Obviamente, esse foi o autor revelação do ano por que me fez ter vontade de ler os demais livros. E isso não é ótimo?! Como se a minha lista de livros não fosse pequena. Experimentar é uma coisa. O livro te prender e fazer você querer continuar lendo é outra. Mas te cativar a ponto de você querer conhecer tudo  mais que este autor escreveu; é marcante.
É claro que eu apenas estou começando a conhecer e experimentar autores estrangeiros. Mas o estilo de escrita em "O Jogo do Anjo" é muito bom. Embora o livro seja grosso, você vai lendo aos poucos e sem perceber, já está acabando.
A história tem uma mistura de romance e mistério, e um final surpreendente. Muito característicos da obra deste autor.
Bom apenas retomando de cabeça, eu li "A Cidade do Sol", "Como me Tornei Estúpido", "A Divina Comédia", "O Segredo do Anel", "Eu, Christiane F...", "O Conde de Monte Cristo" e tantos outros que me fizeram viajar para outros lugares. Foram muitos, mas "O Jogo do Anjo" me ganhou. Fico devendo a resenha.
Estou fazendo de índice a minha Lista de Leitura. Assim que colocar, estará disponível o link lá.
Bom, espero não me decepcionar com "A Sombra do Vento". Mas fiquem de olho nos livros desse autor!

2 comentários:

  1. Tartaruga, geralmente eu não posto comentários. Visito o site, blog e pronto.
    No entanto, o seu blog me chamou a atenção pela diversidade de gêneros literários, o que não é comum, diga-se de passagem.
    Tal como você aprecio uma boa leitura, não importando muito o gênero, desde que me agrade.
    Parabéns pelo conteúdo e pela formatação do blog.
    Abraço,
    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Beatriz, obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado. A minha ideia era dividir um pouco do que leio. Mas não estou dando conta. Volte sempre que será bem vinda. E desculpe a falta de atualizações.

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.