segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Item 89: Zerar a minha Planilha de Livros

Sobre o quase item que eu concluí...
Este item entrou na lista para ajudar na sensação de ser capaz de concluir coisas. Não é nem um pouco lógico eu ter feito esta planilha, mas como eu vinha atualizando ao longo do tempo (desde 2003), até que eu entendesse que não precisava mais, era algo que me ocupava e eu não sabia por quê.
Então resolvi concluir para não sentir falta já que faltava tão pouco.
Essa planilha é muito simples, todo ano eu anotava na agenda a data que terminei de ler um livro. Então para comparar que época eu lia mais, comecei a repetir só a anotação com o número do livro (sequencial) e o ano em cada dia do calendário. Por exemplo, em 15 de janeiro eu terminei de ler o quarto livro do ano de 2007 e anotei 04/07. Desta forma eu sabia se estava lendo mais ou menos, se o ritmo estava lerdo ou não, coisas desse tipo; comparando de um ano para outro. Estas anotações eu geralmente fazia na agenda, e para não ter que ficar passando a limpo no calendário do ano seguinte, passei a salvar numa planilha eletrônica com uma coluna para cada ano e os dias do ano nas linhas.
Quando eu escrevi na lista "Zerar a planilha" queria dizer ter um registro de conclusão de livro para cada um dos 365 dias do ano (claro que não todos ocorridos no mesmo ano).
Quando comecei o projeto, já vinha anotando faz muitos anos. Fui procurar nos meus discos de backup a planilha e comecei a atualizar para saber quanto faltava. Demorou um pouquinho, mas eu tinha todos os dados e fui digitando. Como eu já havia programado usar por um bom tempo, era só cadastrar os dados que faltavam mesmo. Por fim sobraram 18 dias para eu atender em 3 anos; o que não é muito. Nem chega a ser um grande desafio. Mas como eu estava empolgada com os vários itens que eu me propus a cumprir, não fiz nenhum esforço para este item. O único cuidado era lembrar de atualizar a planilha umas duas vezes por ano. 
No primeiro ano do projeto (2014) reduzi para 11. Em 2015, apesar da dificuldade em realizar as minhas leituras, reduzi para 7. Então resolvi dedicar um pouco de esforço para cumprir na última tentativa que tinha. Atualizei a planilha e anotei as datas que faltavam no celular tipo "17/01", "20/02" (...) e "24/12" para não perder. E fui consultando esta lista muito mais prática do que a planilha para tentar acertar a data.
Já em 2016 mesmo tive a chance de terminar a planilha, ainda faltavam poucas datas, mas 20/02 eu tive que desistir. Seria um esforço muito grande para aquele dia em especial sendo que eu ainda teria mais uma chance em 2017. Então adiei esta data. Apesar de 2016 ser ano bissexto, considerei um calendário sem ano bissexto. E o que aconteceu foi que eu confundi as datas e deixei passar 26/06. Não haveria chance de atender em 2017 antes do projeto estar concluído.
Depois disso ainda persegui as datas que faltavam e consegui atender 10/09. Foram datas difíceis também. E terminei 2016 faltando 3 datas.
Já em 2017, surpreendentemente fui procurar as datas na lista na véspera de uma data "20/02" e esta ficou para trás. Depois, fiquei monitorando a data de junho e quando fui atualizar a lista de metas constatei que havia atendido mais uma, 26/06. E também foi quase sem querer.
Para a última data não teve jeito, e não atingi em 2017. Agora estou me dando outra chance para 2018. Tive que deixar vários livros no finalzinho e pegar um livro que eu sabia que conseguiria ler num dia só para ler e ainda assim passei o dia todo lendo sempre que tinha uns minutinhos disponíveis.
Não cheguei a roubar, foi apenas questão de me organizar. Como eu leio vários livros ao mesmo tempo, se eu souber que não vou ter tempo para ler naquele dia porque cai numa segunda-feira, só vou conseguir terminar um livro se tiver faltando muito pouco, então deixo algumas páginas para terminar no outro dia e pego outro livro que já esteja iniciado para ler. E aconteceu de eu estar muito cansada e deixar pra lá. Algumas vezes não me continha e precisava pegar outra coisa para ler ou escolher um livro fino para começar e terminar no mesmo dia. Quando eu sabia que era um dia mais tranquilo me programava para passar o dia todo lendo se possível e terminar tudo o que eu tivesse de leitura em andamento. Nunca acontece exatamente isso, mas normalmente consigo ler bastante e muitas vezes termino até mais de um livro. Mas mesmo com esse cuidado e programação, tive que desistir em algumas datas. Outras tarefas rotineiras, algumas oportunidades de passeios e até mesmo uma boa noite de sono foram mais importantes do que concluir este item.
Não vou prometer não inventar mais esse tipo de bobeira. É até estranho tentar explicar como começou e para quê eu queria, mas este ficou para trás. Os outros costumes parecidos de atualizar a minha lista de espera e fazer uma lista de lidos no ano, eu continuo fazendo de uma forma cada vez mais simples já que agora consigo concentrar tudo num mesmo caderno.
Eu resolvi escrever sobre todos os itens, independente de contar ou não, porque não entrou para uma lista seguinte mas eu consegui concluir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.