terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Os Sapatos de 2018

Não imaginei que viria falar de sapatos de novo, mas o balanço de 2018 foi muito bom. Depois do susto do ano passado, fiquei pensando bastante no que eu estava fazendo e acho que aprendi umas boas lições.

O que entrou: 
Eu continuo esporadicamente entrando em lojas só para olhar, mas novamente não tenho muita vontade de comprar. 
O único calçado novo que entrou na minha gaveta foi o tênis que eu já havia colocado na lista de reposição necessária. Este tênis inclusive, foi um achado. Apesar de eu estar precisando trocar o tênis que eu tinha, continuava usando o velho. Quando fui procurar um pra minha filha, resolvi só olhar para ver o que tinha e achei um com um bom preço. Ainda experimentei outros dois pares, mas gostei mais do primeiro que experimentei e que estava com o menor preço.
E foi só. Como essa aquisição já estava planejada para substituição, o outro ponto positivo é que não tenho mais nada previsto. Ainda que eu chegue a descartar algum calçado, não tenho nenhuma expectativa de aquisição. Claro que pode acontecer de eu ganhar, mas não acho que seja o caso.
Total: +1

O que saiu:
Um pouco do que aconteceu este ano acabei contando no retrospecto do ano passado.
Ano passado, ou no meio de 2017, comentei deste sapato que acabei reformando. Apesar de não ter feito a parte interna, continuei usando, mas foram duas coisas que aconteceram: meu pé passou a doer com o uso deste sapato, coisa que não acontecia antes, e mesmo reformado por fora, passou a escorregar um pouco para o lado. Depois de um tempo, a parte de dentro ficou totalmente comida e apesar da parte externa parecer boa, já não podia dizer nada da interna. Continuei usando mais um pouco até que resolvi que não valia mais a pena e optei por descartar. Para este também já tenho substituto, apesar de estar usando outros tipos de sapatos em substituição.
Esse tênis já estava comigo há mais de 8 anos. Eu passei a usar na época que fazia academia, mas ele sempre machucou um pouco o pé, então evitava usar por muito tempo. É claro que com o uso, foi ficando gasto: a sola começou a descolar, o cadarço começou a perder as pontas e nas laterais começaram a aparecer pequenos furos. Não valia a pena nem lavar. Como o uso é eventual, mais nos fins de semana, ele durou muito mesmo. Mas achei melhor substituir. Enquanto era possível, eu usava. Assim que consegui lassear o tênis novo, levei este para descarte. E deu muito certo. Hoje questiono se eu realmente precisava de um tênis para substituir já que não pratico esporte. Mas de certa forma, é um incentivo para eu voltar a praticar mais do que só a caminhada.
Outro sapato que usei intensamente e penso que terei que descartar em breve é essa bota de cano médio. Eu cheguei a comprar outra de cano baixo faz uns dois anos, mas o salto é mais alto. Por conta do tamanho do salto, gosto bastante desta. Mas o bico já está lascado e não vai durar muito mais. Sinto que se eu não encontrar opção para substituir, logo terei que me acostumar com outras opções de sapatos e então descartar. Começou a pesar também o estilo desta bota, que no fundo, eu penso que não combina comigo. Preciso repensar este sapato. Esse foi o sapato talvez. Não cheguei propriamente a descartar, mas estou bem perto disso.
De um modo geral, em 2018 usei pouca coisa. Quase que os mesmos 3 ou 4 sapatos na maior parte do tempo. E nem cheguei perto dos demais. Ainda tenho muitos para usar a partir de agora e se entender que não estão funcionando, vou acabar descartando. Aos poucos estou pensando no que eu de fato gosto de usar e posso chegar a rever os critérios de substituição. Por enquanto, ainda não tenho mais nenhum no talvez, e nenhuma substituição em vista.
Total: -2 (quase -3)

Balanço Final:
Não lembro se eu cheguei a contar o total que eu tenho de sapatos. Sei que devia fazê-lo. Assim como no ano passado, entrou 1 e saíram 2. É lógico que desta forma eu vou demorar anos, mas vou reduzir a 1 em algum momento da minha vida. Mas estou feliz de ter chegado na situação que eu passo a questionar a substituição já que eu não tenho mais sapatos duplicados, seja no mesmo estilo ou na mesma cor, que eu vá revezar e se descartar um já tenho o substituto. É lógico que ainda tenho muito para reduzir, principalmente os meus chinelos que procriam no armário. Mas percebo que estou bem perto de uma quantidade mínima de sapatos. Em breve devo contar, e o próximo balanço deve ser mais equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.