quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Balanço 2018 - Metas Mensais

E não é que baixou a louca da organização de novo!
Como em outros anos, eu testo formas de me organizar e mantenho o que eu acho que está dando certo. Esta lista de metas mensais funcionou na maior parte do ano. E eu consegui riscar 5 itens da minha lista 101. Mas vislumbrei também usar outras coisas em apoio às metas mensais.
Ao longo do ano, também consegui começar a realizar partes do que vão vir a ser novos itens para a lista. E obviamente, listei tarefas que contribuem para outras metas da lista 101 que ainda não realizei.
Pensando friamente, o andamento foi muitíssimo lento. O maior avanço, sem dúvida, foram com as roupas. De modo geral, a organização ficou bem boa e tenho conseguido controlar o que entra e o que sai. E também tenho comprado bem pouco, geralmente mais por agrado do que por necessidade.
Aos poucos tenho tentado reduzir um pouco do que eu tenho, mas só consigo algum avanço quando faço alguma organização ou faxina. Até tirei algumas peças de roupas do meu armário, mas não tive tempo e nem vou ter para tirar de cima a baixo e organizar.
As outras organizações dependem de outras tarefas que eu estou avançando aos poucos. As faxinas e o housekeeping me ajudam bastante para finalizar o que está em andamento ou que eu vinha adiando.
Os livros, eu consegui avançar um pouco. Mas o principal obstáculo neste momento tem sido as trocas. Coloquei algumas metas de leituras em alguns meses, tenho tentado puxar sempre livros meus que eu pretenda trocar para colocar na meta, mas também tenho listado as revistas e as edições kindle. E ambos eu devo conseguir colocar em dia no ano que vem apenas. Parece pouco, mas tenho diminuído diversas fontes de conteúdos que eu vinha acumulando. O próximo desafio, ao diminuir os arquivos, é acabar com as listas. Mas eu trato mais diretamente isso nas minhas metas de leituras.
Eu testei outras formas de trabalhar com os produtos que eu quero terminar. Confesso que terminei pouca coisa em 2018, mas pelo menos eu consegui acompanhar alguns dos itens que estavam listados. Eu costumava tirar um e colocar um novo, mas acabei não fazendo na mesma proporção.
O bom é que continuo abrindo espaço na despensa, nos gabinetes dos banheiros, nas prateleiras da sala... E assim estou diminuindo um pouco do que eu tenho. E já comentei mais disso no balanço dos terminados no ano. Só faltou falar da despensa, mas esta o esforço maior foi em anos anteriores. Em 2018 consegui tirar uns 3 itens só.
As receitas foi onde eu menos me esforcei para fazer alguma coisa, mas prefiro pensar que é mais por conta do momento que eu estou vivendo, aos poucos vou poder retomar os outros afazeres. Mas a verdade é que consegui fazer algumas coisas inusitadas e consultei o caderno de receitas uma meia dúzia de vezes.
Também estou com alguns ingredientes para testar algumas receitas e preciso aproveitar para terminar com eles logo. No bolo de natal terminei com uma das essências de baunilha e o chocolate em pó.
E a última seção, provavelmente a mais divertida, eu consegui terminar alguns vídeos que eu estava assistindo, organizei as minhas listas de filmes e séries e estou num ritmo bom.
Os meus projetos eu tenho deixado um pouco de lado, embora tenha feito várias coisas que eu não listei e nem vim aqui contar. Mas eu ainda quero diminuir os materiais que eu tenho em casa, principalmente para conseguir achar quando eu preciso sem precisar comprar, e depois fazer projetos para consumir os produtos que sobrarem. Muito do que está guardado pode não funcionar mais quando eu for pegar para usar. Mas felizmente conseguimos improvisar bastante.
Já os livrinhos de atividades, já não duram tanto tempo. A limpeza da mesa de trabalho ajudou a trazer mais para estas atividades. Mas são livros grandes que estamos trabalhando e demora para acabar.
E o outro avanço desta seção que está indo muito bem são as apostilas que estou conseguindo descartar aos poucos. Tendo tempo, ainda pego outras e outras até terminar. E em algum momento, consigo pegar o material que eu tenho em casa para terminar.
O que eu pude perceber, de uma forma geral, é que eu consigo realizar entre 3 e 5 tarefas todo mês.  A média do ano ficou em 4,1. Geralmente, são as mesmas tarefas. Por isso tenho tentado só acrescentar os itens de substituição óbvias. E a outra coisa que tenho tentado fazer é reduzir a quantidade de itens da lista para tentar realizar tudo o que está listado. Em janeiro listei 28 itens e a lista de dezembro estava com 21 itens. Ainda está muito, preciso reduzir a cerca de 12 itens. Mas por enquanto, o que eu já listei e não realizei eu vou mantendo.
E foi assim, a lista ficou mais ou menos a mesma o ano todo, pouca coisa entrou e saiu, mas consegui terminar 5 tarefas grandes. Agora estou com outras tarefas grandes em andamento que pretendo terminar em 2019 e 2020. E até lá, continuo com alguma versão das minhas metas mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.