sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Quantos sapatos uma pessoa precisa ter?

Novamente aqui, uso o conceito mais amplo de sapato, que na verdade seria calçado. É que no dia a dia é mais fácil pensar como sapato mesmo, apesar de poder ser chinelo, sandália, sapatilha, tênis, bota ou sapato propriamente dito.
Como esse é um dos esforços que está valendo a pena e eu já venho fazendo balanço destes calçados faz alguns (dois) anos, eu descobri que já sou capaz de refletir sobre quantos alguém precisa ter. Eu já havia visto este tipo de reflexão da Yuka do Viver sem Pressa, numa postagem antiga e depois numa atualização deste ano. E também havia visto em outros blogs mas já que não achei as postagens para conectar aqui, acredito que foram excluídos. 
Bom, quero deixar claro que eu tenho e sei que tenho excessos. Nos últimos 2 anos, o único item que listei para reposição foi o tênis. E agora que eu repus, estou achando que eu não precisava dele. Então vou comentar por categorias de uso.

Para trabalhar:
Acredito que 2 opções de sapatos com saltos médios está bom: um preto e um nude (ou sei lá que nome você usa para essa outra cor).
Dependendo do tipo de traje que você usa para trabalhar e para sair, podem até ser os mesmos, desde que para sair priorize um salto um pouco mais alto e para trabalhar um pouco mais baixo. Destes, eu só reporei quando não tiver mais uma opção de cada. Apesar de serem diferentes, uns com salto mais alto, outro com salto quadrado, uma sandália, quero manter apenas a referência por categoria.

Para usar aos fins de semana, festas, sair à noite e compromissos sociais:
Um salto alto preto e eventualmente uma sandália de salto alto. 
Uma sapatilha baixa ou sandália rasteirinha.
Eu ainda prefiro uma anabela, mas já tive algumas opções e aos poucos estou reduzindo para o que melhor se combina com as minhas opções de compra. Aqui também, considerando a frequência que uso, até poderia não ter mais nenhum produto desta categoria. Por enquanto, ainda considero importante tem um sapato de salto alto e uma sapatilha rasteira ou sandália.

Para usar em casa:
Um chinelo.
Eu fico descalça ou de meia. O chinelo mesmo, eu uso para limpar a casa, para sair de casa e ir em algum lugar perto no fim de semana, ou para ir a praia e só.
Também não gosto de usar sapato para dirigir, nem nada do tipo já que fico fácil de meia.

Para prática esportiva:
Um tênis ou afim.
Aqui também percebi o meu equívoco. Eu comprei uma sapatilha para prática esportiva mas que dá para usar com ou sem meia. Então, considerando que eu não pratico esporte, apenas faço uma caminhada leve, ou mesmo alguns exercícios na academia, ela seria suficiente para eu usar ao invés de ter ela e o tênis. Pela diferença de preço, eu podia ter ficado só com a sapatilha.

Veja que a lista chegou a 6 pares. E eu já sei que tenho muito mais do que isso. Não vou pregar que ninguém precisa de mais de 6 pares, mas provavelmente, com apenas 6 pares já é possível se vestir e calçar bem para qualquer ocasião. Ainda tem algumas opções que podem variar dentro de cada categoria como eu citei. Mas nada contra quem tenha 50 vezes mais. 
Aqui onde moro, faz bastante frio em boa parte do ano, além do ar condicionado que todos os estabelecimentos precisam ter. Então, eu acabo usando também bota em boa parte do ano. E algumas vezes eu nem consigo ficar descalça em casa. Então entraria um 7º produto na lista. Mas eu diria que esta lista ficou bem enxuta e equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.