terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Os Sapatos de 2019

Já faz um tempo que faço os meus balanços, então não é novidade o que vou contar por aqui. Continuo evitando comprar e tentando usar até descartar os meus calçados que por hábito generalizei como sapatos. Agora, além de contar o balanço dos sapatos ainda posso fazer mais, já que pelo inventário sei exatamente de quanto de cada categoria eu tenho.

O que Entrou:
Nada. Acreditem. Já não tinha mais nenhum item listado para reposição e nenhum dos que eu consideraria essencial precisou ser substituído já que agora eu tenho uma visão melhor de tudo o que eu tenho e do que pode ser substituído com produtos que eu já tenho.
O que aconteceu é que escolhi um novo sapato para ser o meu de todo dia. Apesar de ainda ter sapatos guardados, estes eu estou reduzindo rapidamente. Em breve vou ter que pensar em repor pelo menos um.
E a outra coisa que estou fazendo diferente é tentar usar mais as sandálias que eu tenho. Não são muito boas para dirigir, mas se continuarem no armário vão ter que ir pro lixo sem usar. 
Total: 0

O que Saiu:
Logo no começo do ano já precisei descartar um sapato que se abriu no primeiro uso. Este da foto estava guardado faz um tempo e quando peguei para usar simplesmente abriu uma das tiras de dedos. Um tempo depois, abriu a tira do outro pé. E antes da hora do almoço, já tinha soltado toda a sola de um dos pés e a outra estava em estado lastimável. E foi para o lixo. Não era um sapato novo, mas mais um sinal que sapatos foram feitos para serem usados e não deixados guardados. Logo, pretendo ter poucos e usar tudo o que eu tenho. Que começo de 2019, hein?


Por incrível que pareça, já em março, resolvi pegar uma das minhas sandálias baixas para ir numa festa e também descascou na tira da frente e no calcanhar. Esta sandália não era muito velha, deve ter uns 3 anos. Ganhei de presente de aniversário. E eu usei muitas vezes. Era um pouco difícil de vestir por conta da posição do dedo e as tiras transpassadas para afivelar, mas não parecia que o material estava cedendo. Demorei bastante tempo para calçar e percebi que no calcanhar, a parte que amassa, o revestimento descascou. Não teve jeito, usei para a tal festa e já separei para descartar. Estou começando a ficar sem opções. Apesar disso, separei outra para usar com mais frequência.
E alguns meses depois, em outubro, acabei separando para descartar mais este sapato que foi o que eu escolhi usar por este ano. Aos poucos ele começou a me machucar, deu bolha e toda vez que eu usava, ficava saindo. Este sapato também não foi uma escolha minha, veio de outra pessoa. Ele costumava escorregar do pé enquanto eu andava e em pouco tempo já estava todo lascado. A cor também não ajudou, sujou muito e não é muito prático para limpar. Qualquer coisa já marca. A parte interna é bem macia, mas se soltou. Eu acabei usando só porque estava na frente e eu sabia que não iria durar muito. Tentei usar mais algumas vezes depois que me machucou e acabei desistindo. Infelizmente durou muito pouco e já teve que ir para o lixo. Apesar de ter outros para usar para trabalhar, estou considerando comprar mais um para repor este, desta vez do meu gosto, já que tenho certeza que logo vou sentir falta.
Em anos anteriores, debati bastante sobre uma sapatilha esportiva. Acho que eu tenho ela faz uns 6-7 anos. Desde que a coloquei no talvez, tenho usado-a muito. Ultimamente tenho sentido que não está tão confortável de usar. E ela está se acabando de dentro para fora. A palmilha é o que está pior. Resolvi usar até terminar, o que deve acontecer logo.
E o outro calçado que está no quase e devo descartar em breve é esta sapatilha que eu peguei para usar de forma mais frequente. Por incrível que pareça, a gaveta que eu guardo os chinelos e rasteirinhas tem se mantido em ordem depois da arrumação. Como um das categorias que eu mais tenho itens são os chinelos e rasteirinhas, tentei usar um pouco mais as minhas e separei uma para destruir até o final do ano como costumo fazer com os sapatos. Agora me arrependo um pouco da escolha, porque esta é uma das minhas sapatilhas mais novas e deixei as mais velhas envelhecendo na gaveta. Aparentemente, ela me venceu, mas eu continuo focando nela e sei que não vai durar muito mais. Oficialmente, ela estaria no quase. 
Dos sapatos que estavam na berlinda, novamente cogitei descartar a bota de cano médio que eu mostrei no balanço de 2018. Ela está bem desgastada e eu continuei usando. Neste inverno, tentei usar além dela os meus impermeáveis, pelo menos aos fins de semana. Com isso, consegui prolongar um pouco a vida dela, mas acho que o tempo dela já foi.
E o último que está no talvez é um sapato de proteção que eu ganhei para fazer atividade externa, mas eu já não venho fazendo este tipo de atividade faz uns 5 anos. Venho pensando em devolver faz tempo e espero dar um jeito nisso sem falta no ano que vem.
Resolvendo a indecisão dos que estão no talvez, consigo reduzir o espaço ocupado com calçados e posso liberar uma gaveta para guardar outras coisas. No próximo inventário espero já estar com uma gaveta a menos.
Total: 3 (talvez 5)

Balanço:
Apesar de ter saído pouco, também não entrou nada, por isso o balanço foi bom. Ainda tenho muitas peças que poderia descartar e nem chego perto já que muitas vezes prefiro ficar descalça.
Aumentei bastante a quantidade de sapatos no talvez, então devo terminar com eles em 2020.
Ainda estou longe de chegar na quantidade ideal, mas estou achando ótimo estar usando e descartando alguns sapatos sem precisar comprar novos.
Fizemos um balanço em casa com os sapatos das crianças também e estamos focando em só comprar para reposição quando não tiver mais jeito. E claro que ainda que tentasse aproveitar os sapatos para a menor, muita coisa acabou e teve que ser descartada. Acho que eu nesta idade também acabava com os sapatos, então é normal.
Consegui revender um sapato usado das meninas que eu tinha repetido. Comprei um tênis e duas sandálias. Depois precisei comprar mais uma sandália. Além disso, descartei três tênis, uma sapatilha e três sandálias. Mas os sapatos das meninas não contam.
Total: -3

Incrível, né? No último balanço eu não tinha muita coisa no talvez e já estava satisfeita com a diminuição que eu vinha fazendo. Não esperava que conseguisse ficar mais tempo sem comprar e de quebra descartar mais sapatos pelo uso. Imaginava conseguir terminar com um apenas. 
E finalmente consegui fazer o inventário. Limpei todos os espaços para sapatos e gavetas e contei tudo o que eu tinha. Até que já não é tanto, com estes que saíram baixei de 30. Esse ano foi diferente. E vamos chegar no número ideal de sapatos em mais alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.