quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Livro interativo Procure e Ache

Desde que vi pela primeira vez fiquei encantada com os livros de edições Usborne. O desenho tem um traço simples e amigável, eles têm diferentes tipos de interatividade e níveis de dificuldades para as crianças.
Quando consegui uma boa oferta resolvi comprar vários, a maioria ainda está guardado em casa sem uso, para usar aos poucos. 
Os primeiros, para crianças menores, que usamos foi esta edição Procure e Ache e mais um com som que ensina algumas palavras em espanhol.

O Produto:
O livro de Procure e Ache possui algumas páginas com recortes complementados com imagens da página anterior ou posterior. Lembra um pouco "Onde Está o Wally" mas para crianças menores.
E o outro grande diferencial são os traços infantis característico da editora.
A editora Usborne é do Reino Unido e oferece livros no Brasil faz poucos anos. A impressão dos livros em português ocorre em países asiáticos (Malásia, China, Tailândia etc).
Além das edições com pequenas histórias são várias as opções de edições com atividades e passatempos: adesivos, coisas para achar, labirintos, colorir, livros sensoriais, com som. Apesar de não ser o foco, a editora também tem boas opções de livros em outras línguas (principalmente inglês e espanhol) disponíveis para compra no Brasil.
Apesar do site permitir filtrar por idade, os livros não trazem classificação indicativa.

O Problema:
Quando recebemos os livros e a minha filha pegou para ler, ela já havia descoberto a mágica da leitura. Ainda não estava completamente alfabetizada, mas era capaz de desvendar a maior parte do código. Apesar disso, de já ter passado da idade recomendada do livro, achei por bem que folheasse para incentivar os outros livros do tipo que temos em casa e que pareciam muito difícil.
O problema é que ela achou um erro grave em uma das páginas. Há bem pouca coisa escrita e a revisão deixou passar um "No Pracinha". Eu juro que fiquei olhando e tentando me convencer que não estava errado. Mas é lógico que o erro continuou lá.

O Contato:
Ultimamente tenho preferido fazer o contato no Fale Conosco do site. Enviei a mensagem em 21 de setembro de 2018 e já tinha esquecido disso. Até que limpando a caixa de email achei uma mensagem que recebi em 12 de outubro (na minha caixa de spam).

O Resultado:
Aparentemente, o sistema de atendimento funciona no Reino Unido e eles utilizam algum serviço de tradução (tipo um translator da vida).
A resposta agradeceu o contato e o informe do erro.
Eu havia perguntado se pretendiam corrigir o erro e podiam substituir o exemplar errado para amenizar a situação da criança. E a resposta por email foi: "Realmente um erro muito ruim, e passou. A correção será feita na reimpressão."
Ultimamente, este não é o tipo de resposta que me faz acreditar que o produto é bom. Eu vejo este mesmo livro em livraria e corro a folhear o livro para ver se é a mesma edição com o mesmo erro. E sempre é.
Provavelmente eu vou comprar outros livros da editora. Se já comprei depois deste, só se for pra presente, para as minhas meninas eu tenho certeza que não.
Eu esperei 2 anos e me desfiz deste livro. Minha filha queria desenhar a perninha do O para virar A e ficar correto. Mas eu achei melhor não.
Erros em livros ainda são muito comuns. Já foram mais, já foram menos. Realmente acontecem. Mas os erros em livros infantis, em fase de alfabetização e principalmente quando tem pouco texto e muita imagem deveriam ser evitados com ardor. Acho que se não fosse no título, eu teria desenhado a perninha que faltava.

Obrigada, editora Usborne por oferecer um livro com erro, não recolher dos distribuidores e lojistas e não fazer uma nova edição corrigida sem que tenha vendido todos os exemplares que já estavam impressos. Obrigada individualmente pela sua resposta, que não viu importância em substituir o livro que eu comprei por outra edição sem erros. E parabéns pelo seu sistema de Fale Conosco/Tradução/Revisão em português que não é realizado no Brasil, por brasileiros.

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