terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Metas de Leitura 2019

Meio que eu não pretendo mais ter metas de leitura. Mas por outro lado, vou tentar terminar o que eu comecei em algum momento na minha vida (às vezes eu acho que eu exagero nisso de terminar o que eu comecei).

1. Considerando as metas de 2018, eu resolvi manter algo parecido, mas em melhores proporções. Por conta disso ainda tenho uma meta de total, mas baixei para 100 livros. Essa espero cumprir sem dificuldades. Também nessa meta, não é menor do que nenhuma das outras metas individualmente.

2. A segunda meta é outra minha amiga que me persegue a tantos anos: a da lista de espera. Desta vez, comecei o ano com 304 e pretendo tentar chegar a 250. A outra lista, que estava em 269 consigo certamente baixar para 250, mas estou tentando focar nesta primeira e maior lista. Não será um trabalho fácil, mas pretendo olhar bastante por ela desde o começo do mês. E nestes primeiros dias já estou baixando de 300.

3. De novo estou focando em terminar as séries que eu comecei, de preferência aquelas que eu já listei por aqui em algum momento. Se eu conseguir cortar 5 séries já está bom. Então esta é outra meta que devo conseguir atingir com certa facilidade. Algumas séries falta apenas um livro para concluir, mas outras faltam 12 livros. Só vou tentar terminar 5 e se necessário focar nas que faltam menos, mas certamente lerei outros livros de séries que permanecem não concluídas.

4. Não sei se comentei sobre esta meta antes, mas tenho tentado diminuir a quantidade de livros meus não lidos. O problema é que conforme vou lendo e colocando para troca, os lidos acabam partindo e nunca consigo diminuir significativamente. E estou tentando conviver com esta situação. Por isso, ao longo dos anos vim afrouxando a meta e agora a minha pretensão está em simplesmente reduzir para 300 a quantidade de livros meus não lidos. E estou tentando escolher as minhas leituras para atingir esta meta sem muito esforço. Neste começo de ano, contei 334 livros não lidos, mas lembrando que sempre estão entrando e saindo livros da minha estante, este valor flutua bastante. Se eu conseguir arrumar a estante e organizar os livros, provavelmente ainda vou descobrir livros que eu não lembrava que tinha e coisas assim. Fora os que estão emprestados e eu quero pegar de volta. Então sei que é possível atingir a meta, mas pode ser que não dê certo.

5. Outra meta que eu estou deixando esquecida é a das pastas do computador. Novamente vou tentar focar em terminar a pasta Anteriores já que agora faltam poucos. Mas não tem sido a minha prioridade na escolha das leituras no computador. E também tenho passado cada vez menos tempo lendo no computador. Então esta meta está repetida mais para eu não me esquecer do que para eu de fato perseguir. Se eu avançar bem nas outras, espero ter tempo para me dedicar a esta também.

6. Novamente focando na quantidade de livros, voltei com a cota de livros que eu quero trocar: 12. Não depende de mim atingir esta meta, mas depende de mim o esforço de colocar os livros para troca, responder a mensagem e até mesmo oferecer para algumas pessoas, negociar preços, etc. E eu vou tentar me abrir mais às oportunidades. Também preciso achar novos receptores para doações de livros e fazer as minhas sacolinhas. Mas isso vou contar nos Livros que eu Dei/Troquei.

7. Desta vez também estou afrouxando a preocupação de uma meta. Ao invés de diminuir a lista de vou ler mas não tenho, quero que a lista de vou ler seja menor do que a que tenho. A diferença está dando pouco mais de 30, mas como estou lendo livros meus vou atingir esta meta mesmo sem diminuir a lista de vou ler mais não tenho. E isso provavelmente vai ficar para 2020. 

8. E a meta mais impossível, é mais um lembrete para eu conseguir atualizar a lista de metas de anos anteriores. Continuo acreditando em terminar com tudo que eu listei para 2014 e ainda não cumpri. E tenho certeza que não vou conseguir tudo em 2019, mas se ao menos eu tivesse certeza que falta pouco ficaria mais animada. Além da lista de 2014, quero também acompanhar as dos anos seguintes e contar quando terminar com alguma delas. Como são mais ou menos as mesmas, quando chegar numa, chegarei em todas as outras também.

Como disse, as metas estão cada vez mais conservadores e são sempre mais do mesmo. Espero realmente atingir parte delas em 2019, principalmente as 4 primeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.