sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

As Leituras de 2019

Mais um ano de altos e baixos. Em 2019, tive a felicidade de voltar a ler mais de 100 livros. Esta marca eu pretendia ter atingido no ano passado, mas não fui capaz.
Por outro lado, mesmo correndo atrás das metas, mais simplificadas, não tive um avanço tão significativo.

Em anos anteriores optei por me afastar de algumas leituras para focar em terminar os autores que faltava bem pouco. Agora que terminei tanto Agatha Christie como Sidney Sheldon pude finalmente retomar a série Pitt da Anne Perry. Não avancei como gostaria, mas estou perto de terminar.
Ainda das coleções que eu pretendia terminar, muitas que eram modinha e foram ficando para trás eu tenho tentado terminar. Em 2019 terminei Imortais, Feios, Destino, comecei e  terminei Werlocke... E só não terminei mais coisa porque tentei começar e terminar algumas trilogias que se demonstraram maiores do que eu imaginava. Não vou fazer uma nova lista de 5 para terminar porque ainda tenho muitas leituras pendentes das listas anteriores. Pretendo terminar as listas anteriores de 5 para terminar em 2020 e publicar uma nova lista para 2021. E continuo, independente de ser série que está em 5 para terminar, terminar com 5 séries listadas em 2020.
Também me esforcei para ler livros meus e disponibilizar para troca. Mas a coisa desandou em julho, que fechou a agência dos Correios perto do meu trabalho e então passa a não ser tão interessante passar na hora de almoço. Então parei de enviar livros e acabei não lendo mais as edições físicas. E é algo que eu espero retomar em 2020, terminar de liberar uma prateleira e levar livros para doação. E logo.
Como as metas acabam sendo inter-relacionadas, não fui muito bem em ler os meus livros e por isso nem cheguei perto de reduzir para 300 os meus livros não lidos. Mesmo lendo muitos livros meus comparado com os anos anteriores, fui rápida em trocar e solicitar novos livros que eu ainda não li. Para atingir esta meta em 2020 vou tentar ler alguns livros curtos, principalmente os infantis que estão listados. Também estou mudando a minha dinâmica de leitura para intercalar kindle, livro físico e ebook. E claro que continuo lendo muito mais edições virtuais do que físicas.
E a outra meta relacionada que eu prejudiquei foi reduzir de quero ler em relação à lista de tenho, pelo mesmo motivo: diminuí a lista de livros que está em tenho e mantive a quantidade de livros que estava cadastrado como vou ler já que poucos livros que estava em desejados eu encontrei para troca e a maioria dos livros que li já estava na Lista de Espera mas eu não havia cadastrado como vou ler.
O aspecto positivo é que também reduzi a lista de vou ler mas não tenho. Esta lista está com 149 livros! Espero deixar ela com menos de 100 livros em breve.
Das metas que eu não atingi, uma que eu cheguei perto foi na Lista de Espera. Faz anos que eu tenho tentado ler os livros listados e diminuir a lista. Eu havia feito uma distribuição e pretendia terminar a lista em 2021. Mas conforme eu estou chegando perto, está ficando impossível. Em parte por isso eu comecei a dar mais relevância para a Lista de Espera em 2019. E fico feliz com o tanto que consegui reduzir. Cheguei a passar a limpo a lista umas duas vezes de tanto que estava riscada. Gostaria de ter chegado aos 250 livros, mas deixei a lista com 17 livros a mais. Se eu não tivesse desanimado e dado importância para outras metas no fim do ano, poderia ter atingido esta meta também. Mas tudo bem. Agora vou trabalhar para atingir em 2020.
Além destas metas, que tive algum andamento, listei outras duas que não se moveram: terminar a pasta Anteriores e terminar itens das metas dos outros anos. A pasta Anteriores eu me desinteressei. Esperava retomar quando terminasse a série Pitt. E agora que falta pouco para terminar, ao menos 3 livros, estou contando em retomar a pasta Anteriores, mas vou resolver quando chegar lá.
Já os itens das metas dos outros anos, eu até consegui atingir um dos itens, mas estou longe de fechar as listas. Tem um item que eu listei muitas vezes que estou longe de atingir, diminuir os livros tenho não lidos. E o outro item que está em quase todas as listas e espero terminar em breve é da pasta anteriores (Livros V falta 1!).
A minha lista de meta de 2019 foi aumentando, como era esperado, ao longo do ano. Gostaria de ter chegado a 100%, mas não esperava por isso já que muitos que estavam cadastrados eram livros meus e li poucos livros meus.
A minha lista de metas de leitura de 2020 vou publicar só no balanço mensal de janeiro. Não é nada diferente da de 2019, mas em alguns itens, estou mais distante de alcançar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.