quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Balanço 2018 - Metas de Leituras

Mais ou menos no fim do ano passado, comecei a rever as minhas metas e me dei conta de que não estavam funcionando.
Apesar de estabelecer metas para 2018, decidi que seria um ano mais leve e não iria me apegar tanto às metas. Mas mesmo diminuindo muito os valores, estabeleci metas a serem perseguidas com alguma dificuldade. A diferença é que desta vez eu tenho números mais claros.
A primeira meta que eu atingi era a mais fácil, de terminar as leituras dos projetos em andamento e propor nova lista. Entre obras da coleção da Agatha Christie e de Sidney Sheldon, contei 21 livros que li até julho. Se pensar bem, demorei até que bastante, não foi tão pouco.
Depois disso, foquei na meta de terminar com 5 coleções dentre as da minha lista. E daí haviam muitas coleções paradas. A primeira coleção que terminei foi a Mundo de Tinta: faltavam 2 volumes e uma coletânea de contos. Depois terminei a coleção que eu listei como Rawlings, da Meg Cabot, mas o terceiro volume não é uma sequência dos dois primeiros. Eu havia anotado errado, é apenas a sequência de publicação da autora de livros semelhantes. Então parti para a terceira que eu demorei muito para terminar: Os Reis Malditos. Faltavam 4 volumes, e terminei com muito custo em outubro. Achei que não chegaria a 5 coleções, mas a quarta coleção: Garoto & Garota surpreendentemente faltava um volume que chegou à minha mão e pude terminar de ler. Por fim, a última coleção, que eu já vinha lendo nos últimos meses, eu terminei em dezembro, escolhi a coleção Os Imortais porque tinha os livros e pretendia colocar para troca. Par<3 2019.="" 3.="" 3="" a="" achei="" apenas="" aproveitei="" as="" assim="" bem="" cole="" comprei="" consegui="" de="" deixar="" demorei="" densas="" depois="" dezembro="" dia...="" do="" duas="" e="" emprestados="" encontrar="" entre="" estava="" eu="" faltava="" fim="" foi="" garota="" gostaria="" havia="" imortais.="" imortais="" leituras="" ler.="" ler="" leve.="" lido="" ltimo="" mais="" malditos="" mas="" minhas="" momento="" n="" nbsp="" no="" o="" os="" outro="" outros="" p="" para="" pegar="" peguei="" pido.="" por="" primeiros="" prioridades="" quase="" que="" quinta="" r="" reis="" s="" tentei="" terminar="" terminei.="" terminei="" tive="" um="" uma="" volume="" volumes="">a 2019, ainda tenho muitas séries que eu listei em 5 para terminar e não terminei em anos anteriores. Quero terminar 5 destas. E venho acompanhando e atualizando pelos marcadores do blog.
Sobre as metas que eu pretendia me dedicar mais para atingir e poder cortar da lista, fui um fiasco. Sobre reduzir a lista de vou ler mas não tenho, estava com 163 livros listados e reduzi a lista para meros 160. E os que tirei foi porque adquiri por troca, e não por ter finalmente lido. Soa até como loucura, mas vou tentar manter esta meta como está. Continuarei em 2019 tentando chegar a 100 ou menos, muito provavelmente não chegarei novamente. Estou pouca coisa mais perto, mas tenho alguma chance tão logo tire outras listas de foco.
A outra meta que eu não atingi, mas que esta eu fui bem melhor foi reduzir a lista de espera até 250. Cheguei a cogitar baixar para 200, mas daí eu teria sido bem louca. Historicamente, sempre diminuo em uns 20, como tentar diminuir em 80 e tantos... Já estava muita coisa baixar de 329 para 250. Na verdade, no começo de 2018 estava em 318. E eu estava sendo bastante otimista. Então, agora está em 304. Como ainda tenho duas listas, foi a segunda que eu mais reduzi. Eu li bastante coisa que nem me lembrava de estar nestas listas. E foquei em diminuir os arquivos dos computadores, e as listas da agenda. Não sei exatamente quanto tinha, mas era por volta de 300. Atualmente consegui baixar para 269, e está bem perto de 250. Mas a meta era a outra lista. Espero conseguir reduzir de duas para uma lista e tão logo quanto possível, não ter mais estas listas. Desde 2015 monitoro estas listas para terminar em 2021. Pela primeira vez parece impossível. Apesar de parecer que avancei pouco, estou satisfeita com o avanço. E para 2019, ainda não tenho o número, mas quero ter menos leituras pendentes. Ainda pretendo priorizar esta lista de 300 e poucos e fazer chegar a 250. Que fracasso! Já são 5 anos com a mesma meta.
A outra meta importante tem a ver com a quantidade de livros. Venho tentando diminuir a quantidade de livros que eu tenho, mas principalmente ler os livros que estão parados. E eu consegui ler 14 livros meus. Quase todos disponibilizei para trocas e a maioria até já troquei. E não foi um bom ano para trocas. Ainda quero me acostumar com a ideia de que nem todo mundo faz questão de livros físicos e preciso achar outras formas de trocar. Também preciso me acostumar a aceitar que um livro que pode ser comprado novo por 40 reais pode valer 2 créditos apesar destes livros eu colocar para troca por 1 crédito. Aos poucos, quero continuar reduzindo o meu total, mas isso eu falo em outra postagem. E o meu esforço continua sendo em ler os meus livros e disponibilizar para trocas e separar livros para doação.
As metas que eu achava que seriam mais fáceis de cumprir, as de quantidade, eu surpreendentemente não atingi. Parecia que seria fácil chegar a 120 livros lidos, mas eu me interessei tanto por outras atividades que precisava fazer na casa que acabei lendo menos do que imaginava no meu pouco tempo livre. Também fiquei sem férias, que é uma época que eu leio um pouco mais. Para 2019, a minha intenção é reduzir o total e diminuir a minha cobrança em mais esta meta.
E o meu balanço das metas ficou uma sequência de coisas não cumpridas. A minha perspectiva para 2019 é continuar correndo atrás do que ficou pra trás e novamente a esperança de fazer melhor para 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.