domingo, 7 de novembro de 2010

Filmes de Crepúsculo

Meu intuito não é avaliar o filme pois entendo ainda menos do que livros. Minha ideia é sempre comparar os sentimentos que livros e filmes estimulam em mim.
Como "Crepúsculo" virou febre mundial, não me sinto apta a fazer uma resenha. Não sou mega-fã. Mas assim como falei anteriormente, quero contar mais um pouco. A maioria das pessoas provavelmente não concorda com a minha opinião, mas eu já me acostumei.
Bom, primeiro de tudo, preciso confessar que eu sou uma vergonha em matéria de filme. Fiquei 3 anos sem ir no cinema, vou muito pouco, não sou de alugar e se está passando um filme que já começou, prefiro não assistir. Só se conseguir assistir do começo. Então, fale-me uma lista dos 10 livros que mais gostou e provavelmente já li metade e já tenho alguns outros na minha lista de leitura. Mas fale-me de 10 filmes e eu provavelmente só conheço 2, não tenha assistido nenhum e o que assiti já não lembro a história e os demais eu não sei do que se trata. É sério. Pior que já comprei alguns e não consigo assistir.
Voltando ao assunto, resolvi ler "Crepúsculo" depois de assitir o trailer "Lua Nova". É, total fora de ordem. Mas "O Senhor dos Anéis" também foi assim e H.P. idem.
No caso de "Crepúsculo" eu só assisti os filmes semana passada. Muito depois de terem sido lançados e muito depois de eu ter lido os livros. Uma das coisas que eu mais gostei, por ter lido "Sol da Meia-noite", foi a maturidade de Edward que a Bella não percebe. Mas no filme, é difícil dizer que eles são adolescentes. E o que é a voz do Jacob; claro que ele não é um garoto de 15 anos.
A história da pele que brilha como diamante não me pareceu muito boa para o filme. Não ficou tão maravilhoso.
Apenas para não ofender os inúmeros fãs, eu não odeio "Crepúsculo" e provavelmente vou assistir "Eclipse" em breve e talvez até "Amanhecer". Só o tal parto da humana e a alimentação da pequena Reneesmê é repugnante já na leitura. Quero ver o que vira para o filme. As cenas de batalhas em "Eclipse" não me pareceram tão terríveis como essas duas de "Amanhecer", por isso essas duas são as que mais vão importar para mim, para salvar a história. O que não me não me impede de assistir "Eclipse".
Até hoje, depois de assistir "Lua Nova", eu acho que a depressão da Bella foi um tiro no pé da autora. Se alguém continuou a ler depois disso foi pelo carisma do Jacob, por que o Edward pareceu um traidor e a Bella uma fraca. Os tempos são outros, as mocinhas já não podem ser indefesas para serem salvas no final. Hoje, mulheres podem ser as agentes da ação que salva a história, já são parte ativa. E a Bella entra numa confusão que a coloca na forma passiva. No filme ainda pareceu que ela controla mais a situação, mas não me convenceu.
A visão geral que eu tive é que esses filmes não entram na lista dos romances que eu vou assistir inúmeras vezes. Também não entra nas melhores adaptações e nem nas piores. Tiveram muitos pontos positivos, mas faltou um algo a mais que me tocasse.
Por um bom tempo ainda vou dormir pensando na propaganda do Burger King com o pôster do Edward ou do Jacob. Essa propaganda foi ótima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.